A Câmara de Caminha aprovou a adjudicação da obra de requalificação e ampliação do Centro de Saúde por mais de 1,5 milhões de euros.
A proposta da maioria socialista diz respeito ao Centro de Saúde de Caminha (o concelho tem mais um centro de saúde, em Vila Praia de Âncora) e foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo.
De acordo com aquela autarquia, o júri do concurso “definiu a proposta mais vantajosa para o município, no valor de 1,49 milhões de euros acrescido de IVA à taxa legal de 6%”.
O anúncio do concurso publicado em Diário da República, estipulava o prazo de execução da empreitada em oito meses.
Em março, a Câmara de Caminha aprovou o lançamento de um segundo concurso público para a requalificação do Centro de Saúde de Caminha pelo preço base de 1,49 milhões de euros, depois de o primeiro procedimento ter ficado deserto.
A proposta de revogação do concurso anterior, com um preço base 1,19 milhões de euros, e a de lançamento de um segundo procedimento com uma majoração de 25% foram aprovadas por unanimidade na reunião de câmara.
Na mesma sessão de março, o executivo aprovou a proposta de adjudicação da obra de requalificação do Centro de Saúde de Vila Praia de Âncora, por cerca de 650 mil euros.
Em janeiro, a autarquia tinha aprovado lançar um concurso público com dois lotes para requalificar os dois centros de saúde pelo valor global de 1,97 milhões de euros.
Em 2024, o município garantiu o financiamento de dois milhões de euros para a requalificação dos centros de saúde, integrados na Unidade de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.