O concelho de Caminha quer afirmar-se como uma “referência em matéria sustentável” e o Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) aprovado pela autarquia indica como prioridade “construir uma economia de baixo carbono”, foi hoje divulgado.
“Reduzir significativamente as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) através da construção de uma economia de baixo carbono é uma prioridade. Uma aposta em inovação e no investimento em tecnologias verdes permitirá alcançar uma sociedade de baixas emissões e, simultaneamente, impulsionar a economia, criar empregos e reforçar a competitividade do município”, indica o plano, de acordo com uma nota de imprensa da Câmara de Caminha.
A autarquia do distrito de Viana do Castelo assinala que é “com esta visão” que pretende ser “um concelho de referência em matéria sustentável”.
Com isto, tanto o aproveitamento como a utilização sustentáveis dos recursos disponíveis “norteiam a atuação, estimulam a inovação, a qualidade, a atratividade e a competitividade, tanto do território como das entidades nele envolvidas, proporcionando uma elevada qualidade de vida a todos os residentes”, acrescenta.
O PMAC, que ainda vai ser debatido na Assembleia Municipal, pretende “capacitar o município para lidar com os impactos previstos nos diferentes setores, com especial atenção aos setores e população mais vulneráveis às alterações climáticas”, esclarece a autarquia.
“A articulação do PMAC com os Instrumentos de Gestão Territorial (IGT) reforça a estratégia climática de Caminha, de forma a assegurar uma resposta adequada no âmbito da gestão territorial municipal, tendo em atenção a tipologia, grau de atualização e área de incidência dos planos existentes”, descreve o município.
Desta forma, o PMAC vai “utilizar como base os planos de âmbito municipal e supramunicipal relevantes para o estabelecimento de medidas, a sua implementação, monitorização e revisão”.
Para além disso, a câmara “pretende envolver um leque diversificado de agentes e atores chave locais (ou com intervenção relevante no território), de forma a recolher contributos relevantes para os conteúdos, opções e prioridades de intervenção no contexto territorial da mitigação e adaptação às Alterações Climáticas, a enriquecer a sua caracterização e a enquadrar a sua implementação”.
O PMAC, com cerca de 460 páginas, foi apresentado na quarta-feira ao executivo pelo professor Pedro Henriques, da equipa técnica da IrRADIARE, a empresa a quem a câmara entregou a execução, em coordenação com os técnicos do município e acompanhado pelo Vereador do Ambiente, João Pinto.
O PMAC surge no contexto da Lei de Bases do Clima, “onde se assume que as alterações climáticas constituem uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o Planeta e a Humanidade enfrentam”.
A freguesia da Areosa prepara-se para receber uma noite repleta de gargalhadas com a atuação do humorista Hugo Soares, acompanhado por convidados, num espetáculo imperdível “em honra de Areosa”. O evento realiza-se na sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, no SIRSA.
Eduardo Teixeira, vereador do Chega na Câmara de Viana do Castelo e deputado na Assembleia da Republica, foi anunciado como mandatário da candidatura de André Ventura à Presidência da República na região do Alto Minho.
Valença e Tui voltaram a celebrar, juntas, a tradicional Cavalgada Internacional de Reis da Eurocidade, transformando as ruas das duas cidades num verdadeiro palco de animação, cor e emoção.
O Dia de Reis, celebrado hoje, 6 de janeiro, é uma das datas mais significativas do calendário católico e marca o momento em que os três reis magos – Gaspar, Baltazar e Belchior – visitaram o menino Jesus em Belém, oferecendo-lhe ouro, incenso e mirra. Esta celebração, também conhecida como Dia da Epifania, é lembrada em várias regiões do mundo com tradições que se mantêm vivas ao longo dos séculos.
Paulo de Morais, atual vereador do PSD na Câmara Municipal de Viana do Castelo, anunciou publicamente o seu apoio à candidatura de António José Seguro à Presidência da República, tendo aceite o convite para integrar a Comissão de Honra do antigo líder do Partido Socialista.
Dez adeptos do Arcos S. Paio Futsal, clube de Arcos de Valdevez, foram supostamente agredidos por elementos ligados à equipa do Pajeg Gondar, durante a 12ª jornada do Campeonato Interdistrital de Futsal, Seniores Masculinos, disputada no Pavilhão da Escola EB 2,3 de Urgeses, em Guimarães, no passado sábado.
Vila Nova de Cerveira prestou homenagem ao futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, que recentemente se sagrou Campeão do Mundo de Sub-17 ao serviço da Seleção Nacional.