A Câmara Municipal de Viana do Castelo conquistou, esta quinta-feira, dois Prémios e duas Menções Honrosas nos Prémios Autarquia do Ano de 2024. Na cerimónia, que aconteceu no Palácio Conde d’Óbidos, em Lisboa, o Município venceu na subcategoria “Apoio às Crianças” com o projeto Palavras com Som e na subcategoria “Consciencialização Política” com o projeto Viana é Tua.
Viana do Castelo conquistou ainda uma Menção Honrosa na subcategoria “Promoção de Estilo de Vida Saudável” com o projeto e aplicação Breathe Viana e uma Menção Honrosa na subcategoria “Apoio à inclusão de indivíduos com deficiência e incapacidade motora” com o projeto municipal Náutica para todos.
Relativamente aos vencedores, o projeto “Palavras com Som”, criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pretende promover o adequado desenvolvimento da comunicação humana, potenciando capacidades linguísticas diretamente relacionadas com a aquisição de competências essenciais ao desenvolvimento da criança. Aborda a saúde infantil ao nível das competências exigidas na valência da Terapia da Fala, preocupando-se com diferentes áreas interventivas: fala, linguagem, voz, respiração, mastigação, deglutição e motricidade orofacial.
Pretende desenvolver atividades nos jardins de infância públicos, envolvendo a comunidade educativa (alunos, Educadores de Infância e Encarregados de Educação), destinando-se a crianças entre os 5 e os 6 anos que frequentem Jardins de Infância públicos do concelho.
Já o projeto “Viana é tua” pretende criar um momento de diálogo entre os jovens do concelho e os decisores políticos, com vista a envolver e a comprometer as jovens gerações com o presente e futuro de Viana do Castelo. Para o efeito, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo está a percorrer as escolas secundárias do concelho para ouvir contributos e responder a questões colocadas pelos jovens vianenses. Esta iniciativa pretende desencadear um processo de reflexão sobre o futuro da juventude e reforçar a sua participação ativa na construção do presente e futuro de Viana do Castelo, valorizando e integrando as suas políticas.
Sobre o Breathe Viana, a Câmara Municipal submeteu e viu aprovada uma candidatura no âmbito do “Património Natural – Gal Costeiro Litoral Norte – Alto Minho”, que tem como principal linha orientadora a Valorização Turística e Promoção de estilos de vida saudável no Património Natural de Viana do Castelo. Foi assim que nasceu o portal e o site Breathe Viana, com o objetivo maior de promover a orla litoral vianense. O projeto incluiu o desenvolvimento de diferentes ações, entre elas a criação de uma Plataforma virtual (Portal + APP) para disponibilizar uma série de informação, e visa chegar a diferentes públicos: cidadãos de todas as idades que habitam em Viana do Castelo; atletas, clubes e associações da região, bem como população portuguesa e comunidades internacionais incentivadas pela prática desportiva ou de atividade física em contextos de natureza.
Já na perspetiva de possibilitar igualdade de oportunidades a todos os alunos, a autarquia desenvolveu o projeto “Náutica para Todos” como um projeto paralelo e complementar ao “Náutica na Escola”, com o objetivo de também proporcionar a prática curricular destas atividades adaptadas aos alunos portadores de deficiência e com necessidades específicas. Nesta perspetiva de igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, o projeto visa ser um complemento ao projeto original, de modo a proporcionar a prática desportiva dos desportos náuticos a portadores de incapacidade e deficiência, propondo-se a inclusão, na disciplina de Educação Física, da náutica (2º e 3º Ciclos) e da natação (1º Ciclo).
O Prémio Autarquia do Ano nasceu com o objetivo de homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.
É uma marca registada do Lisbon Awards Group, entidade privada com fins lucrativos, que é responsável por vários prémios e conferências nos mais diversos sectores de atividade. Com o objetivo de fazer ampliar a notoriedade e credibilidade do Prémio Autarquia do Ano, este conta ainda com o ECO enquanto media partner, um meio de comunicação de prestígio e reconhecido por todos pela sua qualidade e isenção.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.