Logo
Regional

Câmara de Caminha preocupada com dificuldades no acesso fluvial à Galiza

1 Agosto, 2023 | 17:31
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Câmara de Caminha está preocupada que o assoreamento do rio Minho dificulte ou impeça a ligação por ferryboat à Galiza, mesmo aquando da conclusão da obra no cais galego do município de A Guarda, revelou hoje o autarca.

“Defendemos uma ligação regular e permanente por via fluvial e, até hoje de manhã, não tinha recebido qualquer indicação de quando estará concluída a obra no cais do lado de Espanha. Desde a pandemia covid-19 que o ferryboat não voltou a circular e, nestes anos de paragem, o rio ficou completamente assoreado, o que impede a circulação de um barco da dimensão do Santa Rita de Cássia”, alertou Rui Lages.

O presidente da Câmara de Caminha e o município de A Guarda afirmaram desconhecer a data prevista para a conclusão da obra para repor a segurança no cais galego do ferry Santa Rita de Cássia, uma empreitada a cargo da Portos da Galiza.

De acordo com Rui Lages, a questão é que, mesmo com a obra concluída, o rio está demasiado assoreado para permitir a navegação.

Rui Lages notou ainda que o assoreamento naquela zona do rio Minho não é um problema exclusivo desta autarquia, dizendo também respeito ao município galego de A Guarda e aos Estados português e espanhol, uma vez que se trata de um rio internacional.

Trata-se, explicou, “de um primeiro passo para saber qual a quantidade de areia que será preciso retirar do rio”, faltando depois perceber “que entidade pode fazer a dragagem, quais as autorizações necessárias e o financiamento disponível”.

O autarca tem defendido a substituição da atual embarcação, “com cerca de 30 anos”, por um novo veículo elétrico. “A época de verão era sempre de maior afluência na ligação por ferryboat. Entendemos que este transporte deve ser uma prioridade”, frisou.

O município de A Guarda indicou, através do gabinete de imprensa, saber que os trabalhos de reparação do cais estão a ser realizados, sem conseguir adiantar mais informação.

O município diz não ter indicações quanto à conclusão da empreitada, porque “as obras de reparação do cais dos ferryboat de A Guarda são da responsabilidade da entidade dos Portos da Galiza”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 18 Dezembro, 2025

Portugal conquista mais 800 toneladas de bacalhau para 2026

Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima aumenta apoios às freguesias em 25%

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.

Regional 18 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal em Viana do Castelo foi cancelado

O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.

Nacional 18 Dezembro, 2025

Câmara de Caminha pede ao Governo estação salva-vidas após recentes naufrágios

A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Embarcação de pesca que naufragou ao largo de Aveiro já se tinha afundado em 2005

A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.

Regional 18 Dezembro, 2025

Mercado de Viana do Castelo altera horários durante a época natalícia

O mercado da cidade vai funcionar com horários especiais durante a época natalícia. De acordo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, mantendo-se aberto nos dias 24 e 31 de dezembro, entre as 7h30 e as 17h00.

Desporto 18 Dezembro, 2025

Corrida São Silvestre de Viana do Castelo bate recorde com 3.000 inscritos

Viana do Castelo vai receber, a 27 de dezembro, a 12.ª edição da São Silvestre de Viana CLS Brands, que atingiu um recorde histórico de 3.000 participantes.