Logo
Regional

Câmara de Viana do Castelo ensinou português a 157 migrantes de 26 nacionalidades

1 Agosto, 2024 | 13:57
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, esta ano letivo, o ensino de português a 157 migrantes de 26 nacionalidades. Esta quarta-feira, a Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, marcou presença no piquenique de encerramento das aulas de português para migrantes, num momento de convívio que juntou professores, técnicos e alunos.

Para o piquenique, os alunos migrantes contribuíram para iguarias dos respetivos países, num convívio que teve também como objetivo agradecer o trabalho dos 10 professores voluntários que, ao longo do ano, lecionaram as aulas, de uma forma totalmente gratuita, numa perspetiva de integração através da língua.

Este ano, as aulas de português para migrantes contaram com a presença de 157 inscritos de 26 nacionalidades, destacando-se migrantes não só da União Europeia, como da Suécia, mas também dos Estados Unidos da América, Paquistão, Índia, Reino Unido, África do Sul, Chile, Venezuela, Ucrânia, Colômbia, Suíça, México, Rússia, Bolívia, entre outros.

Em breve, o Município vai abrir as vagas para o ano letivo 2024 / 2025. No âmbito das políticas locais de acolhimento e integração de migrantes, o Município de Viana do Castelo tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades com vista à promoção da coesão social e interculturalidade, das quais se destacam as aulas de língua portuguesa, ministradas semanalmente. Destinam-se a qualquer cidadão estrangeiro que pretenda aprender ou aperfeiçoar a língua portuguesa e conhecer Portugal e a sua cultura.

As aulas têm a duração de 2 horas semanais e funcionam durante o período escolar normal (de setembro a junho), com interrupção nas férias de Natal, Páscoa e Verão. 

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Julho, 2025

Realizador vianense Flávio Cruz conquista o Brasil com 10 prémios e o Grande Troféu do Festival

O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi o grande vencedor da  mais recente edição do Finisterra Brasil – Festival Internacional de Cinema de  Turismo, com 10 prémios atribuídos a três das suas obras, incluindo o Grande  Prémio do Festival. 

Regional 3 Julho, 2025

Biblioteca de Jardim convida à leitura ao ar livre em Valença

Desde o inicio do mês, Valença convida a mergulhar no prazer da leitura ao ar livre, com a abertura da Biblioteca de Jardim, instalada no Jardim Municipal. Este espaço estará em funcionamento diariamente, entre as 9h00 e as 18h00, até 31 de agosto.

Regional 3 Julho, 2025

GNR deteta 43 infrações por estacionamento irregular “às portas” da Lagoa da Esturranha

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Destacamento Territorial, realizou uma operação de fiscalização rodoviária na Estrada Nacional 305 (EN 305), nas imediações da Lagoa da Esturranha, no concelho de Viana do Castelo.

Regional 3 Julho, 2025

Secretário de Estado da Agricultura visita hoje a Feira do cavalo de Ponte de Lima

O Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, é o convidado de honra para a abertura oficial da XVII Feira do Cavalo de Ponte de Lima.

Regional 3 Julho, 2025

Feijão Tarreste é o ingrediente estrela do Concurso Gastronómico da Escola Superior Agrária do IPVC

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo promove a 17 de julho o 27.º Concurso Gastronómico, dedicado, este ano, ao feijão tarreste, um produto agrícola local com forte ligação à tradição alimentar da região.

Nacional 3 Julho, 2025

AIMA abre vagas para agendar prorrogação de vistos expirados

A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) abriu no seu site um espaço para "agendamento de prorrogação de vistos".

Desporto 3 Julho, 2025

Diogo Jota e o irmão morrem em acidente de viação em Espanha

Diogo Jota morreu esta madrugada num acidente de viação em Espanha, em Zamora, avança o jornal Record. O irmão do avançado do Liverpool, que seguia na viatura, também acabou por não resistir, apurou a CMTV. Os dois estavam a regressar a Portugal.