Uma importante operação de gestão de combustíveis, com recurso a fogo controlado, foi desenvolvida no concelho de Caminha, abrangendo uma vasta área, ao longo de 65 hectares. Trata-se de um trabalho regular, de prevenção e gestão, que foi acompanhado pelo Presidente da Câmara, Rui Lages.
As ações de fogo controlado foram levadas a cabo ao longo do dia e decorreram em área do Baldio de Azevedo, área do Baldios de Riba de Âncora (GFR) e Baldio de Arga de Cima (MARQ).
Para Rui Lages, “este tipo de ações é fundamental para prevenir o verão e acautelar, da melhor forma que conseguimos, o nosso património natural. É público o grande investimento que fazemos nesta área, na proteção civil, e este é um esforço que iremos continuar e que vale a pena”.
O Presidente da Câmara, que como referimos acompanhou parte das ações de ontem, “elogiou o trabalho dos profissionais e a dedicação que demonstram todos os dias, zelando pelo território e pela segurança de todos os cidadãos. Muitas vezes, este esforço não se vê, mas é contínuo, de todos os dias e nunca será demais realça-lo”.

O Município de Caminha, em articulação com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, promoveu três ações de fogo controlado no âmbito da Gestão de Fogos Rurais, com o objetivo da redução da carga combustível (GFR) e no âmbito do Mecanismo de Apoio à Realização de Queimadas (MARQ).
Estas ações contaram com a participação do Gabinete Técnico Florestal do Município, Bombeiros das duas corporações do Concelho, Técnicos do ICNF, Equipas de Sapadores Florestais, Elementos da Força de Sapadores Bombeiros Florestais e elementos das equipas do Corpo Nacional de Agentes Florestais.
No total, como referimos, foi possível realizar a gestão de combustíveis com recurso a fogo controlado numa área de 65 hectares.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.