Logo
Regional

Câmara Municipal abre a 15 de maio inscrições para Férias de Verão para 408 participantes

8 Maio, 2023 | 15:32
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

As inscrições para as Férias de Verão 2023, promovidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, arrancam na próxima segunda-feira, dia 15 de maio, às 10h00, prolongando-se até dia 19 de maio.

Este ano, o Município pretende dar continuidade ao projeto de ocupação de tempos livres para o período de férias do verão, durante duas quinzenas, (a primeira, de 03/07 a 14/07, a segunda de 17/07 a 28/07), para crianças e jovens de Viana do Castelo e freguesias limítrofes, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos.

As inscrições serão limitadas a 408 participantes por quinzena, divididos por seis escolas (Escola EB1 da Meadela, EB1 da Abelheira, EB1 de Monserrate, Escola Básica da Avenida, EB 2, 3 Frei Bartolomeu dos Mártires e Escola EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa), havendo 288 vagas para participantes do 1º ciclo e 100 vagas para participantes do 2º e 3º ciclo.

Haverá, como no ano passado, um grupo de inscritos dos 14 aos 16 anos com o limite de 20 vagas. Haverá ainda inscrições nas Escolas do 1º ciclo de Vila de Punhe e Vila Nova de Anha só para efeitos de transporte para Escola EB1 de Monserrate e EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa.

As inscrições serão somente online, a partir do dia 15 de maio até ao dia 19 de maio, através de formulário no site da autarquia (brevemente disponível). Os interessados em participar devem preencher online a inscrição e realizar o pagamento por multibanco/homebanking até 3 dias após a inscrição, sob pena de a mesma ficar anulada. Só serão consideradas válidas as inscrições cujo pagamento foi efetuado.

O valor da inscrição será de 65 euros por quinzena, podendo cada participante se inscrever em uma ou nas duas quinzenas. As crianças e jovens a inscrever, objeto de apoio de ação social escolar, no ano letivo em curso (escalão A), vão beneficiar de um desconto de 25%, do valor da inscrição. Já as famílias que inscrevam mais do que um educando, usufruirão de um desconto de 15% na inscrição do 2º filho e seguintes.

De acordo com a proposta aprovada na última reunião de executivo, a Câmara Municipal “tem vindo a proporcionar durante as férias de Verão, desde há largos anos, diversas atividades de ocupação de tempos livres a crianças/jovens”. O projeto surgiu “da necessidade que se coloca nos dias de hoje aos Pais e Encarregados de Educação  em assegurar, durante o tempo não letivo e enquanto dura a sua atividade profissional, a ocupação segura e orientada para os seus educandos”.

Além disso, a iniciativa procura também, “através de mecanismos de discriminação positiva”, garantir “que crianças e jovens provenientes de famílias com baixos recursos financeiros possam ter acesso a este tipo de atividade, contribuindo, assim, para a coesão social do território”. A atividade e a criatividade serão os principais argumentos destes projetos de ocupação de tempos livres na interrupção escolar do Verão.

A realização deste projeto municipal, considerando o número de inscrições e grupos, tem prevista uma despesa global estimada até 120 mil euros, resultante de encargos com monitores, serviço de refeições, seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civil, transportes, atividades e outros. A contratação de recursos humanos, conforme previsto na lei, será através do Município.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Junho, 2024

Executivo de Caminha aprova criação de Taxa Municipal Turística

O Regulamento foi aprovado pelo Executivo Municipal esta quarta-feira, devendo agora ser submetido à apreciação e votação em Assembleia Municipal. Genericamente, a taxa aplica-se a pessoas de idade igual ou superior a 16 anos e até sete noites seguidas, mas estão previstas várias exclusões. Terá um valor diferenciado por épocas: 1,50 € (01 maio a 30 setembro) e 1,00 € (01 outubro a 30 abril).

Regional 23 Junho, 2024

Monção com investimento de 6,2 ME na rede de gás natural

Monção inaugurou a Unidade Autónoma de Gás, um investimento de 6,2 milhões de euros para abastecer indústria, serviços e cerca de três mil clientes domésticos.

Regional 23 Junho, 2024

14 trabalhos de estudantes conquistam Prémio Escolar António Manuel Couto Viana 

Foram este sábado distinguidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo os 14 trabalhos vencedores da 14ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, distribuídos pelas várias modalidade e anos de escolaridade.

Regional 23 Junho, 2024

Paredes de Coura investe cerca de 1 milhão de euros no Centro de Saúde

Com este investimento de 950 mil euros garantido junto da Administração Central do Sistema de Saúde, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa designado por "Cuidados de Saúde Primários com mais respostas", vai permitir ao Município de Paredes de Coura requalificar o seu Centro de Saúde ao nível da eficiência energética, bem como assegurar melhor acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.

Internacional 23 Junho, 2024

CIM Alto Minho participou na primeira reunião de parceria do projeto europeu para redução de desperdício alimentar

Nos dias 18 e 19 de junho de 2024, na cidade de Sofia, Bulgária, decorreu a primeira reunião técnica do projeto CIBUS - Cutting food loss and waste in Europe, um projeto financiado pelo programa Interreg Europe, que tem como objetivo principal a redução da perda e do desperdício de alimentos em toda a Europa.

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.