A Câmara de Ponte de Lima lançou hoje uma hasta pública para vender 29 animais de raças autóctones da Quinta de Pentieiros, pelo preço base de 1.560 euros, para controlar o número de efetivos naquela estrutura.
O anúncio, hoje publicado em Diário da República (DR) integra dois lotes, sendo que o primeiro, com o valor base 1.260 euros, inclui 11 anhos de raça bordaleira de Entre Douro e Minho, três cabritos da raça Bravia, duas cabras refugo da raça Bravia, 11 ovelhas refugo da raça bordaleira de Entre Douro e Minho e, uma ovelha refugo da raça Churra do Minho”.
No segundo lote, há um suíno da raça Bísara à venda por 300 euros.
O vereador do Ambiente e Espaços Verdes, Gonçalo Rodrigues explicou que a alienação é feita “sempre que o número de animais excede a capacidade das instalações da Quinta de Pentieiros e levanta problemas de pressão nas pastagens”.
O responsável da Câmara de Ponte de Lima, explicou que o valor base da hasta pública é definido após consulta ao mercado agropecuário.
Os interessados na compra dos animais devem apresentar propostas até 10 de março e estão obrigados a mantê-las durante 30 dias a contar do termo daquela data.
A Quinta de Pentieiros integra a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, criada em 2000, quando José Sócrates era ministro do Ambiente.
A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos está situada no sopé da Serra d´Arga, numa zona que inclui duas lagoas, várias linhas de água, como o rio Estorãos, áreas agrícolas e áreas florestais.
A Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos estende-se ao longo de 350 hectares em território do concelho de Ponte de Lima, incluindo cerca de 22 quilómetros de percursos pedestres que permitem usufruir de paisagens diversas, típicas das zonas húmidas e rurais.
A Área Protegida integra equipamentos vocacionados para a interpretação do património, como um centro de interpretação ambiental, rede de percursos pedestres, rotas histórico-culturais. Já a quinta de Pentieiros, dispõe de parque de campismo e caravanismo de três estrelas, albergue (antigas cavalariças da quinta), ‘bungalows’ (unidades de alojamento complementares ao parque de campismo), centro de acolhimento, quinta pedagógica, parque florestal, casa de campo e, a casa dos vigilantes, entre outros.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.