A Câmara Municipal de Caminha lamenta profundamente a morte do Professor António Jorge Simões Dantas, ocorrida na quinta-feira, e endereça à família, ao Jucaminha, assim como aos atletas e amigos e às instituições a que se dedicou ao longo da sua vida, sentidos pêsames. Esta é uma perda enorme, que deixa mais pobre o desporto e que toca a comunidade caminhense de forma severa.
“Hoje é um dia triste para o concelho de Caminha e para o nosso desporto. Inesperadamente, de forma brutal, sofremos um murro no estômago: o Professor Jorge Dantas deixou-nos prematuramente. Em meu nome, em nome do Município, quero exprimir sentido pesar. O Jorge Dantas deu-nos tanto e tinha tanto ainda para dar”, refere o Presidente da Câmara, Rui Lages, recordando que na primeira edição da Gala do Desporto do Município de Caminha, em 2019, Jorge Dantas foi agraciado com um merecido Troféu na categoria Treinador do Ano.
Subdiretor da Escola de Lazer e Desporto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Jorge Dantas era professor de Ginástica no Jucaminha. Entusiasta, empenhado, colocou todo o seu saber, toda a sua alegria, ao serviço dos jovens, dos atletas, que inspirou com o seu exemplo.
Formado em Educação Física, pela Universidade Técnica de Lisboa, e com mestrado em Estudos da Criança, Especialidade de Educação Física e Lazer, pela Universidade do Minho, o Professor Jorge Dantas tinha um sorriso fácil e amigo. Vamos sentir muito a sua falta e a melhor forma de o homenagear será seguir o seu exemplo, o que sempre defendeu: a prática de desporto, de forma saudável e com alegria.
Até sempre Professor!
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.