Logo
Regional

Caminha apresenta diversas propostas culturais, gastronómicas e recreativas para fevereiro

31 Janeiro, 2024 | 16:17
Partilhar
Viana TV
4 min. leitura

O "Desfile de Carnaval Noturno", o "Fim de Semana Gastronómico, Lampreia do Rio Minho – Um prato de excelência" ou a comemoração do "Dia dos Namorados" nos restaurantes aderentes são algumas das propostas culturais, gastronómicas e recreativas que vão marcar o mês de fevereiro no concelho de Caminha. 

O maior destaque de fevereiro é o Carnaval, que se celebra um pouco por todo o concelho, com foco especial para o desfile noturno “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha”.

A gastronomia também está em alta no mês de fevereiro, com a promoção do Fim de Semana Gastronómico, “Lampreia de Rio Minho – Um prato de excelência” e Comemoração do Dia dos Namorados nos restaurantes aderentes do concelho.

O “Robalo do Mar da Ínsua” volta a ser a referência nas ementas dos restaurantes aderentes durante o Fim de Semana Gastronómico, nos dias 09, 10 e 11 de fevereiro. Há ofertas nos restaurantes, descontos nos alojamentos aderentes e, ainda, um programa de atividades variado.

A Lampreia de Rio Minho – Um prato de excelência” é outro dos destaques gastronómicos nas ementas dos restaurantes aderentes do concelho, de 15 de fevereiro a 15 de abril.

Caminha assinala também o dia dos namorados com sessão de cinema

O Cinema Clubista continua a preencher as noites de sexta-feira no concelho. Ciclo Krzysztof Kieslowski é o destaque de fevereiro com a exibição dos filmes: “A Dupla Vida de Veronique”, Krzysztof Kieslowski, França / Polónia / Noruega, 1991; “Três Cores: Azul”, Krzysztof Kieslowski, França / Polónia / Suíça, 1993; “Três Cores: Branco”, Krzysztof Kieslowski, França / Polónia / Suíça, 1994 e, ainda, “Três Cores: Vermelho”, Krzysztof Kieslowski, França / Polónia / Suíça, 1994.

Ainda no que respeita ao cinema, em fevereiro, o Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora terá em exibição os filmes “The Wish Beekeeper” – O Protetor (09 e 10 fevereiro) e “A Cor Purpura” (23 e 24 de fevereiro). As sessões decorrem às 21h30 e a receita reverte a favor dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora.

Em fevereiro comemora-se o mês do amor e a Câmara Municipal de Caminha vai assinalar a data com uma sessão de cinema especial com a exibição do filme “Um casamento maravilhoso” no dia 14 de fevereiro, pelas 22h00, com entrada gratuita.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Cerca de 800 atletas participam no “Campeonato de Corta-Mato Distrital”

Os Feirões de Tradição – os Sabores do Campo continuam a marcar a agenda do concelho. No dia 3 de fevereiro, a zona envolvente junto ao Mercado Municipal de Caminha volta a transformar-se num pequeno “mercado agrícola” para acolher mais um Feirão de Tradições, cujo objetivo é revitalizar a agricultura local. E, no dia 17 de fevereiro, é a vez da Praça da República, em Vila Praia de Âncora, receber o certame.

O desporto é outro dos destaques do mês de fevereiro no concelho de Caminha. No dia 7 de fevereiro, o Estádio Municipal Morber vai acolher mais um Campeonato de Corta-Mato Distrital, que conta com a participação de 800 atletas das escolas do distrito de Viana do Castelo.

Esta prova desportiva é organizada pelo Desporto Escolar DGEst e conta com o apoio do Município de Caminha. De 9 a 11 de fevereiro, Vila Praia de Âncora vai receber o 4º Torneio Inter-Regiões Feminino de Hóquei em Patins. O torneio vai decorrer no Pavilhão Desportivo da Vila e vai com a participação de 120 atletas, oriundos das seleções do Minho, Porto, Lisboa, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal e Madeira.

A partir de 16 de fevereiro, o Museu Municipal de Caminha terá patente ao público a exposição de pintura de Cabral Pinto “Outras histórias contadas”, uma organização do Lions Clube de Vila Praia de Âncora em parceria com a Câmara Municipal de Caminha. A mostra poderá ser visitada de 16 de fevereiro a 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. A entrada é gratuita.

Em fevereiro, a Feira de Antiguidades e Colecionismo do Concelho de Caminha regressa ao Parque 25 de Abril, em Caminha, no dia 18, para mais uma edição, cada vez com mais expositores e visitantes.

O Valadares, Teatro Municipal de Caminha vai acolher o concerto “Mini-Banda”, pela Escola de Música João Costa e Silva da Banda Musical Lanhelense, no dia 24 de fevereiro, pelas 18h00. Este espetáculo é organizado pela Banda Musical Lanhelense e conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

Pode ser uma imagem de baguete e babka

Promoção da leitura marca também a programação de fevereiro

A construção de marionetas é uma das atividades que marca a programação cultural do concelho. Em fevereiro, a Krisálida – Associação Cultural do Alto Minho leva até à Biblioteca Municipal de Caminha a Oficina Criativa de Construção de Marionetas de Fio a pavio (Marionetas de Fios). Esta iniciativa vai decorrer a 25 de fevereiro e dirige-se para crianças maiores de 4 anos de idade, e a inscrição deverá ser efetuada em https://bit.ly/defioapavio até 23 de fevereiro.

A promoção do livro da leitura continua a ser um dos propósitos do Município. Fevereiro destaca “Encontro às cegas com um livro” e “Era uma vez…Uma história por mês”, com a apresentação do livro “Como se fazem amigos”, de Tom Percival.

O “Encontro às cegas com um livro” consiste na requisição de um livro embrulhado onde apenas constam duas palavras chave, que servirão de pista para o livro. Já a iniciativa “Era uma vez…Uma História por Mês” com a apresentação do livro “Como se fazem amigos”, de Tom Percival visa alcançar diferentes públicos: jardins de infância e famílias.

As sessões para os estabelecimentos de ensino são articuladas com as escolas interessadas. Já a sessão dirigida às famílias vai decorrer no dia 24 de fevereiro, pelas 15h00, e requer inscrição até 21 de fevereiro. Ambas as iniciativas decorrem na Ludoteca/Biblioteca Municipal de Vila Praia de Âncora.

Nenhuma descrição de foto disponível.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.

Regional 22 Junho, 2024

Marcha da Ribeira atua este sábado no Largo Maestro José Pedro em Viana do Castelo

A União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela está a organizar as XXXI Jornadas de Arte Popular, que decorrem, até 3 de agosto.

Nacional 22 Junho, 2024

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria fechadas no domingo

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria estarão fechadas no domingo no país, o dia com o maior número desses serviços encerrados, de acordo com a escala até à próxima quinta-feira divulgada pelo Ministério da Saúde.

Internacional 22 Junho, 2024

Escola de Monserrate solidária com São Tomé e Príncipe

O Agrupamento de Monserrate acedeu ao desafio lançado pela professora Elisabete Freixo e colaborou ativamente na doação de flautas musicais e material escolar para a “Casa Fiz do Mundo – São Tomé”.

Nacional 22 Junho, 2024

Parlamento aprova fim de portagens nas ex-SCUT

O parlamento aprovou em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos troços "onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança".

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal luta hoje com a Turquia pela passagem aos oitavos de final do Euro2024

Portugal pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024, na Alemanha, se vencer a Turquia que, tal como a equipa lusa, qualifica-se ganhando.