As “Andainas” continuam a fazer parte da programação conjunta dos municípios de Caminha e de A Guarda. Este sábado, 20 de maio, entre as 8h00 e as 16h00, vai decorrer a Andaina Ecopista do Rio Minho, entre Monção e Valença. As inscrições já estão a decorrer.
As “Andainas” são uma iniciativa conjunta dos municípios de A Guarda e Caminha, de incentivo à união e intercâmbio entre os povos das duas margens do rio Minho, e de promoção da riqueza histórica, cultural, paisagística, ambiental, económica, etnográfica e humana da Galiza e do Alto Minho.
O percurso cuja extensão é de cerca de 13 km, tem um grau de dificuldade fácil. Sobre a ecopista do Rio Minho podemos dizer que se desenvolve na margem esquerda do rio Minho, ao longo do traçado da linha férrea desativada, tratando-se de uma ecopista de referência para os praticantes de desporto na natureza.
Este é um percurso de grande beleza. Ao longo do trajeto, os participantes serão surpreendidos por vinhedos, campos de cultivo e vistas panorâmicas sobre o rio Minho, e poderão apreciar as pesqueiras, as praias fluviais e as ínsuas inseridas em Rede Natura 2000. Em Troporiz, freguesia onde o rio Gadanha encontra o “Pai Minho”, como gentilmente os galegos tratam o rio Minho, encontraremos um verdadeiro postal ilustrado, com a magnífica beleza paisagística, perpetuado nas histórias tempestuosas de dois povos que a amizade uniu. Vai ser ainda possível visitar a Torre da Lapela, majestosa construção medieval de planta quadrangular com trinta e cinco metros de altura, que se ergue sobranceira ao Rio Minho, bem como apreciar o património ferroviário edificado. O percurso terminará junto ao Mosteiro Beneditino de Ganfei.
Este percurso tem um custo de 10 euros por participante. O valor da inscrição inclui transporte, seguro e apoio logístico. Os Municípios de A Guarda e de Caminha asseguram o transporte dos participantes desde A Guarda e Caminha até ao ponto de início de cada percurso, bem como o regresso. Os interessados deverão realizar a respetiva inscrição através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no link https://docs.google.com/forms/d/13-5nqr3P-jj0wJlYtRrOdp1_TN6i6rKaLmZiHuWY7y8/edit
Para mais esclarecimentos podem contactar através do mail ambiente@cm-caminha.pt ou dos tel. 258 721 708 e 914 476 461.
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.