Logo
Cultura

Caminha oferece muitas propostas culturais e lazer durante todo o mês

2 Julho, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O mês de julho chega intenso e com muitas propostas de cultura e lazer. Entre os maiores eventos, destaque para o Artbeerfest e Caminha Medieval, que aborda os 740 anos da outorga do foral a Caminha. É também o mês em que centenas de pessoas visitam Arga de Baixo, porque a leira da Casa do Marco acolhe mais uma edição da Arte na Leira.

Na área do desporto, há, entre outros, provas de remo, trail e várias caminhadas, em que todos podem participar. Há festas e romarias também e as tradições estão ao rubro.

A agenda para este mês traz eventos já consagrados, como é o caso dos maiores a que nos referimos. O Artbeerfest, por exemplo. Entre 11 e 14 deste mês chega ao Centro Histórico de Caminha a 11ª edição do festival internacional de cerveja, com organização da OG & Associados e Câmara Municipal de Caminha.

A Arte na Leira, por seu lado, vai já a caminho das três décadas de história. Esta será a 26ª edição, sempre com organização do artista Mário Rocha. As portas abrem-se a 20 de julho e a mostra pode ser visitada até 18 de agosto, na Casa do Marco, Arga de Baixo.

Entre 24 e 28 julho chega Caminha Medieval, que contará com um programa específico, como é habitual, mas que sempre será estreitamente relacionado com os “740 anos da outorga do foral a Caminha”. O Centro Histórico de Caminha é o “palco” natural para uma reconstituição histórica deste tipo e assim continuará a ser, num evento de créditos firmados, que tem organização da Câmara Municipal de Caminha e apoio das Juntas de Freguesia do Concelho de Caminha.

Sendo o concelho um território de fortíssimas tradições, o mês de julho concentra já várias romarias e festas populares, cada uma com a sua especificidade e em que a população e as associações têm um papel determinante, assegurando, a cada ano, a salvaguarda destas ricas memórias, usos e costumes.

Importante também é recordar que, até ao final deste ano, decorrem as Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de ncora. Existe um programa próprio, da responsabilidade da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de ncora, de que constam inúmeras atividades. O dia 8 de julho, porém, é a data oficial mais importante e, para além de momentos mais formais, destacamos, na Praça da República, a realização do Concerto do Centenário, pela Banda da Armada.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 21 Julho, 2024

Jovem limiano reforça equipa masculina de sub-19 do Sporting

Limiano Rodrigo Quintiães, de 17 anos, é o novo reforço da equipa de Sub-19 do Sporting Clube de Portugal.

Cultura 21 Julho, 2024

Feira do Livro de Ponte de Lima termina hoje

A XVIII Feira do Livro de Ponte de Lima, a decorrer na Expolima, termina hoje.

Música 20 Julho, 2024

Banda vianense estreia-se na Casa da Música

A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.

Desporto 20 Julho, 2024

Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e Hélio Lucas com mural de Arte Urbana

O Município de Ponte de Lima promoveu a execução de um mural de Arte Urbana em homenagem a Fernando Pimenta e Hélio Lucas, num dos pilares da Ponte Nossa Senhora da Guia.

Nacional 20 Julho, 2024

Tribunal decreta serviços mínimos para greve na CP dias 22 e 24 de julho

O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos de 20% para a greve na CP - Comboios de Portugal, convocada por vários sindicatos, entre as 00h00 e as 24h00 dos dias 22 e 24 de julho.

Regional 20 Julho, 2024

Mulher de 30 anos residente em Mazarefes foi detida pela PSP por suspeitas dos crimes de burla

Uma mulher de 30 anos, desempregada, residente na freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, foi detida pela PSP, na sexta-feira, por suspeitas dos crimes de burla, furto, abuso de confiança, abuso de cartão de garantia ou dados de pagamento e falsidade informática.

Desporto 20 Julho, 2024

Portugal joga com Azerbaijão nos play-offs de acesso ao Euro2025 feminino

A seleção portuguesa feminina de futebol vai defrontar o Azerbaijão na primeira ronda dos play-offs de acesso ao Campeonato da Europa de 2025, ditou o sorteio realizado na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.