A Câmara Municipal de Caminha lamenta profundamente a morte do Professor António Jorge Simões Dantas, ocorrida na quinta-feira, e endereça à família, ao Jucaminha, assim como aos atletas e amigos e às instituições a que se dedicou ao longo da sua vida, sentidos pêsames. Esta é uma perda enorme, que deixa mais pobre o desporto e que toca a comunidade caminhense de forma severa.
“Hoje é um dia triste para o concelho de Caminha e para o nosso desporto. Inesperadamente, de forma brutal, sofremos um murro no estômago: o Professor Jorge Dantas deixou-nos prematuramente. Em meu nome, em nome do Município, quero exprimir sentido pesar. O Jorge Dantas deu-nos tanto e tinha tanto ainda para dar”, refere o Presidente da Câmara, Rui Lages, recordando que na primeira edição da Gala do Desporto do Município de Caminha, em 2019, Jorge Dantas foi agraciado com um merecido Troféu na categoria Treinador do Ano.
Subdiretor da Escola de Lazer e Desporto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Jorge Dantas era professor de Ginástica no Jucaminha. Entusiasta, empenhado, colocou todo o seu saber, toda a sua alegria, ao serviço dos jovens, dos atletas, que inspirou com o seu exemplo.
Formado em Educação Física, pela Universidade Técnica de Lisboa, e com mestrado em Estudos da Criança, Especialidade de Educação Física e Lazer, pela Universidade do Minho, o Professor Jorge Dantas tinha um sorriso fácil e amigo. Vamos sentir muito a sua falta e a melhor forma de o homenagear será seguir o seu exemplo, o que sempre defendeu: a prática de desporto, de forma saudável e com alegria.
Até sempre Professor!
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.