Logo
Regional

Calendário Inapa 2024 integra ilustração de aluno do IPVC

15 Março, 2024 | 17:45
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O estudante William Andrade Lucena, do Curso Técnico Superior Profissional de Ilustração e Produção Gráfica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), foi o vencedor do mês de março, com a ilustração “Esgrima” para o Calendário Inapa 2024, com o tema dos Jogos Olímpicos que este ano se realizam em Paris.

Nesta edição, os estudantes do CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica da ESE, foram convidados a participar com mais 12 politécnicos e universidades de Portugal e Espanha, no desenvolvimento das propostas de ilustração para o Calendário Inapa. Para a realização deste projeto, foram avaliados os trabalhos de mais de 500 alunos a nível ibérico, que apresentaram propostas para os 12 temas de modalidades olímpicas ilustradas em cada mês e capa do calendário “Inapa Olympic Games”.

O Calendário Inapa é um projeto desenvolvido na unidade curricular de Produção Gráfica, acompanhado e orientado pelo docente Sérgio Dias da ESE. Para este projeto, os alunos do curso de Ilustração e Produção Gráfica receberam formação em parceria com a Inapa na área gráfica: papel, tipos de impressão e acabamentos. Cada aluno apresentou a sua proposta argumentando a sua criatividade, o papel e a técnica de impressão escolhidos.

O Grupo Inapa é uma das empresas líder na distribuição de papel na Europa e produtos para as artes gráficas, embalagens e comunicação visual. A parceria entre o CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica e a Inapa, pretende proporcionar uma maior ligação dos estudantes à indústria gráfica, promovendo não só a criatividade, mas também uma adaptação ao formato e técnica de impressão para dar um resultado de produção de alta qualidade.

A seleção final dos trabalhos é feita por um júri de uma das agências criativas a nível internacional, como é o caso da Unlock, em 2024, que escolhe os que considera de melhor qualidade em cada instituição de ensino. Todos os anos são produzidos e distribuídos 4000 exemplares na Península Ibérica, utilizando as mais diversas técnicas de impressão e papéis, divulgando a criatividade dos estudantes ao longo do ano.

Na edição 2023 do Calendário Inapa “Desenhando Fantasias”, em que o IPVC participou pela primeira vez, foi também selecionada a estudante Patrícia Ribeiro, do CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica da ESE, com a ilustração “Sinalização Viscom na Fábrica de Chocolate”.

Este ano, a Inapa promove uma nova formação e apresentação do briefing para o Calendário Inapa 2025, aos alunos da unidade curricular de Produção Gráfica na ESE.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 21 Julho, 2024

Politécnico de Viana do Castelo com avaliação máxima

O Politécnico de Viana do Castelo acaba de receber a acreditação máxima por parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), válida por um período de seis anos, o máximo legalmente possível, e sem restrições.

Desporto 21 Julho, 2024

Jovem limiano reforça equipa masculina de sub-19 do Sporting

Limiano Rodrigo Quintiães, de 17 anos, é o novo reforço da equipa de Sub-19 do Sporting Clube de Portugal.

Cultura 21 Julho, 2024

Feira do Livro de Ponte de Lima termina hoje

A XVIII Feira do Livro de Ponte de Lima, a decorrer na Expolima, termina hoje.

Música 20 Julho, 2024

Banda vianense estreia-se na Casa da Música

A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.

Desporto 20 Julho, 2024

Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e Hélio Lucas com mural de Arte Urbana

O Município de Ponte de Lima promoveu a execução de um mural de Arte Urbana em homenagem a Fernando Pimenta e Hélio Lucas, num dos pilares da Ponte Nossa Senhora da Guia.

Nacional 20 Julho, 2024

Tribunal decreta serviços mínimos para greve na CP dias 22 e 24 de julho

O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos de 20% para a greve na CP - Comboios de Portugal, convocada por vários sindicatos, entre as 00h00 e as 24h00 dos dias 22 e 24 de julho.

Regional 20 Julho, 2024

Mulher de 30 anos residente em Mazarefes foi detida pela PSP por suspeitas dos crimes de burla

Uma mulher de 30 anos, desempregada, residente na freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, foi detida pela PSP, na sexta-feira, por suspeitas dos crimes de burla, furto, abuso de confiança, abuso de cartão de garantia ou dados de pagamento e falsidade informática.