Logo
Regional

Caminha bate recorde de dormidas no concelho em 2024

25 Março, 2025 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

As mais recentes estatísticas do INE – Instituto Nacional de Estatística, relativas ao número de dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico por localização geográfica, mostram um crescimento exponencial em 2024 no concelho de Caminha, batendo-se todos os recordes.

O crescimento face a 2013 situa-se nos 158%. No ano passado, o concelho de Caminha registou um total de 121 333 dormidas e, entre os 10 municípios do Alto Minho, Caminha é um dos quatro concelhos que ultrapassam a barreira das 100 mil dormidas, mas sobe mesmo para o terceiro lugar em termos absolutos, a uma curtíssima distância de Ponte de Lima, na segunda posição a seguir a Viana do Castelo, sendo ambos os concelhos bastante maiores e mais populosos.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Rui Lages, “estes valores traduzem uma notória trajetória de sucesso na indústria do Turismo, uma estratégia vencedora, e devem-se a uma sã parceria entre a autarquia e os empresários do setor. Estamos, sem dúvida, no bom caminho. A nossa economia cresce saudável e esta grande ‘parceria’, que junta poderes públicos, designadamente a Câmara Municipal, e os nossos empresários, os nossos empreendedores, funciona e dá bons frutos. O INE é uma fonte inquestionável e estamos muito satisfeitos por constatar, agora de forma oficial, um sentimento que já tínhamos”.

Mostra o mesmo documento do INE que, em 2011, o número de dormidas registado pelo Instituto no concelho de Caminha foi de 43 444. No ano seguinte verificou-se um crescimento tímido (44 706) e, em 2013, mantinha-se a tendência, mas com números ainda pouco significativos (46 992). É semelhante a situação em 2014, ou seja, um pequeno crescimento – 49 044. Em 2015 regista-se um salto mais significativo, passando o número de dormidas para 67 109. Os valores voltam a crescer bastante em 2016, subindo para 74 069. O ano de 2017 volta a ser muitíssimo encorajador, com 84 052 dormidas. Em 2018 chegamos às 93 196 dormidas e, no ano seguinte, é ultrapassada a barreira das 100 mil dormidas pela primeira vez na história do concelho: 112 052. 

O pandemia Covid-19, em 2020 põe um travão à curva ascendente e o número de dormidas cai para os 66 414: Mesmo assim, Caminha continua a ser líder entre os 10 concelhos do Alto Minho, apenas sendo superado por Viana do Castelo. O ano de 2021 já é de recuperação, passando os valores para os 77 678, e Caminha, mais uma vez, ocupa uma posição de liderança no Alto Minho, apenas com Viana do Castelo a superar.          

A franca retoma acontece em 2022 e Caminha volta a ultrapassar a fasquia das 100 mil dormidas, chegando aos 117 208, um novo recorde. O ano seguinte confirma a ascensão da nossa hotelaria, com 119 003 dormidas. Os números agora divulgados pelo INE confirmam no recorde, como referimos, contabilizam-se 121 333 dormidas. No Alto Minho, Viana do Castelo lidera ainda este ranking e Ponte de Lima supera ligeiramente os valores de Caminha, por cerca de 1700 dormidas.  

Como é sabido, o concelho de Caminha é também a escolha de milhares de pessoas para a sua segunda habitação, uma procura que também tem subido, com franca dinâmica no setor imobiliário.

Sendo o Turismo a principal indústria do concelho de Caminha, o desenvolvimento impulsiona os demais setores da economia local, sendo o efeito transversal na economia local.  

A análise mensal do INE aponta para números mais elevados no verão, com subidas significativas a partir de abril e até outubro, sendo o mês mais forte, ou seja, com maior número de dormidas, o de agosto, sendo que julho e setembro também registam uma taxa de ocupação bastante elevada.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Julho, 2025

Paredes de Coura: Hugo van der Ding evoca Aquilino na Casa Grande de Romarigães

Hugo van der Ding, conhecido autor da rubrica Vamos Todos Morrer, nas manhãs da Antena 3, é o convidado deste sábado, 12 de julho, pelas 18h00, das Conversas da Casa Grande, precisamente evocando a memória do escritor Aquilino Ribeiro e autor dessa obra maior da literatura portuguesa A Casa Grande de Romarigães.

Regional 9 Julho, 2025

Viana do Castelo aprova novo concurso para centro de apoio a sem-abrigo

A Câmara de Viana do Castelo aprovou o lançamento de um segundo concurso para a construção de um centro de apoio para pessoas em situação de sem-abrigo por pelo menos 2,1 milhões de euros acrescido de IVA.

Regional 9 Julho, 2025

Professores discutem formação e sistema educativo português em Viana do Castelo

O SIPE - Sindicato Independente de Professores e Educadores – promove o seminário "Ser Professor Hoje", subordinado ao tema Formação Inicial e Contínua como Alicerces da Profissão. O seminário acontece na sexta-feira, 11 de julho, pelas 14h00, no Auditório Professor Lima de Carvalho, da Escola Superior de Educação, de Viana do Castelo.

Regional 9 Julho, 2025

Dança, Teatro e Literatura encontram-se no Sá de Miranda

A EVIC – Escola Vocacional de Interpretação e Criação estreia a sua nova criação "MUDAR – um espetáculo em transformação" nos dias 11 e 12 de julho, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com quatro sessões que encerram mais um ano letivo.

Regional 9 Julho, 2025

Festival Contrasta regressa à Fortaleza de Valença

O Festival Contrasta está de volta à icónica Fortaleza de Valença para a sua quarta edição, prometendo dois dias inesquecíveis de música, cultura e paisagem. Nos dias 11 e 12 de julho de 2025, Valença volta a ser palco de um dos eventos mais aguardados do verão no Alto Minho.

Regional 9 Julho, 2025

Câmara de Viana aprova apoios para juntas e uniões de freguesia em mais de mais de 600 mil euros

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária, um conjunto de apoio para as juntas e uniões de freguesia para obras de construção e requalificação de equipamentos, para mobilidade, segurança e material circulantes e para requalificação urbana e de centros cívicos. Os apoios ascendem, na sua totalidade, a mais de 600 mil euros.

Regional 9 Julho, 2025

Centro histórico de Vila Nova de Cerveira com circulação automóvel interditada

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai interditar o trânsito automóvel em algumas das principais artérias do centro histórico, entre os dias 14 de julho e 5 de setembro, com o objetivo de promover a mobilidade pedonal, garantir a segurança de residentes e visitantes e proporcionar uma fruição mais plena do espaço público.