O café mais antigo de Viana do Castelo em actividade até hoje, celebra 70 anos. Desde 1955, o Café Sport, localizado no centro histórico de Viana do Castelo, tem o privilégio de fazer parte da vida de várias gerações de vianenses e de todos os que continuam a frequentar o mítico espaço.
“São décadas de dedicação e de partilhas à mesa. Nada disto seria possível sem os nossos clientes e amigos e a todos os colaboradores, que nos acompanham e tornam esta jornada ainda mais especial. A todos os que fazem parte desta história, o nosso muito obrigado”, agradece a gerencia do estabelecimento, numa nota enviada à Viana TV.
Em 8 de abril 1955 o Café Sport viria a ser adquirido por uma conceituada figura de Viana, José Enes Gonçalves Natário, que aos 22 anos passa a gerir o estabelecimento. O seu dinamismo empresarial, aliado ao seu papel enquanto desportista, dirigente associativo e benemérito, seria fundamental para garantir o sucesso e a vitalidade do espaço.
Começou por instalar um salão de jogos no espaço e só mais tarde se converteria em exclusivo às funções de restaurante. Em 2015 passou o negócio aos netos Rui e Pedro Natário, que continuaram a modernização do local sem esquecer os seus valores e memórias de um espaço distinguido como Instituição de Mérito pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Para conhecer um pouco da história do Café Sport, é só consultar o livro “Acontecimentos que Viana Sentiu” da autoria de António de Carvalho.
“…Este histórico estabelecimento que no longínquo ano de 1879, já era considerado o café mais antigo de Viana, tinha à frente António Cardielos que o apelidou de Café Restaurante Europa. Foi ali que aquele homem de negócios prosperou e ganhou dinheiro para mandar construir de raiz o Hotel Europa, no gaveto das ruas da Picota e Manuel Espregueira, em funcionamento a partir de 1885, até à segunda década do século, substituído depois pelo edifício do Banco de Portugal, a servir actualmente de Museu do Trajo.
Mais tarde, aquele café pioneiro pertenceu a João Bento Correia de Almeida, até que foi tomado por José Gonçalves de Carvalho e então ficou a ser conhecido pela designação de ”Café do Zé”. Tinha bons bilhares. Era tido como ponto de reunião de democratas e ai pontificaram durante anos, personalidades como Salvato Feijó.
Por 1949, depois de ter passado por várias gerências, ficou na posse do respeitado e empreendedor empresário de panificação Joaquim Alves que, introduzindo-lhe grandes obras de remodelação passou a denominá-lo Café Sport.
Finalmente, em 8 de Abril de 1955, foi adquirido por uma conceituada figura que Viana bem conhece e já muito deve, não só pelo seu dinamismo empresarial, como também por se ter evidenciado, primeiro como desportista, depois como empenhado dirigente associativo e posteriormente, como apaixonado e benemérito promotor dos clubes desportivos mais representativos da cidade – Zé Natário”.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.