Logo
Regional

Câmara de Ponte de Lima vai vender 29 animais da Quinta de Pentieiros

25 Fevereiro, 2025 | 12:30
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Câmara de Ponte de Lima lançou hoje uma hasta pública para vender 29 animais de raças autóctones da Quinta de Pentieiros, pelo preço base de 1.560 euros, para controlar o número de efetivos naquela estrutura.

O anúncio, hoje publicado em Diário da República (DR) integra dois lotes, sendo que o primeiro, com o valor base 1.260 euros, inclui 11 anhos de raça bordaleira de Entre Douro e Minho, três cabritos da raça Bravia, duas cabras refugo da raça Bravia, 11 ovelhas refugo da raça bordaleira de Entre Douro e Minho e, uma ovelha refugo da raça Churra do Minho”.

No segundo lote, há um suíno da raça Bísara à venda por 300 euros.

O vereador do Ambiente e Espaços Verdes, Gonçalo Rodrigues explicou que a alienação é feita “sempre que o número de animais excede a capacidade das instalações da Quinta de Pentieiros e levanta problemas de pressão nas pastagens”.

O responsável da Câmara de Ponte de Lima, explicou que o valor base da hasta pública é definido após consulta ao mercado agropecuário.

Os interessados na compra dos animais devem apresentar propostas até 10 de março e estão obrigados a mantê-las durante 30 dias a contar do termo daquela data.

A Quinta de Pentieiros integra a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, criada em 2000, quando José Sócrates era ministro do Ambiente.

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos está situada no sopé da Serra d´Arga, numa zona que inclui duas lagoas, várias linhas de água, como o rio Estorãos, áreas agrícolas e áreas florestais.

A Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos estende-se ao longo de 350 hectares em território do concelho de Ponte de Lima, incluindo cerca de 22 quilómetros de percursos pedestres que permitem usufruir de paisagens diversas, típicas das zonas húmidas e rurais.

A Área Protegida integra equipamentos vocacionados para a interpretação do património, como um centro de interpretação ambiental, rede de percursos pedestres, rotas histórico-culturais. Já a quinta de Pentieiros, dispõe de parque de campismo e caravanismo de três estrelas, albergue (antigas cavalariças da quinta), ‘bungalows’ (unidades de alojamento complementares ao parque de campismo), centro de acolhimento, quinta pedagógica, parque florestal, casa de campo e, a casa dos vigilantes, entre outros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Fevereiro, 2026

Mau tempo trava pesca da lampreia no Minho

As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.

Regional 10 Fevereiro, 2026

Deslizamento de terras provoca sete desalojados em Ponte da Barca

Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo acolhe VII Convenção do Mercado das Viagens sob o lema “Rumo ao Futuro”

Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Residente de Chafé doa cerca de 500 telhas para apoiar zonas afetadas pelo mau tempo

Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.

Regional 10 Fevereiro, 2026

GNR deteve 18 pessoas e registou 54 acidentes na última semana no distrito de Viana do Castelo

O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Valença realoja 34 moradores por risco de cheia do rio Minho

Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Chuva forte mantém Norte e Centro sob aviso laranja esta terça-feira

Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.