O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse estar a ser planeada, entre outras ações, a construção de várias bacias de retenção de água para mitigar o efeito das inundações causadas por fenómenos meteorológicos extremos.
O assunto foi levantado durante a reunião camarária pela vereadora do CDS-PP, Ilda Araújo Novo, na sequência da precipitação intensa que inundou diversas artérias, habitações e estabelecimentos comerciais da cidade.
No final da sessão, questionado pelos jornalistas, Luís Nobre garantiu que estão identificados os pontos críticos do concelho, apontando como exemplos a zona ribeirinha, as passagens inferiores e o litoral.
“Queremos criar várias bacias de retenção, por exemplo na encosta [do monte de Santa Luzia], para retardar a chegada ao espaço urbano. Queríamos fazê-las todas, em simultâneo, mas não temos recursos financeiros”, afirmou.
O autarca socialista pretende recorrer a financiamento comunitário para a sua execução, mas não especificou quanto e qual o montante do investimento, porque o planeamento das ações ainda estar em curso.
“Algumas das intervenções que estamos a planear, como a colocação de sensores para monitorizar o volume de água, são compagináveis com a nossa capacidade financeira, mas outras são estruturais e implicam investimentos significativos e necessitam de financiamento”, disse.
Luís Nobre apontou o parque empresarial de Lanheses como modelo para mitigar os efeitos de um elevado volume de precipitação.

“Com a criação de três bacias de retenção deixamos de ter inundações na parte mais baixa do parque, junto à área residencial, além de termos melhorado as passagens hidráulicas nas vias”, explicou.
Segundo o autarca socialista, o concelho “tem infraestruturas, quer em ambiente urbano, quer em algumas freguesias, em áreas com geografia acentuada que em momentos críticos, com níveis de pluviosidade muito grandes, não têm capacidade para travar velocidade da água e proteger quem está na base dessa topografia, como é o caso da cidade de Viana do Castelo”.
“A cidade, nem nenhuma cidade, está preparada para eventos extremos como o da semana passada (…) Um fenómeno de pluviosidade intensa durante 20 minutos provocou uma dificuldade como nunca tínhamos tido. Todas as ações físicas e de sensibilização são importantes para mitigar os efeitos destes eventos extremos”, frisou.
Luís Nobre adiantou que, “em breve, por representar um investimento menor”, o município vai “intervir nas infraestruturas junto à ponte Eiffel, com colocação de mecanismos hidráulicos com maior capacidade de resposta”.
“Não vai anular, em absoluto, a inundação daquela zona, mas vai reduzir o seu efeito da acumulação de água em eventos extremos como o da semana passada que impediu a circulação de pessoas e viaturas”, adiantou.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.
Valença vai receber 2026 com uma grande festa no Jardim Municipal, no próximo dia 31 de dezembro. A iniciativa “Valença – Olá 2026” terá música ao vivo, DJs e um espetáculo de fogo de artifício, oferecendo uma noite de convívio e animação para a população e visitantes.