As “Andainas” continuam a fazer parte da programação conjunta dos municípios de Caminha e de A Guarda. Este sábado, 20 de maio, entre as 8h00 e as 16h00, vai decorrer a Andaina Ecopista do Rio Minho, entre Monção e Valença. As inscrições já estão a decorrer.
As “Andainas” são uma iniciativa conjunta dos municípios de A Guarda e Caminha, de incentivo à união e intercâmbio entre os povos das duas margens do rio Minho, e de promoção da riqueza histórica, cultural, paisagística, ambiental, económica, etnográfica e humana da Galiza e do Alto Minho.
O percurso cuja extensão é de cerca de 13 km, tem um grau de dificuldade fácil. Sobre a ecopista do Rio Minho podemos dizer que se desenvolve na margem esquerda do rio Minho, ao longo do traçado da linha férrea desativada, tratando-se de uma ecopista de referência para os praticantes de desporto na natureza.
Este é um percurso de grande beleza. Ao longo do trajeto, os participantes serão surpreendidos por vinhedos, campos de cultivo e vistas panorâmicas sobre o rio Minho, e poderão apreciar as pesqueiras, as praias fluviais e as ínsuas inseridas em Rede Natura 2000. Em Troporiz, freguesia onde o rio Gadanha encontra o “Pai Minho”, como gentilmente os galegos tratam o rio Minho, encontraremos um verdadeiro postal ilustrado, com a magnífica beleza paisagística, perpetuado nas histórias tempestuosas de dois povos que a amizade uniu. Vai ser ainda possível visitar a Torre da Lapela, majestosa construção medieval de planta quadrangular com trinta e cinco metros de altura, que se ergue sobranceira ao Rio Minho, bem como apreciar o património ferroviário edificado. O percurso terminará junto ao Mosteiro Beneditino de Ganfei.
Este percurso tem um custo de 10 euros por participante. O valor da inscrição inclui transporte, seguro e apoio logístico. Os Municípios de A Guarda e de Caminha asseguram o transporte dos participantes desde A Guarda e Caminha até ao ponto de início de cada percurso, bem como o regresso. Os interessados deverão realizar a respetiva inscrição através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no link https://docs.google.com/forms/d/13-5nqr3P-jj0wJlYtRrOdp1_TN6i6rKaLmZiHuWY7y8/edit
Para mais esclarecimentos podem contactar através do mail ambiente@cm-caminha.pt ou dos tel. 258 721 708 e 914 476 461.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).