Caminha vai despedir-se de 2022 na companhia do cantor, compositor e músico Virgul. O antigo membro dos Da Weasel continua a somar sucessos e vai estar no coração do Centro Histórico de Caminha, o Terreiro, que já tem sido palco de passagens de ano "memoráveis".
Depois do interregno devido à Covid-19, Caminha, retoma a tradição com programação especial. No próximo sábado, dia 31 de dezembro, na Praça Conselheiro Silva Torres, o Terreiro, prepara-se para receber muita gente e muita animação.
Este ano, no dia 31 de dezembro, o palco será de Virgul, artista reconhecido como dono de uma longa carreira que tem episódios mais antigos com os Da Weasel, onde gravou os álbuns “Dou-lhe com a Alma” (1995), “3º capítulo” (1997), “Iniciação a Uma Vida Banal – O Manual” (1999), “Podes fugir, mas não te Podes Esconder” (2001), “Re-Definições” (2004) e “Amor, Escárnio e Maldizer” (2007).

Virgul nasceu no dia 7 de agosto de 1979, na ilha de São Tomé e a música foi sempre a sua paixão.
Depois dos Da Weasel, esteve à frente dos Nu Soul Family onde gravou “Never Too Late to Dance” (2010) e “Unconditional Love” (2012). Em 2010 é premiado como Melhor Artista Português pela MTV Europe Music Award.
Já numa numa carreira a solo, o músico continua a somar sucessos e a colaborar em estúdio com outros nomes da música.
Na Passagem de Ano, o encontro com Vírgul é em Caminha, “onde o Norte passa o ano!”.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.