Logo
Regional

Bloco de Esquerda de Viana do Castelo acusa PSD, CDS e PS de “falharem ao Alto Minho”

1 Dezembro, 2024 | 9:25
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O Bloco de Esquerda de Viana do Castelo acusou hoje PSD, CDS-PP e PS de "falharem ao Alto Minho", por terem inviabilizado propostas para o portinho de Vila Praia de Âncora, a navegabilidade Caminha/La Guardia ou o fim de portagens na A28.

Em comunicado, o BE explica estar em causa o chumbo de várias propostas do partido para o Orçamento de Estado de 2025 no distrito de Viana do Castelo, e alerta que o sentido de voto de PSD, CDS e PS mostrou contradições com as posições das estruturas locais dos partidos.

“A proposta do BE para a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora foi rejeitada com votos contra do PSD e do CDS e a abstenção do PS”, descrevem os bloquistas.

O BE lembra que a Coligação O Concelho em Primeiro (PSD/CDS/Aliança/PPM), oposição na Câmara de Caminha, disse a 29 de maio estar em causa “um problema estrutural que tem décadas e cuja resolução tem que acontecer, uma vez que a segurança dos pescadores e a atividade da pesca fica muitas vezes posta em causa”.

De acordo com o BE, a coligação afirmou ainda saber que este era um assunto que o Governo “tem em cima da mesa como prioritário”.

“Mas não foi apenas o CDS e o PSD que falharam aos alto minhotos, em particular à comunidade de Vila Praia de Âncora, porque o PS, em outubro de 2024, defendia que o Governo deveria avançar com as dragagens necessárias para a navegabilidade do porto de Vila Praia de Âncora, e retomar o processo de reconfiguração, com conclusão prevista para 2026”, indica o bloco.

Contudo, o PS “absteve-se perante a proposta do BE de avançar com a reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora”, acrescenta.

“Ainda no concelho de Caminha, uma das propostas, agora rejeitada com votos contra do PSD, CDS e IL, e a abstenção do PS e do Livre, foi a de restabelecer a ligação fluvial entre Caminha e A Guarda, através do desassoreamento do canal de navegação e encontrar uma solução para a ligação fluvial entre Caminha e A Guarda, no estado espanhol”, refere.

Para o BE, “estas votações são algo inesperadas, tendo em conta que tanto a coligação O Concelho Primeiro (PSD/CDS/Aliança/PPM), como o próprio PS, em abril, referiam a importância do desassoreamento do canal e desta ligação fluvial”.

Também o presidente da Câmara de Caminha (PS), em outubro, “prometeu não se calar até o Governo resolver o assoreamento deste canal”.

“No entanto, o seu partido acabou por se abster numa matéria de tanta importância para a região”, assinala o BE.

Quanto à eliminação de portagens na A28, “mais uma vez foi rejeitada com votos contra do PSD e CDS e a abstenção do PS e da IL”.

“Nem o PSD votou a favor de nenhuma redução das portagens no Alto Minho, nem o PS, ao abster-se na proposta do BE, defendeu o fim das portagens na A28”, lamenta o BE.

O Bloco de Esquerda apresentou também uma “proposta de estudo para um ramal paralelo à Linha do Minho entre a Estação Ferroviária de Darque e o porto de mar de Viana do Castelo”, que foi “rejeitada com votos contra do PSD e CDS, e a abstenção do PS e do Chega”.

Em 2023, o presidente da Câmara de Viana do Castelo (PS) “defendeu a ligação ferroviária ao porto de mar da sua cidade”, recorda o BE.

A proposta do BE para “que fosse feito o investimento necessário em material circulante, por um comboio mais cómodo, rápido e com mais oferta de horários na linha ferroviária Porto — Vigo, foi rejeitada com votos contra do PSD e do CDS e abstenção do PS e da IL”.

“E a proposta de internalização do serviço imagiologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, foi rejeitada com votos contra do PSD, Chega, CDS e IL, e abstenção do PS”, prosseguiu o BE.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 9 Novembro, 2025

Ballet Contemporâneo encanta Paredes de Coura

Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.

Desporto 9 Novembro, 2025

Atlético dos Arcos assume liderança da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.

Desporto 9 Novembro, 2025

Távora mantém liderança na Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.

Desporto 9 Novembro, 2025

Derrota em Celorico de Basto atira SC Vianense para zona de despromoção

O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.

Desporto 9 Novembro, 2025

Rui Costa reeleito presidente do Benfica com votação recorde

O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.

Nacional 9 Novembro, 2025

BebéVida promove novo ciclo de sessões gratuitas dedicadas à maternidade

A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.

Desporto 9 Novembro, 2025

Juventude Viana vence Marinhense e reforça liderança invicta

A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.