Logo
Regional

Câmara de Viana avança com a “Rede de Desfibrilhação Automática Externa Municipal”

22 Agosto, 2023 | 12:11
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a avançar com o Projeto + Vida, que vai promover a instalação de uma Rede de Desfibrilhação Automática Externa Municipal que assume o compromisso de salvar vidas e melhorar a cadeia de sobrevivência no concelho.

O DAE – Desfibrilhador Automático Externo semiautomático terá de ser fixado em cabine própria, em local de fácil acesso, com boa visibilidade e que possibilite aceder a qualquer espaço do edifício a menos de 3 minutos.

Numa primeira fase, esta proposta prevê a colocação de 22 DAE’s nos equipamentos municipais, mas em 2024 a autarquia quer ter um desfibrilhador automático em cada freguesia do concelho. Para a implementação do projeto, o município avança com a formação de 220 operadores de DAE.

O público-alvo deste projeto é a população em geral, os praticantes de atividade desportiva, os alunos, docentes e não docentes das escolas do concelho.

Tem como objetivos proporcionar meios à população que promovam a “Cadeia de Sobrevivência”; promover a desfibrilhação em tempo útil; implementar DAE’s em locais estratégicos do concelho; formar Operadores de DAE (ODAE); informar a comunidade da existência de DAE’s no concelho; e sensibilizar a população para a correta ativação do socorro.

Assim, nesta primeira fase, os desfibrilhadores serão instalados em 22 espaços, entre Centro Cultural de Viana do Castelo, Centro de Canoagem, Centro de Remo, Centro de Vela, Estádio Manuela Machado, Pavilhão Municipal Nicolau Veríssimo, Pavilhão EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, Pavilhão Municipal de Santa Marta de Portuzelo, Pavilhão Municipal do Atlântico, Pavilhão Municipal David Freitas, Pavilhão Municipal José Natário e Mestre Luís Braga, Pavilhão Municipal de Monte da Ola, Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, Piscina Municipal de Barroselas, Piscina Municipal do Atlântico, Piscina Municipal Frederico Pinheiro , Pavilhão Escola Básica e Secundária de Barroselas, Pavilhão EB 2,3 Carteado Mena – Darque, Pavilhão Escola Básica de Foz do Neiva – Castelo Neiva, Pavilhão Escola Secundária de Monserrate, Pavilhão Escola Secundária de Santa Maria Maior e Pavilhão Escola EB 2,3 de Viana do Castelo – Abelheira.

Ficarão, pois, abrangidas na primeira fase a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Darque, Santa Marta de Portuzelo, Afife, Vila Nova de Anha, Barroselas e Castelo do Neiva.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.