Logo
Regional

Caminha recebe selo de mérito no apoio a Cuidadores Informais

16 Abril, 2025 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) atribuiu ao Município de Caminha o Selo de Mérito na categoria Bronze, no âmbito da 4.ª Edição do Prémio para o biénio 2025/2026

Este prémio surge no contexto do projeto “Promoção da saúde psicológica junto dos Cuidadores Informais”. Conforme se descreve, “o ato de cuidar acarreta um enorme impacto na saúde física e psicológica dos Cuidadores, com consequências nas suas dimensões sociais, económicas, aspiracionais e profissionais das pessoas.  Em situações limite, a prestação de cuidados pode ser vivenciada como uma experiência traumática, originando situações de burnout, transtornos de ansiedade e/ou quadros depressivos”.  

Assim, no âmbito do protocolo assinado pelo Município de Caminha e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, o Município disponibiliza um(a) psicólogo(a) que integra a Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI). O protocolo permite que a ECCI disponha de um(a) psicólogo(a) para o acompanhamento psicológico aos utentes e Cuidadores informais. A intervenção psicológica com os Cuidadores Informais vai para além daquela que é efetuada aquando da prestação dos cuidados, sendo também é disponibilizada intervenção psicológica em situações de luto após o falecimento da pessoa cuidada.

Para além do protocolo supracitado, o Município de Caminha também criou o Serviço Municipal de Psicologia (https://www.cm-caminha.pt/pages/1434), que contempla na alínea g) do artigo n-º 4 do Regulamento n.º 985/2022 de 18 de outubro, a “Intervenção Psicológica com Pessoas com Incapacidade e Cuidadores Informais”. Este serviço permite que os profissionais de saúde locais da ULSAM e/ou os técnicos da área social do Município (SAAS e RSI) possam identificar e encaminhar cuidadores informais para acompanhamento psicológico. 

O presente projeto tem por objetivos: a promoção da saúde psicológica junto dos Cuidadores Informais tem como propósito obter benefícios em 3 eixos fundamentais; promoção da literacia em saúde psicológica: os Cuidadores entendem melhor as reações vivenciadas, reconhecer situação críticas e implementar ações de autocuidado e de promoção a saúde psicológica; avaliação e apoio psicológico: Avaliar, em tempo útil, situações de desajustamento emocional e de psicopatologia, e promoção do ajustamento emocional e social;  promoção dos autocuidados: sensibilizar para a importância de manter os autocuidados e implementação e medidas e ações promotoras da saúde psicológica e identificação e encaminhamento: o contacto próximo junto dos Cuidadores Informais permitem a identificação de situações de risco e o devido encaminhamento para os serviços de referências, nomeadamente nas áreas da saúde e da proteção social.

O projeto é financiado através de recursos próprios do Município de Caminha, concretamente através da afetação de um psicólogo para a intervenção psicológica na ECCI e no Serviço de Psicologia.

Para além do recurso humano, o Município disponibiliza todo o apoio logístico para a realização do projeto, seja através da disponibilização de uma viatura elétrica para os atendimentos efetuados no domicílio, seja através da disponibilização de espaços para a realização as consultas.   

Ser Cuidador Informal é um ato de amor e de grande generosidade. Apoiar quem cuida e quem tanto dá de si todos os dias, a todas a horas, é uma obrigação que cumprimos com entusiasmo e paixão. E os nossos Cuidadores Informais são mesmo excecionais e estão de parabéns”, salienta o Município de Caminha em comunicado. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Luís Nobre exige estratégia nacional para travar aumento “galopante” dos custos de resíduos

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.

Cultura 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe 4ª edição do RE.VER dedicada à fotografia contemporânea

Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.

Regional 11 Dezembro, 2025

Valença destaca-se com dez Empresas Premiadas como PME Excelência 2024

Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.

Regional 11 Dezembro, 2025

Operação da Polícia Judiciária no Norte resulta em detenções e apreensão de bens milionários

Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.

Regional 11 Dezembro, 2025

Alvarães: Primeiras 17 escrituras entregues legalizam bairro com mais de meio século

A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.

Desporto 11 Dezembro, 2025

Município de Silves homenageia atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense

O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.

Regional 11 Dezembro, 2025

Detido suspeito de incêndio em habitação em Vila Nova de Cerveira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.