Logo
Regional

Caminha recebe selo de mérito no apoio a Cuidadores Informais

16 Abril, 2025 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) atribuiu ao Município de Caminha o Selo de Mérito na categoria Bronze, no âmbito da 4.ª Edição do Prémio para o biénio 2025/2026

Este prémio surge no contexto do projeto “Promoção da saúde psicológica junto dos Cuidadores Informais”. Conforme se descreve, “o ato de cuidar acarreta um enorme impacto na saúde física e psicológica dos Cuidadores, com consequências nas suas dimensões sociais, económicas, aspiracionais e profissionais das pessoas.  Em situações limite, a prestação de cuidados pode ser vivenciada como uma experiência traumática, originando situações de burnout, transtornos de ansiedade e/ou quadros depressivos”.  

Assim, no âmbito do protocolo assinado pelo Município de Caminha e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, o Município disponibiliza um(a) psicólogo(a) que integra a Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI). O protocolo permite que a ECCI disponha de um(a) psicólogo(a) para o acompanhamento psicológico aos utentes e Cuidadores informais. A intervenção psicológica com os Cuidadores Informais vai para além daquela que é efetuada aquando da prestação dos cuidados, sendo também é disponibilizada intervenção psicológica em situações de luto após o falecimento da pessoa cuidada.

Para além do protocolo supracitado, o Município de Caminha também criou o Serviço Municipal de Psicologia (https://www.cm-caminha.pt/pages/1434), que contempla na alínea g) do artigo n-º 4 do Regulamento n.º 985/2022 de 18 de outubro, a “Intervenção Psicológica com Pessoas com Incapacidade e Cuidadores Informais”. Este serviço permite que os profissionais de saúde locais da ULSAM e/ou os técnicos da área social do Município (SAAS e RSI) possam identificar e encaminhar cuidadores informais para acompanhamento psicológico. 

O presente projeto tem por objetivos: a promoção da saúde psicológica junto dos Cuidadores Informais tem como propósito obter benefícios em 3 eixos fundamentais; promoção da literacia em saúde psicológica: os Cuidadores entendem melhor as reações vivenciadas, reconhecer situação críticas e implementar ações de autocuidado e de promoção a saúde psicológica; avaliação e apoio psicológico: Avaliar, em tempo útil, situações de desajustamento emocional e de psicopatologia, e promoção do ajustamento emocional e social;  promoção dos autocuidados: sensibilizar para a importância de manter os autocuidados e implementação e medidas e ações promotoras da saúde psicológica e identificação e encaminhamento: o contacto próximo junto dos Cuidadores Informais permitem a identificação de situações de risco e o devido encaminhamento para os serviços de referências, nomeadamente nas áreas da saúde e da proteção social.

O projeto é financiado através de recursos próprios do Município de Caminha, concretamente através da afetação de um psicólogo para a intervenção psicológica na ECCI e no Serviço de Psicologia.

Para além do recurso humano, o Município disponibiliza todo o apoio logístico para a realização do projeto, seja através da disponibilização de uma viatura elétrica para os atendimentos efetuados no domicílio, seja através da disponibilização de espaços para a realização as consultas.   

Ser Cuidador Informal é um ato de amor e de grande generosidade. Apoiar quem cuida e quem tanto dá de si todos os dias, a todas a horas, é uma obrigação que cumprimos com entusiasmo e paixão. E os nossos Cuidadores Informais são mesmo excecionais e estão de parabéns”, salienta o Município de Caminha em comunicado. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 12 Dezembro, 2025

Centenário da Locomotiva 0186 é celebrado com viagem histórica a vapor

A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.

Desporto 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo vive fim de semana intenso de desporto e atividades recreativas

Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.

Regional 12 Dezembro, 2025

Monção recebe III Jornadas Micológicas este sábado

Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.

Regional 12 Dezembro, 2025

Valença lança campanha para premiar clientes do comércio local

O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.

Internacional 12 Dezembro, 2025

Viana STARTS torna-se referência nacional na inovação urbana e inspira outras cidades

O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.

Regional 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Luís Nobre exige estratégia nacional para travar aumento “galopante” dos custos de resíduos

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.

Cultura 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe 4ª edição do RE.VER dedicada à fotografia contemporânea

Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.