A Polícia Judiciária da Guarda deteve um homem e uma mulher suspeitos de estarem por trás de centenas de burlas informáticas em todo o país. As autoridades estimam que o prejuízo já ultrapasse um milhão de euros.
Os esquemas eram variados e recorriam sempre a técnicas de engenharia social. Entre os métodos usados estavam as mensagens fraudulentas “Olá pai, Olá mãe”, SMS para pagamento de encomendas e despesas em instituições públicas, e falsas propostas de transporte através do “Marketplace”, onde era pedido pagamento antecipado por serviços que nunca chegavam a acontecer.
Mas os suspeitos foram ainda mais longe: usaram a aplicação de encontros Grindr para praticar “sextorsion”. Depois de trocarem fotografias íntimas com as vítimas, ameaçavam divulgar as imagens caso não recebessem dinheiro.
A investigação já permitiu identificar cerca de 300 vítimas em todo o país, sendo que 120 apresentaram queixa formal. No esquema participaram ainda várias “mulas”, responsáveis por movimentar o dinheiro entre contas bancárias, mas cuja atividade já foi interrompida pela PJ.
O casal, agora detido, vai ser presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial. O processo está a ser acompanhado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Castelo Branco.
O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, garantindo um segundo mandato consecutivo e mantendo o PS no executivo com cinco vereadores, repetindo a equipa do mandato anterior. Nobre obteve 42,76% dos votos.
Eduardo Teixeira, cabeça de lista do Chega à Câmara de Viana do Castelo, não conseguiu alcançar a presidência do município nas eleições autárquicas do passado domingo. O candidato considera que a derrota se deve às "amarras" existentes, resultado de décadas de compadrio no executivo municipal.
O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, Paulo de Morais, assumiu a derrota nas eleições autárquicas de domingo e destacou a importância de respeitar a vontade dos vianenses. O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco vereadores no executivo municipal, repetindo a equipa do atual mandato.
O PSD foi o grande vencedor das Eleições Autárquicas de 2025 no distrito de Viana do Castelo, conquistando cinco das dez câmaras municipais do Alto Minho. O PS manteve quatro e o CDS-PP segurou uma.
O Partido Social Democrata (PSD) foi o grande vencedor das eleições autárquicas de domingo, conquistando 136 câmaras municipais (incluindo coligações) contra 128 do Partido Socialista (PS). Os sociais-democratas recuperam assim a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que estava nas mãos do PS desde 2013.
Luís Nobre, candidato do PS, venceu as eleições autárquicas em Viana do Castelo realizadas neste domingo, com 42,76% dos votos, garantindo cinco lugares no executivo municipal.
Vasco Ferraz, autarca do CDS-PP, foi esta noite reeleito presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, garantindo uma clara maioria para o seu segundo mandato consecutivo.