A Câmara de Ponte de Lima lançou hoje uma hasta pública para vender 29 animais de raças autóctones da Quinta de Pentieiros, pelo preço base de 1.560 euros, para controlar o número de efetivos naquela estrutura.
O anúncio, hoje publicado em Diário da República (DR) integra dois lotes, sendo que o primeiro, com o valor base 1.260 euros, inclui 11 anhos de raça bordaleira de Entre Douro e Minho, três cabritos da raça Bravia, duas cabras refugo da raça Bravia, 11 ovelhas refugo da raça bordaleira de Entre Douro e Minho e, uma ovelha refugo da raça Churra do Minho”.
No segundo lote, há um suíno da raça Bísara à venda por 300 euros.
O vereador do Ambiente e Espaços Verdes, Gonçalo Rodrigues explicou que a alienação é feita “sempre que o número de animais excede a capacidade das instalações da Quinta de Pentieiros e levanta problemas de pressão nas pastagens”.
O responsável da Câmara de Ponte de Lima, explicou que o valor base da hasta pública é definido após consulta ao mercado agropecuário.
Os interessados na compra dos animais devem apresentar propostas até 10 de março e estão obrigados a mantê-las durante 30 dias a contar do termo daquela data.
A Quinta de Pentieiros integra a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, criada em 2000, quando José Sócrates era ministro do Ambiente.
A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos está situada no sopé da Serra d´Arga, numa zona que inclui duas lagoas, várias linhas de água, como o rio Estorãos, áreas agrícolas e áreas florestais.
A Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos estende-se ao longo de 350 hectares em território do concelho de Ponte de Lima, incluindo cerca de 22 quilómetros de percursos pedestres que permitem usufruir de paisagens diversas, típicas das zonas húmidas e rurais.
A Área Protegida integra equipamentos vocacionados para a interpretação do património, como um centro de interpretação ambiental, rede de percursos pedestres, rotas histórico-culturais. Já a quinta de Pentieiros, dispõe de parque de campismo e caravanismo de três estrelas, albergue (antigas cavalariças da quinta), ‘bungalows’ (unidades de alojamento complementares ao parque de campismo), centro de acolhimento, quinta pedagógica, parque florestal, casa de campo e, a casa dos vigilantes, entre outros.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.