Logo
Regional

Câmara Municipal abre a 15 de maio inscrições para Férias de Verão para 408 participantes

8 Maio, 2023 | 15:32
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

As inscrições para as Férias de Verão 2023, promovidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, arrancam na próxima segunda-feira, dia 15 de maio, às 10h00, prolongando-se até dia 19 de maio.

Este ano, o Município pretende dar continuidade ao projeto de ocupação de tempos livres para o período de férias do verão, durante duas quinzenas, (a primeira, de 03/07 a 14/07, a segunda de 17/07 a 28/07), para crianças e jovens de Viana do Castelo e freguesias limítrofes, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos.

As inscrições serão limitadas a 408 participantes por quinzena, divididos por seis escolas (Escola EB1 da Meadela, EB1 da Abelheira, EB1 de Monserrate, Escola Básica da Avenida, EB 2, 3 Frei Bartolomeu dos Mártires e Escola EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa), havendo 288 vagas para participantes do 1º ciclo e 100 vagas para participantes do 2º e 3º ciclo.

Haverá, como no ano passado, um grupo de inscritos dos 14 aos 16 anos com o limite de 20 vagas. Haverá ainda inscrições nas Escolas do 1º ciclo de Vila de Punhe e Vila Nova de Anha só para efeitos de transporte para Escola EB1 de Monserrate e EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa.

As inscrições serão somente online, a partir do dia 15 de maio até ao dia 19 de maio, através de formulário no site da autarquia (brevemente disponível). Os interessados em participar devem preencher online a inscrição e realizar o pagamento por multibanco/homebanking até 3 dias após a inscrição, sob pena de a mesma ficar anulada. Só serão consideradas válidas as inscrições cujo pagamento foi efetuado.

O valor da inscrição será de 65 euros por quinzena, podendo cada participante se inscrever em uma ou nas duas quinzenas. As crianças e jovens a inscrever, objeto de apoio de ação social escolar, no ano letivo em curso (escalão A), vão beneficiar de um desconto de 25%, do valor da inscrição. Já as famílias que inscrevam mais do que um educando, usufruirão de um desconto de 15% na inscrição do 2º filho e seguintes.

De acordo com a proposta aprovada na última reunião de executivo, a Câmara Municipal “tem vindo a proporcionar durante as férias de Verão, desde há largos anos, diversas atividades de ocupação de tempos livres a crianças/jovens”. O projeto surgiu “da necessidade que se coloca nos dias de hoje aos Pais e Encarregados de Educação  em assegurar, durante o tempo não letivo e enquanto dura a sua atividade profissional, a ocupação segura e orientada para os seus educandos”.

Além disso, a iniciativa procura também, “através de mecanismos de discriminação positiva”, garantir “que crianças e jovens provenientes de famílias com baixos recursos financeiros possam ter acesso a este tipo de atividade, contribuindo, assim, para a coesão social do território”. A atividade e a criatividade serão os principais argumentos destes projetos de ocupação de tempos livres na interrupção escolar do Verão.

A realização deste projeto municipal, considerando o número de inscrições e grupos, tem prevista uma despesa global estimada até 120 mil euros, resultante de encargos com monitores, serviço de refeições, seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civil, transportes, atividades e outros. A contratação de recursos humanos, conforme previsto na lei, será através do Município.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita.