Logo
Regional

Caminha aumenta volume de transferências para as juntas de freguesia em 2024

4 Dezembro, 2023 | 10:05
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Município de Caminha vai aumentar, no próximo ano, o volume de transferências para as juntas de freguesia. Entre despesas correntes, despesas de capital e atribuição de subsídios o valor a transferir em 2024 é superior a 800 mil euros.

O Executivo caminhense aprovou, na passada quinta-feira, por maioria, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano 2024, que serão agora submetidos a apreciação da Assembleia Municipal.

No próximo exercício vai também baixar a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) no concelho, que se encontrava nos valores máximos. A proposta do presidente, aprovada no quadro do Orçamento, reduz o valor para 0,41%, pela primeira vez em cinco anos, mantendo-se ainda o IMI Familiar.

O Orçamento apresenta, tanto na receita como na despesa, o montante de 23.909.491,00 euros, atingindo a parcela das atividades mais relevantes do município, devidamente discriminados no mapa do plano de atividades municipais, o montante de 3.235.761,07 euros e a parcela dos investimentos o valor de 5.622.072,39 euros, cujos projetos se encontram devidamente identificados no Plano Plurianual de Investimentos.

O Executivo aprovou ainda submeter à Assembleia Municipal o Mapa de Pessoal para o ano 2024; a participação variável no IRS; o lançamento de uma Derrama e a Taxa Municipal de Direitos de Passagem.

Foi ainda aprovado submeter à Assembleia Municipal a delegação de competências para autorizar a assunção de compromissos plurianuais, nos termos o n.º 3, art.º 6 º, da Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro, republicada pela Lei n.º 22/2015, de 17 de março e a atualização da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) para o ano 2024.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo assinala 28 anos do resgate do Gil Eannes com lançamento de livro

Viana do Castelo celebrou este sábado os 28 anos do resgate do Navio-Hospital Gil Eannes, um ícone da história marítima portuguesa, com o lançamento do Tomo II do livro “Os Náufragos da II Guerra Mundial Salvos por Navios das Marinhas de Guerra de Pesca e de Comércio Portuguesas”, do autor João David Marques.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Forças Armadas continuam a apoiar populações afetadas pela depressão Kristin

As Forças Armadas continuam a apoiar as populações atingidas pela depressão Kristin, que trouxe chuvas intensas e vento forte a várias regiões de Portugal. A atuação ocorre em colaboração com autarquias, bombeiros e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo entre os dez distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima

O distrito de Viana do Castelo está hoje sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), integrando os dez distritos de Portugal Continental com alerta elevado devido à agitação marítima.

Desporto 1 Fevereiro, 2026

AFVC: Castelense ganha em Paredes de Coura e reforça liderança da 1ª divisão distrital

Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.

Desporto 1 Fevereiro, 2026

AFVC: Raianos e Távora seguem lado a lado na frente da 2ª divisão distrital

A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.

Desporto 1 Fevereiro, 2026

Juventude Viana goleia Académica de Coimbra e reforça liderança na 2.ª Divisão

A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.

Regional 1 Fevereiro, 2026

Valença leva o Museu às Escolas para despertar orgulho local

O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.