Logo
Regional

CCDR-N confiante na conclusão do projeto de alta velocidade Lisboa-Porto-Vigo

24 Maio, 2024 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O presidente da Comissão de Coordenação Regional e Desenvolvimento (CCDR) do Norte, António Cunha, revelou à Lusa estar confiante e moderadamente otimista sobre a conclusão do projeto de ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Porto-Vigo em 2032.

António Cunha falava após ter participado na reunião entre o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e o Presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, que decorreu em Lisboa e de onde retirou resultados positivos, disse.

“No contexto dos novos investimentos anunciados pelo Governo foi reiterada pelo ministro Pinto Luz a prioridade do investimento da ligação Lisboa-Porto-Vigo e isso é algo que nos deixa mais sossegados”, acrescentou o dirigente da CCDR-N.

E prosseguiu: “o importante é que [sobre] estes dois processos, que são muito importantes para Portugal – quer na ligação entre Lisboa e Madrid quer a ligação entre Lisboa, Porto e Vigo, sendo que para o Norte e Galiza a segunda é absolutamente estrutural – foi dito e anunciado pelo Governo que continua a ser uma prioridade, que foram reafirmadas as datas para a sua execução e que estão a ser feitos os desenvolvimentos do lado português e espanhol”.

Sobre o projeto Lisboa-Porto-Vigo, apontado para estar pronto em 2032, António Cunha lembrou que o lado português “exige mais investimento, pois [enquanto] do lado galego é apenas a ligação entre Vigo e a fronteira”, o lado português implica “a ligação entre o Porto, aeroporto Sá Carneiro, Braga e Valença, uma distância maior, [tal como] o esforço financeiro”.

A ligação Lisboa-Vigo irá completar-se em cerca de duas horas, concretizando o objetivo da União Europeia para a mobilidade inteligente e sustentável que visa duplicar o tráfego ferroviário de passageiros de alta velocidade.

Questionado se os valores com que o Governo está a trabalhar são os “sete ou oito milhões e euros de investimento previstos pelo anterior executivo”, o líder nortenho revelou: “o que é conhecido e foi reiterado é que vão entrar em fase de contratação dos projetos de engenharia finais para estas ligações. Só com base nisso haverá os valores finais e poderão ser corrigidos. É evidente que podem ser corrigidos”.

“Foi muito importante ver a determinação com que o Governo anuncia estes projetos e, portanto, isso dá-nos uma confiança muito grande e, tal como foi dito pelo ministro Pinto Luz, é um projeto que tem um grande consenso nacional. É um projeto para quase uma década, estamos a falar de algo a oito anos de distância (…) mas que tendo um grande consenso político nos deixa confiantes”, continuou António Cunha.

Todavia, para o responsável, o “otimismo, aqui, é sempre moderado porque são projetos extremamente ambiciosos e difíceis e haverá imensas dificuldades pelo caminho”.

A ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), para depois de 2030, terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).

No total, segundo o anterior Governo, os custos do investimento no eixo Lisboa-Valença rondam os sete a oito mil milhões de euros.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 16 Junho, 2024

Filme promocional da Romaria d’Agonia 2023 conquista prémio na África do Sul

O filme promocional da Romaria d’Agonia 2023, produzido pela VianaFestas e com realização de Flávio Cruz, conquistou o prémio Silver Award na categoria Cultural Tourism, no International Tourism Film Festival Africa 2024 (ITFFA), que decorreu na cidade de Joanesburgo na África do Sul na sexta-feira.

Desporto 16 Junho, 2024

Fernando Pimenta campeão em K1 5.000 metros pela terceira vez

O limiano Fernando Pimenta conquistou hoje pela terceira vez o título de campeão da Europa em K1 5.000 metros, nos Europeus de canoagem de velocidade, em Szeged, na Hungria.

Regional 16 Junho, 2024

Monçanense autora do livro “O Segredo do Sr. Zé Sapateiro” dá sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa

Inspirado em momentos da sua infância e em personagens da sua aldeia, o livro "O Segredo do Sr. Zé Sapateiro" é o cumprimento de um sonho da monçanense Cláudia Fernandes, que estará presente na 94ª Feira do Livro de Lisboa. O livro infantil "O Segredo do Sr. Zé Sapateiro" foi lançado pela editora Cordel D`Prata, no passado dia 29 de maio.

Desporto 16 Junho, 2024

Fernando Pimenta medalha de bronze em K1 1.000 metros nos Europeus de Canoagem

Esta foi a terceira medalha de Portugal nos Europeus, depois da prata de Pimenta em K1 500 e do ouro de Iago Bebiano e Kevin Santos em K2 200.

Regional 16 Junho, 2024

Monumento de homenagem aos combatentes da Guerra do Ultramar inaugurado em Mazarefes

Realizou-se, no sábado, a inauguração de um monumento dedicado aos militares combatentes da Guerra do Ultramar, naturais ou residentes em Mazarefes, vivos ou já falecidos, integrada nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, numa iniciativa promovida pela Associação Social, Cultural e Desportiva da Casa do Povo de Mazarefes.

Regional 15 Junho, 2024

Politécnico de Viana do Castelo reúne investigadores, entidades públicas e privadas para discutir e promover o território

O Politécnico de Viana do Castelo promoveu, na sexta-feira, através do NUTRIR – Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar, inserido no CISAS-IPVC – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade.

Nacional 15 Junho, 2024

Operação Verão Seguro 2024 da PSP arrancou hoje e vai até 15 de setembro

A edição de 2024 da operação da PSP 'Polícia Sempre Presente -- Verão Seguro 2024' arrancou hoje em todo o território nacional com o objetivo de aumentar o sentimento de segurança da população na época estival.