O Museu Municipal de Caminha vai ter patente ao público a exposição “Ecos do Silêncio”, uma homenagem a Manuel Lima, organizada pelos Lions Club de Vila Praia de Âncora. A inauguração está agendada para amanhã, dia 7 de julho, pelas 17h00.
Manuel de Sousa Barros Lima nasceu em 1945 em Gramido, Valbom, Gondomar. Frequentou a Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis no Porto, entre 1958/1966, onde fez a Secção Preparatória às Belas-Artes. Frequentou o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde foi aluno, entre outros, de Júlio Resende, Lagoa Henriques, Ângelo de Sousa, Armando Alves e Jorge Pinheiro. A partir de 1985 fixou residência em Moledo, no concelho de Caminha. Faleceu em janeiro de 2023 no Porto.
Ao longo da sua vida arrecadou vários prémios e distinções: Prémio de desenho de estátua José da Costa Meireles Rodrigo, atribuído, enquanto estudante (1965/66), pela ESBAP; Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, nos anos setenta, enquanto aluno da ESBAP; Prémio José de Brito, atribuído pelo Centro Cultural do Alto Minho, CCAM, na “Exposição Coletiva de Artes Plásticas” organizada pelo CCAM, Viana do Castelo, 1986 e Menção Honrosa, “Prémio Nacional de Pintura Júlio Resende”, Câmara Municipal de Gondomar, 1997.
A mostra pode ser visitada até dia 29 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo anunciou que, durante o mês de agosto, a sua Equipa Velocipédica realizou 14 assistências, reforçando a sua missão de proximidade e resposta rápida em eventos e espaços públicos do concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai lançar, entre setembro e outubro, o “Games Hackathon – Tour STARTS Juvenil”, um desafio inovador que convida os jovens do concelho a refletir sobre o futuro da cidade através da criação de jogos digitais e analógicos.
O ator António Capelo regressa a Monção no próximo dia 4 de outubro, pelas 21h30, com o espetáculo “Ninguém”, um monólogo com texto e encenação de Zeferino Mota. A sessão terá lugar no Auditório do Cine Teatro João Verde.
A nova época desportiva está à porta e a Juventude Viana já disponibilizou aos seus adeptos o Cartão "Livre Trânsito 2025/26", que garante o acesso a todos os jogos realizados no pavilhão do clube, independentemente da competição.
Viana do Castelo volta a receber o festival “Viana Bate Forte” nos dias 12 e 13 de setembro, com concertos gratuitos em três praças emblemáticas da cidade: Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva. O cartaz da edição de 2025 junta artistas consagrados da música portuguesa a novos talentos, num total de 18 concertos distribuídos por dois dias.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vai investir até 1,53 milhões de euros, acrescidos de IVA, na modernização dos equipamentos dos cuidados de saúde primários, no âmbito de um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na sequência dos incêndios que em julho afetaram gravemente o concelho de Ponte da Barca, com fortes impactos na alimentação animal, a autarquia local avançou com uma primeira fase de apoio ao setor pecuário, adquirindo 100 rolos de feno já distribuídos pelas juntas de freguesia dos territórios afetados.