Uma importante operação de gestão de combustíveis, com recurso a fogo controlado, foi desenvolvida no concelho de Caminha, abrangendo uma vasta área, ao longo de 65 hectares. Trata-se de um trabalho regular, de prevenção e gestão, que foi acompanhado pelo Presidente da Câmara, Rui Lages.
As ações de fogo controlado foram levadas a cabo ao longo do dia e decorreram em área do Baldio de Azevedo, área do Baldios de Riba de Âncora (GFR) e Baldio de Arga de Cima (MARQ).
Para Rui Lages, “este tipo de ações é fundamental para prevenir o verão e acautelar, da melhor forma que conseguimos, o nosso património natural. É público o grande investimento que fazemos nesta área, na proteção civil, e este é um esforço que iremos continuar e que vale a pena”.
O Presidente da Câmara, que como referimos acompanhou parte das ações de ontem, “elogiou o trabalho dos profissionais e a dedicação que demonstram todos os dias, zelando pelo território e pela segurança de todos os cidadãos. Muitas vezes, este esforço não se vê, mas é contínuo, de todos os dias e nunca será demais realça-lo”.

O Município de Caminha, em articulação com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, promoveu três ações de fogo controlado no âmbito da Gestão de Fogos Rurais, com o objetivo da redução da carga combustível (GFR) e no âmbito do Mecanismo de Apoio à Realização de Queimadas (MARQ).
Estas ações contaram com a participação do Gabinete Técnico Florestal do Município, Bombeiros das duas corporações do Concelho, Técnicos do ICNF, Equipas de Sapadores Florestais, Elementos da Força de Sapadores Bombeiros Florestais e elementos das equipas do Corpo Nacional de Agentes Florestais.
No total, como referimos, foi possível realizar a gestão de combustíveis com recurso a fogo controlado numa área de 65 hectares.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.