A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca aderiu à Comunidade de Leitores. A primeira sessão acontece já na próxima quarta-feira, 20 de março, pelas 17h30.
A iniciativa promovida pela Rede de Casas do Conhecimento tem como objetivo partilhar ideias e perspetivas. “Os participantes são convidados a juntarem-se, presencialmente ou por via videoconferência, para sessões dinâmicas em torno de livros selecionados”, explicou a autarquia em nota.
Rafael Machado, mestre em Turismo e figura proeminente nas artes, será o convidado para moderar a primeira sessão da Comunidade de Leitores. Com uma carreira que transcende as fronteiras das artes, Rafael Machado traz consigo uma vasta experiência como profissional liberal e educador, destacando-se em projetos musicais como Mão Morta, Estilhaços, tendo estado ainda envolvido nos projetos como Governo e Um Zero Amarelo. Também tem trabalhado na criação de músicas originais para peças de teatro, documentários, séries de televisão, instalações e músicas para exposições, entre outras.

A sessão será centrada na obra “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley, um clássico da literatura que continua a suscitar reflexões profundas sobre a sociedade e o futuro da humanidade.
A Comunidade de Leitores é aberta a todas as pessoas, independentemente da idade, formação ou experiência literária. Os interessados em participar podem inscrever-se preenchendo o formulário disponível neste link.
A Biblioteca Municipal disponibiliza dois exemplares do livro para empréstimo, facilitando o acesso à obra para todos os interessados.

A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, três propostas de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia, num total de 262.500 euros, durante a reunião ordinária do executivo realizada esta quarta-feira.