Logo
Desporto

Campeonatos Nacionais Universitários reúnem 1.500 participantes em Viana do Castelo

8 Abril, 2023 | 1:04
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Oito recintos desportivos de Viana do Castelo acolhem, entre os dias 17 e 28 de abril, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. Organizado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento irá contar com a presença de perto de 1.500 participantes, entre estudantes-atletas, treinadores, oficiais e voluntários, em competições de entrada gratuita.

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários vão reunir 70 equipas, proporcionar 138 jogos e 164 horas de competição distribuídas por oito recintos desportivos ao longo de 12 dias. 

O sorteio da competição aconteceu esta terça-feira no Teatro Municipal Sá de Miranda, com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, da Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, e do Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Ricardo Nora.

No arranque da cerimónia, Ana Paula Vale referiu que “estamos perante a contagem decrescente para uma grande festa para o desporto universitário que são as Finais da FADU”. “O desporto universitário é muito importante porque concilia dimensão académica e dimensão desportiva, o que requer dos estudantes grande empenho, dedicação e rigor”, vaticinou.

O Vice-Presidente da autarquia, Manuel Vitorino, indicou que “o desporto tem um conjunto de fatores protetores relativos ao estilo de vida dos mais jovens e Viana do Castelo é uma cidade que se compagina com o estilo olímpico”. 

“A prática desportiva universitária é um exemplo do que o desporto pode fazer pelos nossos jovens, potenciado o potencial humano de cada um”, declarou.

Já o Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário considerou que este será “um espetáculo” com “um sabor especial”. “É um evento importante onde aplicamos o nosso valor da descentralização. Este ano, encontramos o nosso Norte em Viana do Castelo”, disse Ricardo Nora.

Ao longo de quase duas semanas, perto de um milhar e meio de estudantes-atletas, oriundos das mais diversas instituições de ensino superior do país vão estar presentes em Viana do Castelo, conferindo um dinamismo particular à cidade que, este ano, é Capital Europeia do Desporto. 

Divididas em oito recintos – Centro Cultural de Viana do Castelo, Pavilhão David Freitas, Pavilhão José Natário, Pavilhão Santa Maria Maior, Pavilhão Atlântico, Estádio Municipal Manuela Machado, Estádio AD Darquense e Estádio FC Vila Franca –, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários servirão para apurar as melhores equipas universitárias em andebol, basquetebol, futsal e voleibol (masculino e feminino) e futebol (masculino). Ao todo, serão atribuídos nove títulos de campeão nacional universitário.

Com uma presença assídua de mais de 20 anos em competições de desporto universitário, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo assume, mais uma vez, um papel central na promoção do desporto e da atividade física entre a comunidade académica.  

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Abril, 2024

Município de Ponte de Lima reforça frota de veículos

O Município de Ponte de Lima reforçou a frota de veículos com a aquisição de uma mini-pá carregadora e uma retroescavadora colocadas ao serviço da Divisão de Serviços Urbanos.

Regional 15 Abril, 2024

Alunas do Politécnico de Viana do Castelo conquistam o pódio no Encontro Internacional de Jovens Empreendedores

O Encontro decorreu, na sexta-feira, na Universidade de Santiago de Compostela, tendo sido apresentados perto de 40 projetos desenvolvidos por estudantes de uma dezena de instituições de ensino superior de Portugal e Espanha. As duas estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo destacaram-se ao vencer o prémio de Melhor Projeto Português – Categoria Projetos e o Prémio Especial Impacto Social.

Cultura 15 Abril, 2024

Valença: Segundo circuito de arte pública celebra a Revolução dos Cravos

O Município de Valença já está a receber o segundo circuito de arte pública. Esta edição é dedicada à “Liberdade e Participação – 50 Anos do 25 de Abril" e os trabalhos de execução das instalações artísticas prolongam-se até 19 de abril, em três pontos da cidade.

Cultura 15 Abril, 2024

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.