Logo
Regional

Caminha recebe selo de mérito no apoio a Cuidadores Informais

16 Abril, 2025 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) atribuiu ao Município de Caminha o Selo de Mérito na categoria Bronze, no âmbito da 4.ª Edição do Prémio para o biénio 2025/2026

Este prémio surge no contexto do projeto “Promoção da saúde psicológica junto dos Cuidadores Informais”. Conforme se descreve, “o ato de cuidar acarreta um enorme impacto na saúde física e psicológica dos Cuidadores, com consequências nas suas dimensões sociais, económicas, aspiracionais e profissionais das pessoas.  Em situações limite, a prestação de cuidados pode ser vivenciada como uma experiência traumática, originando situações de burnout, transtornos de ansiedade e/ou quadros depressivos”.  

Assim, no âmbito do protocolo assinado pelo Município de Caminha e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, o Município disponibiliza um(a) psicólogo(a) que integra a Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI). O protocolo permite que a ECCI disponha de um(a) psicólogo(a) para o acompanhamento psicológico aos utentes e Cuidadores informais. A intervenção psicológica com os Cuidadores Informais vai para além daquela que é efetuada aquando da prestação dos cuidados, sendo também é disponibilizada intervenção psicológica em situações de luto após o falecimento da pessoa cuidada.

Para além do protocolo supracitado, o Município de Caminha também criou o Serviço Municipal de Psicologia (https://www.cm-caminha.pt/pages/1434), que contempla na alínea g) do artigo n-º 4 do Regulamento n.º 985/2022 de 18 de outubro, a “Intervenção Psicológica com Pessoas com Incapacidade e Cuidadores Informais”. Este serviço permite que os profissionais de saúde locais da ULSAM e/ou os técnicos da área social do Município (SAAS e RSI) possam identificar e encaminhar cuidadores informais para acompanhamento psicológico. 

O presente projeto tem por objetivos: a promoção da saúde psicológica junto dos Cuidadores Informais tem como propósito obter benefícios em 3 eixos fundamentais; promoção da literacia em saúde psicológica: os Cuidadores entendem melhor as reações vivenciadas, reconhecer situação críticas e implementar ações de autocuidado e de promoção a saúde psicológica; avaliação e apoio psicológico: Avaliar, em tempo útil, situações de desajustamento emocional e de psicopatologia, e promoção do ajustamento emocional e social;  promoção dos autocuidados: sensibilizar para a importância de manter os autocuidados e implementação e medidas e ações promotoras da saúde psicológica e identificação e encaminhamento: o contacto próximo junto dos Cuidadores Informais permitem a identificação de situações de risco e o devido encaminhamento para os serviços de referências, nomeadamente nas áreas da saúde e da proteção social.

O projeto é financiado através de recursos próprios do Município de Caminha, concretamente através da afetação de um psicólogo para a intervenção psicológica na ECCI e no Serviço de Psicologia.

Para além do recurso humano, o Município disponibiliza todo o apoio logístico para a realização do projeto, seja através da disponibilização de uma viatura elétrica para os atendimentos efetuados no domicílio, seja através da disponibilização de espaços para a realização as consultas.   

Ser Cuidador Informal é um ato de amor e de grande generosidade. Apoiar quem cuida e quem tanto dá de si todos os dias, a todas a horas, é uma obrigação que cumprimos com entusiasmo e paixão. E os nossos Cuidadores Informais são mesmo excecionais e estão de parabéns”, salienta o Município de Caminha em comunicado. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença lança Calendário 2026 em ação solidária

A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.

Internacional 13 Dezembro, 2025

Bela Trama leva música de Viana do Castelo às dunas do Saara

A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).

Regional 13 Dezembro, 2025

Ponte da Barca celebra Natal com exposição de velas nos Paços do Concelho

Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.

Cultura 13 Dezembro, 2025

Viana do Castelo despede-se de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com concerto de Rodrigo Leão

Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.

Regional 13 Dezembro, 2025

Igreja de São Domingos recebe “Adoração dos Reis Magos” com presépio vivo e concerto de Natal

A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.

Desporto 13 Dezembro, 2025

Liga Feminina Placard regressa este sábado a Viana do Castelo com duelo de gigantes

A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.

Cultura 13 Dezembro, 2025

João Baião apresenta “Baião d’Oxigénio” em Viana do Castelo

O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.