O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse esta terça-feira não haver forma de legalizar o campo de jogos Ilídio Cunha, na Areosa, e adiantou que uma das soluções a ser analisada é a relocalização da infraestrutura para a futura Cidade Desportiva do concelho.
“Há anos que está a ser analisada a expectativa do Grupo Desportivo Areosense de construir um novo campo, mas não temos forma de legalização da infraestrutura desportiva, devido à sua localização. Nunca se deixou de trabalhar numa solução que tem de passar pela relocalização do campo de jogos”, afirmou Luís Nobre.

O autarca vianense, que respondia a uma questão levantada pelo vereador do PSD, Eduardo Teixeira, no período antes da ordem do dia da reunião ordinária do executivo municipal, disse que a autarquia “tem tentado envolver outras entidades na proximidade do atual campo de jogos, para encontrar uma solução que, no limite, poderá passar pela futura Cidade Desportiva”.
“Temos de encontrar uma alternativa física. Não é fácil encontrar uma localização para se criar uma estrutura de raiz, além do investimento, que representará uns milhares largos de euros. Não podemos ter uma infraestrutura em cada freguesia. É impossível. O concelho tem mais de 262 associações, nas diversas áreas. Tem de haver uma estratégia de oferta da proximidade, que é o que vai ter de acontecer em relação ao campo do Areosense. É mais fácil encontrar uma solução na Cidade Desportiva ou noutra lógica de proximidade, em cooperação com outras entidades”, destacou Luís Nobre.
Segundo o autarca, a direção do Grupo Desportivo Areosense “tem sido informada das diligências e do pensamento da autarquia” e adiantou que, “não fazer sentido, num princípio de gestão dos recursos públicos, estar a investir numa infraestrutura física com dificuldade objetiva de legalização”.
“Estamos a trabalhar numa boa solução para resolver esta necessidade”, garantiu Luís Nobre.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.
Ângela Pereira, 23 anos, natural de Afife, Viana do Castelo, ganhou nova esperança no combate à leucemia após o seu apelo nas redes sociais se tornar viral. A jovem, que enfrenta um prognóstico reservado devido a um aspergiloma — infeção fúngica rara e de difícil tratamento — recebeu agora atenção de especialistas internacionais.