As mais recentes estatísticas do INE – Instituto Nacional de Estatística, relativas ao número de dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico por localização geográfica, mostram um crescimento exponencial em 2024 no concelho de Caminha, batendo-se todos os recordes.
O crescimento face a 2013 situa-se nos 158%. No ano passado, o concelho de Caminha registou um total de 121 333 dormidas e, entre os 10 municípios do Alto Minho, Caminha é um dos quatro concelhos que ultrapassam a barreira das 100 mil dormidas, mas sobe mesmo para o terceiro lugar em termos absolutos, a uma curtíssima distância de Ponte de Lima, na segunda posição a seguir a Viana do Castelo, sendo ambos os concelhos bastante maiores e mais populosos.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Rui Lages, “estes valores traduzem uma notória trajetória de sucesso na indústria do Turismo, uma estratégia vencedora, e devem-se a uma sã parceria entre a autarquia e os empresários do setor. Estamos, sem dúvida, no bom caminho. A nossa economia cresce saudável e esta grande ‘parceria’, que junta poderes públicos, designadamente a Câmara Municipal, e os nossos empresários, os nossos empreendedores, funciona e dá bons frutos. O INE é uma fonte inquestionável e estamos muito satisfeitos por constatar, agora de forma oficial, um sentimento que já tínhamos”.
Mostra o mesmo documento do INE que, em 2011, o número de dormidas registado pelo Instituto no concelho de Caminha foi de 43 444. No ano seguinte verificou-se um crescimento tímido (44 706) e, em 2013, mantinha-se a tendência, mas com números ainda pouco significativos (46 992). É semelhante a situação em 2014, ou seja, um pequeno crescimento – 49 044. Em 2015 regista-se um salto mais significativo, passando o número de dormidas para 67 109. Os valores voltam a crescer bastante em 2016, subindo para 74 069. O ano de 2017 volta a ser muitíssimo encorajador, com 84 052 dormidas. Em 2018 chegamos às 93 196 dormidas e, no ano seguinte, é ultrapassada a barreira das 100 mil dormidas pela primeira vez na história do concelho: 112 052.
O pandemia Covid-19, em 2020 põe um travão à curva ascendente e o número de dormidas cai para os 66 414: Mesmo assim, Caminha continua a ser líder entre os 10 concelhos do Alto Minho, apenas sendo superado por Viana do Castelo. O ano de 2021 já é de recuperação, passando os valores para os 77 678, e Caminha, mais uma vez, ocupa uma posição de liderança no Alto Minho, apenas com Viana do Castelo a superar.
A franca retoma acontece em 2022 e Caminha volta a ultrapassar a fasquia das 100 mil dormidas, chegando aos 117 208, um novo recorde. O ano seguinte confirma a ascensão da nossa hotelaria, com 119 003 dormidas. Os números agora divulgados pelo INE confirmam no recorde, como referimos, contabilizam-se 121 333 dormidas. No Alto Minho, Viana do Castelo lidera ainda este ranking e Ponte de Lima supera ligeiramente os valores de Caminha, por cerca de 1700 dormidas.
Como é sabido, o concelho de Caminha é também a escolha de milhares de pessoas para a sua segunda habitação, uma procura que também tem subido, com franca dinâmica no setor imobiliário.
Sendo o Turismo a principal indústria do concelho de Caminha, o desenvolvimento impulsiona os demais setores da economia local, sendo o efeito transversal na economia local.
A análise mensal do INE aponta para números mais elevados no verão, com subidas significativas a partir de abril e até outubro, sendo o mês mais forte, ou seja, com maior número de dormidas, o de agosto, sendo que julho e setembro também registam uma taxa de ocupação bastante elevada.
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.