A campanha "Dê Troco a Quem Precisa" angariou cerca de 14.837 euros nas farmácias para apoiar a compra de medicamentos, o que vai ajudar 90 pessoas carenciadas.
A iniciativa, promovida pela Associação Dignitude, decorreu entre 20 e 29 de maio.
Durante a campanha, os cidadãos foram convidados a doar o troco das compras em cerca de 600 farmácias de todo o país.
“O valor angariado irá permitir que o Programa abem: continue a ajudar pessoas carenciadas a acederem aos medicamentos de que precisam”, garantiu a associação, em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o programa já permitiu ajudar 37.166 utentes.
Em declarações à agência Lusa quando foi anunciada esta edição desta iniciativa, a diretora executiva da Associação Dignitude, Maria João Toscano, adiantou na última campanha tinham sido angariados cerca de 21 mil euros.
Os beneficiários deste programa são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa.
A Dignitude foi criada em novembro de 2015, em Coimbra, onde tem sede, para desenvolver projetos solidários.
Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova Information Management School, um em cada 10 portugueses não comprou os medicamentos prescritos por não ter dinheiro para os pagar.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.