Logo
Regional

Caminha: SUMA assegura recolha de resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana no concelho até 2027

3 Dezembro, 2023 | 9:40
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Desde o dia 1 de dezembro que os serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos, fornecimento, manutenção e lavagem de contentores e limpeza urbana do Município de Caminha passaram a ser assegurados pela empresa SUMA S.A., vencedora do Concurso Público Internacional lançado para a prestação destes serviços durante quatro anos.

Para o presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, “é com otimismo que vemos a SUMA novamente a operar no concelho. Temos expetativas elevadas quanto a esta nova empresa e ao serviço que irá prestar. Estamos convictos de que a recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) e a limpeza urbana irão melhorar”.

A empresa tem na sua responsabilidade a recolha e transporte de resíduos indiferenciados, biorresíduos (resíduos verdes e alimentares), resíduos volumosos, montureiras e resíduos de construção e demolição. Para além da operação de recolha e transporte de resíduos, a prestação de serviços inclui o fornecimento, manutenção de lavagem de contentores, o corte de vegetação de bermas e valetas da EN 13, a limpeza de praias, a limpeza urbana e a sensibilização ambiental.

No âmbito do novo contrato, o Município de Caminha disponibilizará aos munícipes novos serviços de recolha de resíduos, nomeadamente a recolha de resíduos verdes, através da disponibilização de contentores para recolha junto aos cemitérios e disponibilização de contentores para recolha nas freguesias.

Está ainda prevista a implementação de circuitos de recolha de bioresíduos de origem alimentar nos estabelecimentos de hotelaria, restauração e bebidas, IPSS´s, estabelecimentos de ensino, frutarias, floristas e mercados.

Para além do serviço de recolha porta-a-porta de resíduos volumosos (monos e monstros), será também disponibilizado o serviço de recolha porta-a-porta de montureiras e de resíduos de construção e demolição resultantes de pequenas reparações e obras de bricolage. Estes serviços serão realizados após prévio agendamento através do telefone: 258 027 968.

Com estes novos serviços, o Município de Caminha pretende dar continuidade às estratégias de valorização e promoção da sustentabilidade ambiental do território, contribuindo de forma eficaz para o cumprimento das metas nacionais e europeias no que à recolha seletiva e tratamento na origem de biorresíduos se refere, assegurando a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.

As informações sobre os dias e horários de recolha de resíduos indiferenciados em cada uma das freguesias bem como outras informações de interesse relacionadas com os serviços prestados estarão disponíveis no site do Município, aqui.

O agendamento de recolha de montureiras, resíduos volumosos e RCD’s deve ser efetuado das 8h00 às 16h30, de segunda a sexta-feira, através do 258 027 968.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 17 Dezembro, 2025

Santa Luzia e Freixo já conhecem adversários da Taça de Portugal Feminina de Futsal

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.

Música 17 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam esta sexta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Governo vai pagar 30 milhões de euros em horas extraordinárias a professores

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.

Cultura 17 Dezembro, 2025

Festival de Documentário de Melgaço arrisca desaparecer após suspensão do apoio da câmara

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe primeira Assembleia Intermunicipal da AMPV após eleições

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.

Regional 17 Dezembro, 2025

PJ desmantela esquema de IPTV ilegal em Valença com centenas de utilizadores

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.