Logo
Regional

Buscas por pescador desparecido em Caminha retomadas com apoio de patrulha em Espanha

10 Abril, 2024 | 11:16
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

As buscas pelo pescador lúdico de 70 anos desaparecido em Caminha foram retomadas hoje, pelas 07:30, e envolvem cerca de 20 operacionais, incluindo uma patrulha na margem espanhola da foz do rio Minho, revelou o capitão do porto.

“Estão envolvidos cerca de 20 operacionais, da Polícia Marítima de Caminha e de Viana do Castelo, da GNR, dos bombeiros e uma patrulha da Armada espanhola na margem espanhola do rio Minho, junto à Foz”, descreveu à Lusa Vieira Pereira, também responsável pela Polícia Marítima de Caminha.

O comandante esclareceu que o apoio espanhol se deve à “eventualidade, que é remota, de o corpo se ter deslocado para Norte”.

As operações de busca vão focar-se esta manhã no concelho de Caminha, entre o Forte do Cão, Vila Praia de Âncora, e o Forte da Ínsua, Moledo, com patrulhas apeadas e “a participação de dois semirrígidos” no mar.

As atenções das autoridades estão centradas na nova baixa-mar, prevista para cerca das 11:00, indicou Vieira Pereira.

Na terça-feira, o responsável indicou que cerca de 30 operacionais participavam nas buscas do homem que praticava “pesca lúdica” a pé e que foi dado como desaparecido na segunda-feira pelas 21:00, por um familiar, dando conta de que “não regressou a casa”.

O “último avistamento” do pescador, na zona costeira entre Vila Praia de Âncora e a praia de Moledo, foi registado pelas 10:00 de segunda-feira, revelou na terça-feira o capitão do porto de Caminha.

O facto de a viatura do pescador ter sido encontrada no percurso entre Vila Praia de Âncora e Moledo, a “cerca de 200 metros da linha de costa”, foi “um dos fatores” que levou as autoridades “a concentrar os esforços de busca” naquela área.

A barra do porto de Caminha estava encerrada à navegação na segunda-feira devido às condições meteorológicas e foi aberta na terça-feira, pelas 15:00, acrescentou.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) revelou na terça-feira estar a efetuar buscas por um pescador lúdico, que se encontra desaparecido “depois de alegadamente ter saído para exercer a atividade da pesca lúdica apeada na zona costeira de Moledo, entre a praia de Moledo e a Capela de Santo Isidoro, no concelho de Caminha”, distrito de Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 22 Outubro, 2025

Cartagena recebe Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e Augusto Canário

A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo vai representar Portugal no XXVIII Certame Internacional da Federación Internacional de Cuarentunas, que decorrerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2025, em Cartagena, Espanha. A comitiva vianense contará com a presença especial do seu Tuno Honorário, Augusto Canário, um dos nomes mais reconhecidos da música popular portuguesa.

Regional 22 Outubro, 2025

Arte contemporânea chega a Viana do Castelo com o projeto “Outdoor’25”

Viana do Castelo é uma das sete cidades portuguesas a receber o projeto “Outdoor’25”, promovido pela P28 – Associação para o Desenvolvimento Criativo e Artístico, que transforma painéis publicitários em suportes de arte contemporânea.

Desporto 22 Outubro, 2025

Pavilhões municipais de Caminha e Vila Praia de Âncora vão ser requalificados

Os pavilhões desportivos municipais de Caminha e de Vila Praia de Âncora vão ser alvo de obras de requalificação, num investimento global superior a 250 mil euros, financiado em 70% por fundos comunitários, através do programa Norte2030.

Regional 22 Outubro, 2025

Sistelo vai ter projeto para preservar socalcos e gerir 750 hectares de floresta

A Câmara de Arcos de Valdevez anunciou a abertura de um concurso para a elaboração de um projeto que visa proteger os famosos socalcos da aldeia de Sistelo e gerir 750 hectares de floresta.

Desporto 22 Outubro, 2025

Viana do Castelo volta a caminhar contra o AVC

A Caminhada Nacional “Pare o AVC, Junte-se a Nós!” regressa no próximo domingo, 26 de outubro, pelas 10h00, com ponto de encontro no Pavilhão Mestre Luís Braga, em Viana do Castelo.

Regional 22 Outubro, 2025

Monção: Dialeto de Riba de Mouro chega à Inteligência Artificial

O dialeto de Riba de Mouro, no concelho de Monção, vai dar um salto tecnológico inédito. O ribamourês está a ser introduzido em sistemas de Inteligência Artificial, num projeto desenvolvido pelo investigador Philippe Locquet, que será apresentado esta sexta-feira, 24 de outubro, no Congresso Anual da Associação de Tradutores da América (ATA), em Boston (EUA).

Regional 22 Outubro, 2025

Viana do Castelo recebe debate sobre Inteligência Artificial e Propriedade Intelectual

Viana do Castelo será palco, esta quarta-feira, 22 de outubro, do evento “Incentivar Viana do Castelo – Financiamento para empresas da região”, que terá lugar na Associação Data CoLab, entre as 09h45 e as 12h00.