A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, em reunião ordinária do executivo municipal, um apoio total de 38.970,78 euros ao abrigo do programa de descentralização cultural nas freguesias do concelho.
Na apresentação da proposta, o vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura, Manuel Vitorino explicou que o Plano de Atividades e Orçamento para 2023 contempla a aposta numa oferta cultural diversificada, com uma programação que associa formas de expressão tradicionais com outras mais contemporâneas.
Neste âmbito, é contemplada a criação dum programa de descentralização cultural nas freguesias do concelho, através de iniciativas promovidas pelo Município e de propostas apresentadas pelos diversos agentes culturais do concelho.
Para “permitir operacionalizar esta medida” a maioria propôs hoje a aprovação de um apoio total de 38.970,78 a distribuir por várias entidades e Juntas de Freguesias.
A Comissão de Festas de Santa Cruz de Alvarães vai receber 150 euros pela realização da Viagem no Tempo, que decorreu entre os dias 22 e 24 de setembro, ao Grupo de Danças e Cantares de Vila Nova de Anha foi atribuído um apoio de 700 euros pela organização da exposição do 40º aniversário do Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo, que esteve patente entre os dias 15 e 30 de julho.
A Junta de Freguesia de Outeiro é contemplada com 6.641,50 euros para apoio á despesa com a realização do 10º Arraial Gastronómico das Freguesias de Outeiro e Perre e a Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo vai receber cinco mil euros para suportar despesas com a inscrição da Vela Votiva no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Já o Secretariado Litúrgico da Diocese de Viana do Castelo recebe 15 mil euros pela terceira edição do ciclo de órgão que começou a 30 de setembro e termina a 21 de outubro. À União de Freguesias de Torre e Vila Mou foi atribuída a verba de 2.325,00 euros pelas Jornadas “Verão em União”.
A proposta foi aprovada por unanimidade.
O executivo municipal aprovou em reunião ordinária, quatro propostas que ascendem a mais de 200 mil euros para as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, no âmbito de Apoios à Construção e Requalificação de Equipamentos, Apoios à Mobilidade, Segurança Rodoviária e Material Circulante, Requalificação Urbana/Centros Cívicos e ainda apoio a um projeto de Junta de Freguesia.
O Norte de Portugal e a Galiza, em Espanha, lançaram o programa transfronteiriço Iqual Campus, que tem por objetivo uma “inclusão efetiva e generalizada” da igualdade de género em todas as atividades profissionais, através da aposta na formação.
O navio Nissos Rhenia, com bandeira das ilhas Marshall, que transporta mais de 150 mil litros de gasóleo, está a ser reparado ao largo de Viana do Castelo, anunciaram a Autoridade Marítima e a Marinha.
A Unidade de Saúde Familiar da Foz do Lima entra hoje em funcionamento. Com esta medida, a ULSAM passa a garantir médico de família a todos os utentes do Centro de Saúde de Darque.
Depois da vitória (1-0) no derby frente ao Atlético dos Arcos no último fim de semana, o Sport Clube Vianense goleou (0-4) este domingo o Dumiense em jogo da 8ª jornada do Campeonato de Portugal. Samate (1), Tiago Antunes (1) e Diarra (2) marcaram os golos da equipa de Viana do Castelo.
Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 8ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (1-0) do Correlhã frente ao Castelense.
O Santa Luzia Futebol Clube deslocou-se, no sábado ao Pavilhão João Rocha em Lisboa, para defrontar o Sporting Clube de Portugal em jogo referente à 6ª jornada Liga Feminina Placard Futsal. A equipa vianense venceu (1-2) com golos de Carina Santos e Angélia Silva.