O café mais antigo de Viana do Castelo em actividade até hoje, celebra 70 anos. Desde 1955, o Café Sport, localizado no centro histórico de Viana do Castelo, tem o privilégio de fazer parte da vida de várias gerações de vianenses e de todos os que continuam a frequentar o mítico espaço.
“São décadas de dedicação e de partilhas à mesa. Nada disto seria possível sem os nossos clientes e amigos e a todos os colaboradores, que nos acompanham e tornam esta jornada ainda mais especial. A todos os que fazem parte desta história, o nosso muito obrigado”, agradece a gerencia do estabelecimento, numa nota enviada à Viana TV.
Em 8 de abril 1955 o Café Sport viria a ser adquirido por uma conceituada figura de Viana, José Enes Gonçalves Natário, que aos 22 anos passa a gerir o estabelecimento. O seu dinamismo empresarial, aliado ao seu papel enquanto desportista, dirigente associativo e benemérito, seria fundamental para garantir o sucesso e a vitalidade do espaço.
Começou por instalar um salão de jogos no espaço e só mais tarde se converteria em exclusivo às funções de restaurante. Em 2015 passou o negócio aos netos Rui e Pedro Natário, que continuaram a modernização do local sem esquecer os seus valores e memórias de um espaço distinguido como Instituição de Mérito pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Para conhecer um pouco da história do Café Sport, é só consultar o livro “Acontecimentos que Viana Sentiu” da autoria de António de Carvalho.
“…Este histórico estabelecimento que no longínquo ano de 1879, já era considerado o café mais antigo de Viana, tinha à frente António Cardielos que o apelidou de Café Restaurante Europa. Foi ali que aquele homem de negócios prosperou e ganhou dinheiro para mandar construir de raiz o Hotel Europa, no gaveto das ruas da Picota e Manuel Espregueira, em funcionamento a partir de 1885, até à segunda década do século, substituído depois pelo edifício do Banco de Portugal, a servir actualmente de Museu do Trajo.
Mais tarde, aquele café pioneiro pertenceu a João Bento Correia de Almeida, até que foi tomado por José Gonçalves de Carvalho e então ficou a ser conhecido pela designação de ”Café do Zé”. Tinha bons bilhares. Era tido como ponto de reunião de democratas e ai pontificaram durante anos, personalidades como Salvato Feijó.
Por 1949, depois de ter passado por várias gerências, ficou na posse do respeitado e empreendedor empresário de panificação Joaquim Alves que, introduzindo-lhe grandes obras de remodelação passou a denominá-lo Café Sport.
Finalmente, em 8 de Abril de 1955, foi adquirido por uma conceituada figura que Viana bem conhece e já muito deve, não só pelo seu dinamismo empresarial, como também por se ter evidenciado, primeiro como desportista, depois como empenhado dirigente associativo e posteriormente, como apaixonado e benemérito promotor dos clubes desportivos mais representativos da cidade – Zé Natário”.
Vinte e cinco (25) igrejas e capelas de Viana do Castelo voltam a abrir este ano, na noite de Quinta-Feira Santa, à oração e à visita presencial dos fiéis, numa das principais tradições da Páscoa no concelho.
O Voleibol Clube de Viana terá, esta sexta-feira, uma última oportunidade para ficar em lugar de play off que lhe dará nova vida na luta pela permanência na 1ª divisão. Em caso de derrota a equipa vianense desce à segunda divisão.
O projeto Olympics4All, liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, voltou a ser distinguido a nível europeu, no âmbito das "Boas práticas URBACT IV".
A alteração ao Regulamento do Plano de Pormenor do Parque da Cidade vai estar em discussão pública durantes vinte dias úteis. O documento pode ser consultado no Serviço de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal, na página eletrónica do município e as participações deverão ser entregues no SAM ou enviados por correio eletrónico para o endereço consultapublica@cm-viana-castelo.pt, ou por correio normal para a autarquia.
Por despacho da Ministra da Cultura o projeto “Romaria de Nossa Senhora d’Agonia – Edição 2025” é reconhecido como sendo de interesse cultural, reforçando a sua importância na valorização da identidade e do património cultural português.
A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) atribuiu ao Município de Caminha o Selo de Mérito na categoria Bronze, no âmbito da 4.ª Edição do Prémio para o biénio 2025/2026
A Diocese de Viana do Castelo iniciou a Semana Santa no Domingo de Ramos, que ficou marcado com a tradicional procissão do Senhor dos Passos. No sermão, que aconteceu na Praça da República, D. João Lavrador apelou para “uma nova relação que se estabelece através da harmonia, da paz, da justiça, do bem e da fraternidade”.