A Câmara de Ponte de Lima lançou hoje uma hasta pública para vender 29 animais de raças autóctones da Quinta de Pentieiros, pelo preço base de 1.560 euros, para controlar o número de efetivos naquela estrutura.
O anúncio, hoje publicado em Diário da República (DR) integra dois lotes, sendo que o primeiro, com o valor base 1.260 euros, inclui 11 anhos de raça bordaleira de Entre Douro e Minho, três cabritos da raça Bravia, duas cabras refugo da raça Bravia, 11 ovelhas refugo da raça bordaleira de Entre Douro e Minho e, uma ovelha refugo da raça Churra do Minho”.
No segundo lote, há um suíno da raça Bísara à venda por 300 euros.
O vereador do Ambiente e Espaços Verdes, Gonçalo Rodrigues explicou que a alienação é feita “sempre que o número de animais excede a capacidade das instalações da Quinta de Pentieiros e levanta problemas de pressão nas pastagens”.
O responsável da Câmara de Ponte de Lima, explicou que o valor base da hasta pública é definido após consulta ao mercado agropecuário.
Os interessados na compra dos animais devem apresentar propostas até 10 de março e estão obrigados a mantê-las durante 30 dias a contar do termo daquela data.
A Quinta de Pentieiros integra a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, criada em 2000, quando José Sócrates era ministro do Ambiente.
A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos está situada no sopé da Serra d´Arga, numa zona que inclui duas lagoas, várias linhas de água, como o rio Estorãos, áreas agrícolas e áreas florestais.
A Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos estende-se ao longo de 350 hectares em território do concelho de Ponte de Lima, incluindo cerca de 22 quilómetros de percursos pedestres que permitem usufruir de paisagens diversas, típicas das zonas húmidas e rurais.
A Área Protegida integra equipamentos vocacionados para a interpretação do património, como um centro de interpretação ambiental, rede de percursos pedestres, rotas histórico-culturais. Já a quinta de Pentieiros, dispõe de parque de campismo e caravanismo de três estrelas, albergue (antigas cavalariças da quinta), ‘bungalows’ (unidades de alojamento complementares ao parque de campismo), centro de acolhimento, quinta pedagógica, parque florestal, casa de campo e, a casa dos vigilantes, entre outros.
O Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST), em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, traz a Viana do Castelo o Projeto “Física Sobre Rodas” no próximo dia 18 de Julho, com exposições do Circo da Física, das 14h00 às 19h00, e observações astronómicas, das 21h30 à 01h00, no Anfiteatro do Largo João Tomás da Costa.
Mais de 30 mil euros vão ser investidos na beneficiação da rede viária da Freguesia de Sampriz. O acordo foi formalizado entre o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, e o Presidente da Junta, Augusto Calheiros, e visa criar melhores condições de circulação e segurança na via pública, respondendo a uma necessidade sentida pela população local.
Conforme prometido no meu artigo anterior, hoje falarei da estratégia para se combater este ataque sistemático que é feito à imprensa regional, desde que somos uma democracia plena de direitos, ou melhor dizendo, desde o 25 de abril de 1974.
Vila Nova de Cerveira é um dos poucos municípios portugueses com crescimento demográfico sustentado e projeções otimistas para as próximas três décadas. Em apenas três anos, a população aumentou cerca de 500 habitantes, além de se assistir a um rejuvenescimento da população em idade ativa e de uma significativa recuperação do índice de potencialidade.
No mês passado, o sol foi muito benéfico para o Navio Gil Eannes. O Museu bateu um novo recorde. Este foi de facto o melhor mês de junho de sempre em termos de visitas e receitas, tendo resultado num excelente contributo para as obras de manutenção que têm decorrido a bordo.
O Pavilhão Municipal de Valença acolheu o futuro do basquetebol português, ao receber os estágios das Selecções Nacionais Sub-15 Feminina e Masculina.
O Município de Ponte da Barca apresentou publicamente o Barca Jovem 2025, numa cerimónia que decorreu na belíssima Praia Fluvial do rio Lima. A iniciativa, que se realiza entre os dias 12 e 16 de agosto, além de um evento de verão é um compromisso do município com uma juventude ativa, criativa e ligada ao território.