Logo
Regional

Câmara de Viana do Castelo dá 100 mil euros para requalificar maternidade

14 Maio, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje por unanimidade um apoio de 100 mil euros para a requalificação do bloco de parto do hospital de Santa Luzia, orçada em mais de dois milhões de euros.

A intervenção, financiada pelo Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é há muito reclamada pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

A maternidade de Viana do Castelo começou a funcionar em 1968 e faz, em média, 1.500 partos por ano.

A candidatura de requalificação da maternidade foi aprovada em janeiro de 2023.

Fonte da ULSAM hoje contactada pela agência Lusa adiantou que a requalificação aguarda parecer do Tribunal de Contas para avançar, depois de três concursos públicos que fecharam desertos.

Segundo a proposta hoje apresentada pelo vereador com o pelouro da saúde, Ricardo Rego, na reunião camarária, a maternidade “tem resultados clínicos excelentes, referenciados como exemplo na área do diagnóstico pré-natal, com reconhecido mérito por parte de outras instituições e pela tutela”.

“A maternidade de Viana do Castelo necessita de requalificar o seu bloco de partos, no sentido de melhorar a qualidade, a equidade a segurança e a eficiência no atendimento das grávidas e recém-nascidos”, adianta a proposta.

No documento, autarquia sublinha a “extrema importância” de requalificação daquele serviço que “almeja evidenciar-se ainda mais como uma referência na região Norte, no âmbito prestação de cuidados de saúde, em geral”.

O executivo municipal decidiu ainda, por unanimidade, adjudicar à empresa Predilethes, por 2,678.075,53 euros, a construção de um novo centro de saúde, na freguesia de Alvarães, na margem esquerda do rio Lima., para servir cerca de oito mil utentes.

“É uma boa proposta, inferior ao valor base do concurso público que era de cerca de três milhões de euros”, reforçou o presidente da câmara, Luís Nobre.

A autarquia adquiriu o terreno para a construção do equipamento, na envolvente do cemitério da freguesia.

Com um prazo de execução de 540 dias, a futura unidade, que vai servir o Vale do Neiva, foi avaliada em parceria com a ULSAM, concluindo-se que a Alvarães “reúne os requisitos técnicos essenciais para ter um centro de saúde”.

Atualmente, a freguesia conta com as instalações provisórias da extensão de saúde de Alvarães, instaladas em contentores que representam, por ano, um investimento de 50 mil euros.

“O centro de saúde não têm condições, daí esta solução dos contentores que também representam custos para o município”, sublinhou o socialista Luís Nobre.

A obra tem financiamento garantido do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

Em todas aquelas estruturas trabalham mais de 2.500 profissionais, dos quais cerca de 500 médicos e mais de 800 enfermeiros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Dezembro, 2025

Paredes de Coura aprova orçamento de 30 milhões de euros com foco em freguesias, educação e criação de emprego

O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.

Internacional 30 Dezembro, 2025

Estudante brasileira destaca experiência transformadora em mobilidade académica no Politécnico de Viana do Castelo

Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.

Regional 30 Dezembro, 2025

Junho de 2025 consagra Santa Luzia FC e afirma o desporto feminino em Viana do Castelo

O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.

Nacional 30 Dezembro, 2025

Centro Cultural de Viana do Castelo recebe New Year 2026 com noite de luxo e música internacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.

Cultura 30 Dezembro, 2025

Espetáculo “Maria do Amparo” assinala encerramento dos 85 anos do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo

O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.

Regional 30 Dezembro, 2025

Monte de São Silvestre volta a receber a tradicional romaria com a Bênção dos Animais

O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.

Regional 30 Dezembro, 2025

Maio de 2025 em Viana do Castelo marcado pelas Comemorações do Dia da Marinha

A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.