Desde o dia 1 de dezembro que os serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos, fornecimento, manutenção e lavagem de contentores e limpeza urbana do Município de Caminha passaram a ser assegurados pela empresa SUMA S.A., vencedora do Concurso Público Internacional lançado para a prestação destes serviços durante quatro anos.
Para o presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, “é com otimismo que vemos a SUMA novamente a operar no concelho. Temos expetativas elevadas quanto a esta nova empresa e ao serviço que irá prestar. Estamos convictos de que a recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) e a limpeza urbana irão melhorar”.
A empresa tem na sua responsabilidade a recolha e transporte de resíduos indiferenciados, biorresíduos (resíduos verdes e alimentares), resíduos volumosos, montureiras e resíduos de construção e demolição. Para além da operação de recolha e transporte de resíduos, a prestação de serviços inclui o fornecimento, manutenção de lavagem de contentores, o corte de vegetação de bermas e valetas da EN 13, a limpeza de praias, a limpeza urbana e a sensibilização ambiental.
No âmbito do novo contrato, o Município de Caminha disponibilizará aos munícipes novos serviços de recolha de resíduos, nomeadamente a recolha de resíduos verdes, através da disponibilização de contentores para recolha junto aos cemitérios e disponibilização de contentores para recolha nas freguesias.
Está ainda prevista a implementação de circuitos de recolha de bioresíduos de origem alimentar nos estabelecimentos de hotelaria, restauração e bebidas, IPSS´s, estabelecimentos de ensino, frutarias, floristas e mercados.
Para além do serviço de recolha porta-a-porta de resíduos volumosos (monos e monstros), será também disponibilizado o serviço de recolha porta-a-porta de montureiras e de resíduos de construção e demolição resultantes de pequenas reparações e obras de bricolage. Estes serviços serão realizados após prévio agendamento através do telefone: 258 027 968.
Com estes novos serviços, o Município de Caminha pretende dar continuidade às estratégias de valorização e promoção da sustentabilidade ambiental do território, contribuindo de forma eficaz para o cumprimento das metas nacionais e europeias no que à recolha seletiva e tratamento na origem de biorresíduos se refere, assegurando a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.
As informações sobre os dias e horários de recolha de resíduos indiferenciados em cada uma das freguesias bem como outras informações de interesse relacionadas com os serviços prestados estarão disponíveis no site do Município, aqui.
O agendamento de recolha de montureiras, resíduos volumosos e RCD’s deve ser efetuado das 8h00 às 16h30, de segunda a sexta-feira, através do 258 027 968.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.