Logo
Nacional

Campanha angariou mais de 14 mil euros para ajudar pessoas carenciadas a comprarem medicamentos

4 Junho, 2024 | 17:36
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

A campanha "Dê Troco a Quem Precisa" angariou cerca de 14.837 euros nas farmácias para apoiar a compra de medicamentos, o que vai ajudar 90 pessoas carenciadas.

A iniciativa, promovida pela Associação Dignitude, decorreu entre 20 e 29 de maio.

Durante a campanha, os cidadãos foram convidados a doar o troco das compras em cerca de 600 farmácias de todo o país.

“O valor angariado irá permitir que o Programa abem: continue a ajudar pessoas carenciadas a acederem aos medicamentos de que precisam”, garantiu a associação, em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o programa já permitiu ajudar 37.166 utentes.

Em declarações à agência Lusa quando foi anunciada esta edição desta iniciativa, a diretora executiva da Associação Dignitude, Maria João Toscano, adiantou na última campanha tinham sido angariados cerca de 21 mil euros.

Os beneficiários deste programa são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa.

A Dignitude foi criada em novembro de 2015, em Coimbra, onde tem sede, para desenvolver projetos solidários.

Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova Information Management School, um em cada 10 portugueses não comprou os medicamentos prescritos por não ter dinheiro para os pagar.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Dezembro, 2025

Escola de Hotelaria de Viana do Castelo lança Curso de Bartender

A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.

Regional 5 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana abre candidaturas para pós-graduação em Economia Azul Sustentável

O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo reforça aposta na economia azul e energias renováveis

Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.

Regional 5 Dezembro, 2025

Presépio da PSP de Viana do Castelo abre portas à comunidade

O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo abre as portas ao Natal com “Christmas Silent Party”

O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.

Desporto 5 Dezembro, 2025

Vitória de Guimarães garante presença na ‘final four’ da Taça da Liga após triunfo no Dragão

O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.

Política 5 Dezembro, 2025

Marques Mendes afasta modelo “decorativo” e promete Presidência de “ação” em Monção

Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.