Logo
Regional

Buscas por pescador desparecido em Caminha retomadas na quinta-feira

10 Abril, 2024 | 22:39
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

As buscas pelo pescador lúdico de 70 anos desaparecido em Caminha foram suspensas pelas 20:00 de hoje e vão ser retomadas na quinta-feira.

As ações de vigilância vão ser retomadas entre as 07:00 e as 08:00 de quinta-feira, indicou Vieira Pereira, também responsável pela Polícia Marítima de Caminha, no distrito de Viana do Castelo.

As buscas de hoje decorreram entre o Forte do Cão, em Vila Praia de Âncora e o Forte da Ínsua, em Moledo, e envolveram cerca de 20 operacionais, incluindo, durante a manhã, uma patrulha na margem espanhola da foz do rio Minho, revelou o capitão do porto.

Os meios espanhóis foram, depois, rendidos, pela lancha Navio da República Portuguesa (NRP), que patrulhou a margem portuguesa do Troço Internacional do Rio Minho (TIRM) e a foz.

Estiveram também, nas operações de busca, a Polícia Marítima, a GNR e os bombeiros.

Na terça-feira, cerca de 30 operacionais participaram nas buscas do homem que praticava “pesca lúdica” a pé e que foi dado como desaparecido na segunda-feira pelas 21:00, por um familiar, dando conta de que não regressou a casa”, de acordo com informações dadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional.

O “último avistamento” do pescador, na zona costeira entre Vila Praia de Âncora e a praia de Moledo, foi registado pelas 10:00 de segunda-feira, revelou na terça-feira o capitão do porto de Caminha.

O facto de a viatura do pescador ter sido encontrada no percurso entre Vila Praia de Âncora e Moledo, a “cerca de 200 metros da linha de costa”, foi um dos fatores que levou as autoridades a concentrar os esforços de busca naquele local naquela área.

A barra do porto de Caminha estava encerrada à navegação na segunda-feira devido às condições meteorológicas e foi aberta na terça-feira pelas 15:00, acrescentou.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) revelou na terça-feira estar a efetuar buscas por um pescador lúdico, que se encontra desaparecido “depois de alegadamente ter saído para exercer a atividade da pesca lúdica apeada na zona costeira de Moledo, entre a praia de Moledo e a Capela de Santo Isidoro, no concelho de Caminha”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 2 Fevereiro, 2026

Viana Jazz entre os 10 melhores festivais ibéricos

O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Valença desafia casais a eternizar o amor em concurso de fotografia

Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Escuteiros de Viana do Castelo apoiam populações afetadas pela depressão Kristin

A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Empresa de Viana do Castelo reforça resposta energética em Leiria após tempestades

A Sandokan, empresa portuguesa sediada em Viana do Castelo, esteve envolvida na resposta às falhas no fornecimento elétrico registadas no concelho de Leiria, na sequência das tempestades que afetaram a região Centro no passado fim de semana.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo assinala 28 anos do resgate do Gil Eannes com lançamento de livro

Viana do Castelo celebrou este sábado os 28 anos do resgate do Navio-Hospital Gil Eannes, um ícone da história marítima portuguesa, com o lançamento do Tomo II do livro “Os Náufragos da II Guerra Mundial Salvos por Navios das Marinhas de Guerra de Pesca e de Comércio Portuguesas”, do autor João David Marques.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Forças Armadas continuam a apoiar populações afetadas pela depressão Kristin

As Forças Armadas continuam a apoiar as populações atingidas pela depressão Kristin, que trouxe chuvas intensas e vento forte a várias regiões de Portugal. A atuação ocorre em colaboração com autarquias, bombeiros e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo entre os dez distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima

O distrito de Viana do Castelo está hoje sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), integrando os dez distritos de Portugal Continental com alerta elevado devido à agitação marítima.