O café mais antigo de Viana do Castelo em actividade até hoje, celebra 70 anos. Desde 1955, o Café Sport, localizado no centro histórico de Viana do Castelo, tem o privilégio de fazer parte da vida de várias gerações de vianenses e de todos os que continuam a frequentar o mítico espaço.
“São décadas de dedicação e de partilhas à mesa. Nada disto seria possível sem os nossos clientes e amigos e a todos os colaboradores, que nos acompanham e tornam esta jornada ainda mais especial. A todos os que fazem parte desta história, o nosso muito obrigado”, agradece a gerencia do estabelecimento, numa nota enviada à Viana TV.
Em 8 de abril 1955 o Café Sport viria a ser adquirido por uma conceituada figura de Viana, José Enes Gonçalves Natário, que aos 22 anos passa a gerir o estabelecimento. O seu dinamismo empresarial, aliado ao seu papel enquanto desportista, dirigente associativo e benemérito, seria fundamental para garantir o sucesso e a vitalidade do espaço.
Começou por instalar um salão de jogos no espaço e só mais tarde se converteria em exclusivo às funções de restaurante. Em 2015 passou o negócio aos netos Rui e Pedro Natário, que continuaram a modernização do local sem esquecer os seus valores e memórias de um espaço distinguido como Instituição de Mérito pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Para conhecer um pouco da história do Café Sport, é só consultar o livro “Acontecimentos que Viana Sentiu” da autoria de António de Carvalho.
“…Este histórico estabelecimento que no longínquo ano de 1879, já era considerado o café mais antigo de Viana, tinha à frente António Cardielos que o apelidou de Café Restaurante Europa. Foi ali que aquele homem de negócios prosperou e ganhou dinheiro para mandar construir de raiz o Hotel Europa, no gaveto das ruas da Picota e Manuel Espregueira, em funcionamento a partir de 1885, até à segunda década do século, substituído depois pelo edifício do Banco de Portugal, a servir actualmente de Museu do Trajo.
Mais tarde, aquele café pioneiro pertenceu a João Bento Correia de Almeida, até que foi tomado por José Gonçalves de Carvalho e então ficou a ser conhecido pela designação de ”Café do Zé”. Tinha bons bilhares. Era tido como ponto de reunião de democratas e ai pontificaram durante anos, personalidades como Salvato Feijó.
Por 1949, depois de ter passado por várias gerências, ficou na posse do respeitado e empreendedor empresário de panificação Joaquim Alves que, introduzindo-lhe grandes obras de remodelação passou a denominá-lo Café Sport.
Finalmente, em 8 de Abril de 1955, foi adquirido por uma conceituada figura que Viana bem conhece e já muito deve, não só pelo seu dinamismo empresarial, como também por se ter evidenciado, primeiro como desportista, depois como empenhado dirigente associativo e posteriormente, como apaixonado e benemérito promotor dos clubes desportivos mais representativos da cidade – Zé Natário”.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira reforçou o seu compromisso com a proteção e o bem-estar da população, através da aquisição de uma nova viatura para o transporte de doentes, entregue recentemente aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira.
Um golo de Diana Gomes, em cima do final do jogo, permitiu à seleção portuguesa feminina de futebol empatar 1-1 diante da Itália, na segunda jornada do Grupo B do Campeonato da Europa.
A Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda vai abranger mais de 14.000 crianças de todos os níveis de ensino obrigatório durante o próximo ano coletivo, numa temporada que contempla 6 estreias dedicadas às comunidades educativas.
A CCD do Bloco de Esquerda de Viana do Castelo reuniu, para ratificar as listas de candidatos às próximas eleições autárquicas de outubro de 2025. O candidato do partido à Câmara de Viana do Castelo é Carlos da Torre, designer e artista visual.
Um homem foi constituído arguido por ter na sua posse 18 armas sem qualquer tipo de registo ou documentação em Valença.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.
O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.