A Câmara Municipal de Caminha inaugurou a obra de requalificação dos Paços do Concelho, num investimento superior a 300 mil euros.
Sobre a obra, o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages. disse: “uns dirão que está igual, outros dirão que parece nada ter sido feito, outros até poderão criticar o investimento, mas, a verdade é que, a intenção era mesmo não mudar nada”, acrescentando “esta foi uma obra gerida com pinças e com muita dedicação. Substituímos na integralidade o telhado, restauramos portas e janelas, substituímos os soalhos, tratamos com os melhores produtos os belíssimos tetos destes salões, conservamos os apainelados laterais dos salões, substituímos toda a cabelagem elétrica, colocamos um sistema contra incêndios. Tudo isto, numa obra de relojoaria fina por forma a que este nosso belíssimo edifício não perdesse o seu glamour, a sua beleza, a sua história e a sua identidade”.
O Edifico dos Paços do Concelho é um dos ícones da vila de Caminha. Este edifício foi alvo de infiltrações de água significativas ao longo de vários anos, que originaram várias patologias e danos no seu interior, como por exemplo nos pavimentos de madeira, nas caixilharias exteriores, tetos e paredes em gesso cartonado, entre outros, tornando-o praticamente inutilizável. Dada a importância deste edifício para a população, a Camara Municipal de Caminha decidiu proceder à sua requalificação, uma intervenção que ultrapassa os 300 mil euros.
Os trabalhos englobaram: a substituição do teto em estafe existente no hall de entrada e no corredor principal, que se encontrava em avançado estado de degradação, por um novo teto em gesso cartonado; foi reparada a estrutura das duas claraboias existentes e substituídos os vidros das mesmas, por novos vidros com características mais adequadas à respetiva estrutura de suporte (laminados); as caixilharias exteriores em madeira foram reabilitadas, envernizadas e pintadas, com materiais adequados e com aspeto idêntico ao anteriormente existente; também foram pintados todos os paramentos interiores, designadamente tetos e paredes, que apresentavam em diversos locais indícios de infiltrações, nomeadamente escorrências, manchas e fungos em grandes quantidades. No que se refere às carpintarias interiores, verificava-se que no salão nobre, na sala de reuniões (voltada a Praça Conselheiro Silva Torres) e no gabinete contiguo, o empolamento e apodrecimento do pavimento em diversas zonas, tendo sido substituído. Também os lambrins de madeira existentes nestes espaços foram alvo de trabalhos de manutenção e conservação.
Foram ainda instalados equipamentos de ar condicionado no salão nobre e na sala de reuniões contigua, assim como, se procedeu à remodelação e retificação de parte da infraestrutura elétrica e de telecomunicações existente. Foi ainda implementada uma rede de deteção de incêndio, que não existia no edifício, e que se afigura assumir caracter primordial, visto tratar-se de uma construção com bastantes elementos de madeira, quer ao nível estrutural (cobertura) quer ao nível arquitetónico e ornamental como os tetos, paredes e pavimento do salão nobre, sala de reuniões e gabinete contíguos.
Até dia 23 de dezembro, Viana do Castelo conta com um Mercado de Natal que acontece entre a tenda instalada na Praça da Liberdade, o Largo Maestro José Pedro e a Porta Mexia Galvão. Serão 31 os expositores que se vão dividir, nas duas semanas, pelos três espaços, apresentando propostas para todos os gostos.
O Governo aprovou uma proposta de lei que reforça o combate à difusão de conteúdos terroristas online, reforçando as multas, que no caso de grandes empresas podem atingir cinco milhões de euros.
A iniciativa, promovida pelo Município de Monção e os Estabelecimentos de Comércio Local Aderentes, iniciou-se no dia 29 de novembro, prolongando-se até 27 de dezembro.
Realiza-se, no próximo dia 6 de janeiro, a tradicional Adoração aos Reis Magos na Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo. O evento com organização da União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela, está agendado para as 21h30.
O Governo aprovou 221 milhões de euros para a contratação até 2028 dos restantes meios aéreos que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).
A iniciativa "Neste Natal, Compre no Comércio Local" regressa para incentivar a economia local e promover a proximidade entre os consumidores e os comerciantes de Ponte da Barca.
Na passada quarta-feira, pelas 18h25, na rua Ramalho Ortigão, em Viana do Castelo, no âmbito do combate ao crime de roubo, polícias do efetivo da Esquadra de Trânsito de Viana do Castelo, procederam à detenção de dois homens de 27 e 28 anos de idade, sendo ambos residentes em Viana do Castelo.