O Museu Municipal de Caminha vai ter patente ao público a exposição “Ecos do Silêncio”, uma homenagem a Manuel Lima, organizada pelos Lions Club de Vila Praia de Âncora. A inauguração está agendada para amanhã, dia 7 de julho, pelas 17h00.
Manuel de Sousa Barros Lima nasceu em 1945 em Gramido, Valbom, Gondomar. Frequentou a Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis no Porto, entre 1958/1966, onde fez a Secção Preparatória às Belas-Artes. Frequentou o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde foi aluno, entre outros, de Júlio Resende, Lagoa Henriques, Ângelo de Sousa, Armando Alves e Jorge Pinheiro. A partir de 1985 fixou residência em Moledo, no concelho de Caminha. Faleceu em janeiro de 2023 no Porto.
Ao longo da sua vida arrecadou vários prémios e distinções: Prémio de desenho de estátua José da Costa Meireles Rodrigo, atribuído, enquanto estudante (1965/66), pela ESBAP; Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, nos anos setenta, enquanto aluno da ESBAP; Prémio José de Brito, atribuído pelo Centro Cultural do Alto Minho, CCAM, na “Exposição Coletiva de Artes Plásticas” organizada pelo CCAM, Viana do Castelo, 1986 e Menção Honrosa, “Prémio Nacional de Pintura Júlio Resende”, Câmara Municipal de Gondomar, 1997.
A mostra pode ser visitada até dia 29 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
![]()
A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.