A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca aderiu à Comunidade de Leitores. A primeira sessão acontece já na próxima quarta-feira, 20 de março, pelas 17h30.
A iniciativa promovida pela Rede de Casas do Conhecimento tem como objetivo partilhar ideias e perspetivas. “Os participantes são convidados a juntarem-se, presencialmente ou por via videoconferência, para sessões dinâmicas em torno de livros selecionados”, explicou a autarquia em nota.
Rafael Machado, mestre em Turismo e figura proeminente nas artes, será o convidado para moderar a primeira sessão da Comunidade de Leitores. Com uma carreira que transcende as fronteiras das artes, Rafael Machado traz consigo uma vasta experiência como profissional liberal e educador, destacando-se em projetos musicais como Mão Morta, Estilhaços, tendo estado ainda envolvido nos projetos como Governo e Um Zero Amarelo. Também tem trabalhado na criação de músicas originais para peças de teatro, documentários, séries de televisão, instalações e músicas para exposições, entre outras.

A sessão será centrada na obra “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley, um clássico da literatura que continua a suscitar reflexões profundas sobre a sociedade e o futuro da humanidade.
A Comunidade de Leitores é aberta a todas as pessoas, independentemente da idade, formação ou experiência literária. Os interessados em participar podem inscrever-se preenchendo o formulário disponível neste link.
A Biblioteca Municipal disponibiliza dois exemplares do livro para empréstimo, facilitando o acesso à obra para todos os interessados.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.