A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) atribuiu ao Município de Caminha o Selo de Mérito na categoria Bronze, no âmbito da 4.ª Edição do Prémio para o biénio 2025/2026
Este prémio surge no contexto do projeto “Promoção da saúde psicológica junto dos Cuidadores Informais”. Conforme se descreve, “o ato de cuidar acarreta um enorme impacto na saúde física e psicológica dos Cuidadores, com consequências nas suas dimensões sociais, económicas, aspiracionais e profissionais das pessoas. Em situações limite, a prestação de cuidados pode ser vivenciada como uma experiência traumática, originando situações de burnout, transtornos de ansiedade e/ou quadros depressivos”.
Assim, no âmbito do protocolo assinado pelo Município de Caminha e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, o Município disponibiliza um(a) psicólogo(a) que integra a Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI). O protocolo permite que a ECCI disponha de um(a) psicólogo(a) para o acompanhamento psicológico aos utentes e Cuidadores informais. A intervenção psicológica com os Cuidadores Informais vai para além daquela que é efetuada aquando da prestação dos cuidados, sendo também é disponibilizada intervenção psicológica em situações de luto após o falecimento da pessoa cuidada.
Para além do protocolo supracitado, o Município de Caminha também criou o Serviço Municipal de Psicologia (https://www.cm-caminha.pt/pages/1434), que contempla na alínea g) do artigo n-º 4 do Regulamento n.º 985/2022 de 18 de outubro, a “Intervenção Psicológica com Pessoas com Incapacidade e Cuidadores Informais”. Este serviço permite que os profissionais de saúde locais da ULSAM e/ou os técnicos da área social do Município (SAAS e RSI) possam identificar e encaminhar cuidadores informais para acompanhamento psicológico.
O presente projeto tem por objetivos: a promoção da saúde psicológica junto dos Cuidadores Informais tem como propósito obter benefícios em 3 eixos fundamentais; promoção da literacia em saúde psicológica: os Cuidadores entendem melhor as reações vivenciadas, reconhecer situação críticas e implementar ações de autocuidado e de promoção a saúde psicológica; avaliação e apoio psicológico: Avaliar, em tempo útil, situações de desajustamento emocional e de psicopatologia, e promoção do ajustamento emocional e social; promoção dos autocuidados: sensibilizar para a importância de manter os autocuidados e implementação e medidas e ações promotoras da saúde psicológica e identificação e encaminhamento: o contacto próximo junto dos Cuidadores Informais permitem a identificação de situações de risco e o devido encaminhamento para os serviços de referências, nomeadamente nas áreas da saúde e da proteção social.
O projeto é financiado através de recursos próprios do Município de Caminha, concretamente através da afetação de um psicólogo para a intervenção psicológica na ECCI e no Serviço de Psicologia.
Para além do recurso humano, o Município disponibiliza todo o apoio logístico para a realização do projeto, seja através da disponibilização de uma viatura elétrica para os atendimentos efetuados no domicílio, seja através da disponibilização de espaços para a realização as consultas.
Ser Cuidador Informal é um ato de amor e de grande generosidade. Apoiar quem cuida e quem tanto dá de si todos os dias, a todas a horas, é uma obrigação que cumprimos com entusiasmo e paixão. E os nossos Cuidadores Informais são mesmo excecionais e estão de parabéns”, salienta o Município de Caminha em comunicado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.
Valença associa-se, mais uma vez, à iniciativa solidária da Rede de Farmácias ABEM – a Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude – com a campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que decorre até 26 de dezembro em cerca de 600 farmácias por todo o país.
A guarda-redes do Santa Luzia FC, Sara Gomes, foi convocada para a Seleção Portuguesa de Futsal Feminino Sub-19, tornando-se um dos nomes em destaque do futsal nacional jovem.
A Galeria da Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, inaugura no próximo dia 9 de janeiro, às 18h00, a exposição “Entroido, Mobiliário Vestido”, do artista galego Piquico.