No âmbito do Dia Mundial da Coluna, que se assinala hoje, 16 de outubro, está a decorrer a campanha nacional “Olhe pelas suas Costas”, uma iniciativa que pretende aumentar a literacia em saúde da coluna e esclarecer a população sobre os mitos associados à cirurgia da coluna vertebral.
Em Portugal, cerca de um milhão de pessoas sofre de dor nas costas, uma das queixas de saúde mais comuns e a segunda principal causa de ida às urgências hospitalares. As dores podem surgir em diferentes zonas da coluna – lombar, cervical ou dorsal – sendo a lombalgia (dor lombar) a mais frequente.
O médico ortopedista Rui Duarte, coordenador da campanha, sublinha que a prevenção é essencial: “A prática regular de exercício físico, o controlo do peso e a luta contra o sedentarismo são cuidados fundamentais para preservar a saúde da coluna, reduzir as dores e, muitas vezes, evitar a cirurgia”, afirma o especialista.
Contudo, quando a cirurgia é necessária, Rui Duarte alerta para a importância de o doente estar bem informado e não se deixar guiar por ideias erradas: “Apesar dos avanços científicos e tecnológicos das últimas duas décadas, continua a existir a perceção de que a cirurgia da coluna representa um risco elevado para a mobilidade. Hoje é possível realizar intervenções minimamente invasivas, com tempos de recuperação muito mais curtos e um risco reduzido de complicações. Em muitos casos, os doentes têm alta hospitalar nas primeiras 24 horas.”
A campanha “Olhe pelas suas Costas” pretende promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o acesso a informação fidedigna sobre as doenças da coluna, incentivando a população a cuidar melhor da sua postura e a procurar aconselhamento médico quando surgem sinais de dor persistente.
Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site oficial:
👉 www.olhepelassuascostas.pt
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.