Logo
Regional

Câmara de Viana do Castelo quer criar bacias de retenção para mitigar inundações

23 Janeiro, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse estar a ser planeada, entre outras ações, a construção de várias bacias de retenção de água para mitigar o efeito das inundações causadas por fenómenos meteorológicos extremos.

O assunto foi levantado durante a reunião camarária pela vereadora do CDS-PP, Ilda Araújo Novo, na sequência da precipitação intensa que inundou diversas artérias, habitações e estabelecimentos comerciais da cidade.

No final da sessão, questionado pelos jornalistas, Luís Nobre garantiu que estão identificados os pontos críticos do concelho, apontando como exemplos a zona ribeirinha, as passagens inferiores e o litoral.

“Queremos criar várias bacias de retenção, por exemplo na encosta [do monte de Santa Luzia], para retardar a chegada ao espaço urbano. Queríamos fazê-las todas, em simultâneo, mas não temos recursos financeiros”, afirmou.

O autarca socialista pretende recorrer a financiamento comunitário para a sua execução, mas não especificou quanto e qual o montante do investimento, porque o planeamento das ações ainda estar em curso.

“Algumas das intervenções que estamos a planear, como a colocação de sensores para monitorizar o volume de água, são compagináveis com a nossa capacidade financeira, mas outras são estruturais e implicam investimentos significativos e necessitam de financiamento”, disse.

Luís Nobre apontou o parque empresarial de Lanheses como modelo para mitigar os efeitos de um elevado volume de precipitação.

“Com a criação de três bacias de retenção deixamos de ter inundações na parte mais baixa do parque, junto à área residencial, além de termos melhorado as passagens hidráulicas nas vias”, explicou.

Segundo o autarca socialista, o concelho “tem infraestruturas, quer em ambiente urbano, quer em algumas freguesias, em áreas com geografia acentuada que em momentos críticos, com níveis de pluviosidade muito grandes, não têm capacidade para travar velocidade da água e proteger quem está na base dessa topografia, como é o caso da cidade de Viana do Castelo”.

“A cidade, nem nenhuma cidade, está preparada para eventos extremos como o da semana passada (…) Um fenómeno de pluviosidade intensa durante 20 minutos provocou uma dificuldade como nunca tínhamos tido. Todas as ações físicas e de sensibilização são importantes para mitigar os efeitos destes eventos extremos”, frisou.

Luís Nobre adiantou que, “em breve, por representar um investimento menor”, o município vai “intervir nas infraestruturas junto à ponte Eiffel, com colocação de mecanismos hidráulicos com maior capacidade de resposta”.

“Não vai anular, em absoluto, a inundação daquela zona, mas vai reduzir o seu efeito da acumulação de água em eventos extremos como o da semana passada que impediu a circulação de pessoas e viaturas”, adiantou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 6 Novembro, 2025

Joel Ricardo Santos apresenta “OVERBOOKING” em Esposende

O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.

Nacional 6 Novembro, 2025

Programa “Já Chegámos” ensina segurança rodoviária a alunos de Viana do Castelo

Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.

Desporto 6 Novembro, 2025

Árbitra valenciana Filipa Cunha nomeada para jogos internacionais

A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.

Cultura 6 Novembro, 2025

Governo cria grupo de trabalho após encerramento de várias salas de cinema em todo o país

A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.

Desporto 5 Novembro, 2025

Benfica perde frente ao Bayer Leverkusen e continua sem pontuar na Liga dos Campeões

O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.

Regional 5 Novembro, 2025

Câmara de Viana do Castelo arranca com novo ano letivo das Aulas de Português para Migrantes

A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.

Desporto 5 Novembro, 2025

Âncora Praia Futebol Clube já exibe novo relvado sintético

O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.