A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária de executivo, uma proposta de atribuição de cinco subsídios a instituições resultantes dos protocolos com as empresas proprietárias de contentores de roupa.
De acordo com a proposta apresentada pela Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, os subsídios, que ascendem a um valor global de 14.250 euros, vão reverter a favor de instituições de cariz social.
Os protocolos assinados com as empresas Sarah Trading, Ultriplo e Wippytex para a colocação dos contentores permitem a entrega de apoios monetários
à Associação dos Reformados e Pensionistas do Distrito de Viana do Castelo, Centro Paroquial e Social de Barroselas, Centro Social e Paroquial Nossa Senhora de Fátima, Resgate Adoção Animal – Associação e Associação Gatos de Ninguém.
Recorde-se que o Município de Viana do Castelo tem protocolado com três empresas a colocação de contentores de recolha de roupa usada, contentores estes que se encontram distribuídos pelo concelho vianense. Estes equipamentos permitem que cada cidadão possa depositar o seu vestuário usado, promovendo o desvio de resíduos para aterro.
Serão, assim, atribuídos, 3.400 euros à Associação dos Reformados e Pensionistas do Distrito de Viana do Castelo, 2.800 euros ao Centro Paroquial e Social de Barroselas, 4.000 euros ao Centro Social e Paroquial Nossa Senhora de Fátima, 3.000 euros à Resgate Adoção Animal – Associação e 1.000 euros à Associação Gatos de Ninguém.
Estes protocolos, em vigor desde 2015, têm por objetivo promover o reforço da cooperação social entre as entidades e desenvolver mecanismos de cooperação que tornem possível e promovam a participação conjunta em atividades de caráter social e de emergência. Ao todo, são cem contentores que servem para posterior entrega a instituições de solidariedade social, sendo que, por cada tonelada recolhida, é doada à autarquia uma quantia que visa o desenvolvimento de novos projetos de cariz social/ambiental.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.