As “Andainas” continuam a fazer parte da programação conjunta dos municípios de Caminha e de A Guarda. Este sábado, 20 de maio, entre as 8h00 e as 16h00, vai decorrer a Andaina Ecopista do Rio Minho, entre Monção e Valença. As inscrições já estão a decorrer.
As “Andainas” são uma iniciativa conjunta dos municípios de A Guarda e Caminha, de incentivo à união e intercâmbio entre os povos das duas margens do rio Minho, e de promoção da riqueza histórica, cultural, paisagística, ambiental, económica, etnográfica e humana da Galiza e do Alto Minho.
O percurso cuja extensão é de cerca de 13 km, tem um grau de dificuldade fácil. Sobre a ecopista do Rio Minho podemos dizer que se desenvolve na margem esquerda do rio Minho, ao longo do traçado da linha férrea desativada, tratando-se de uma ecopista de referência para os praticantes de desporto na natureza.
Este é um percurso de grande beleza. Ao longo do trajeto, os participantes serão surpreendidos por vinhedos, campos de cultivo e vistas panorâmicas sobre o rio Minho, e poderão apreciar as pesqueiras, as praias fluviais e as ínsuas inseridas em Rede Natura 2000. Em Troporiz, freguesia onde o rio Gadanha encontra o “Pai Minho”, como gentilmente os galegos tratam o rio Minho, encontraremos um verdadeiro postal ilustrado, com a magnífica beleza paisagística, perpetuado nas histórias tempestuosas de dois povos que a amizade uniu. Vai ser ainda possível visitar a Torre da Lapela, majestosa construção medieval de planta quadrangular com trinta e cinco metros de altura, que se ergue sobranceira ao Rio Minho, bem como apreciar o património ferroviário edificado. O percurso terminará junto ao Mosteiro Beneditino de Ganfei.
Este percurso tem um custo de 10 euros por participante. O valor da inscrição inclui transporte, seguro e apoio logístico. Os Municípios de A Guarda e de Caminha asseguram o transporte dos participantes desde A Guarda e Caminha até ao ponto de início de cada percurso, bem como o regresso. Os interessados deverão realizar a respetiva inscrição através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no link https://docs.google.com/forms/d/13-5nqr3P-jj0wJlYtRrOdp1_TN6i6rKaLmZiHuWY7y8/edit
Para mais esclarecimentos podem contactar através do mail ambiente@cm-caminha.pt ou dos tel. 258 721 708 e 914 476 461.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.