O Bloco de Esquerda de Viana do Castelo acusou hoje PSD, CDS-PP e PS de "falharem ao Alto Minho", por terem inviabilizado propostas para o portinho de Vila Praia de Âncora, a navegabilidade Caminha/La Guardia ou o fim de portagens na A28.
Em comunicado, o BE explica estar em causa o chumbo de várias propostas do partido para o Orçamento de Estado de 2025 no distrito de Viana do Castelo, e alerta que o sentido de voto de PSD, CDS e PS mostrou contradições com as posições das estruturas locais dos partidos.
“A proposta do BE para a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora foi rejeitada com votos contra do PSD e do CDS e a abstenção do PS”, descrevem os bloquistas.
O BE lembra que a Coligação O Concelho em Primeiro (PSD/CDS/Aliança/PPM), oposição na Câmara de Caminha, disse a 29 de maio estar em causa “um problema estrutural que tem décadas e cuja resolução tem que acontecer, uma vez que a segurança dos pescadores e a atividade da pesca fica muitas vezes posta em causa”.
De acordo com o BE, a coligação afirmou ainda saber que este era um assunto que o Governo “tem em cima da mesa como prioritário”.
“Mas não foi apenas o CDS e o PSD que falharam aos alto minhotos, em particular à comunidade de Vila Praia de Âncora, porque o PS, em outubro de 2024, defendia que o Governo deveria avançar com as dragagens necessárias para a navegabilidade do porto de Vila Praia de Âncora, e retomar o processo de reconfiguração, com conclusão prevista para 2026”, indica o bloco.
Contudo, o PS “absteve-se perante a proposta do BE de avançar com a reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora”, acrescenta.
“Ainda no concelho de Caminha, uma das propostas, agora rejeitada com votos contra do PSD, CDS e IL, e a abstenção do PS e do Livre, foi a de restabelecer a ligação fluvial entre Caminha e A Guarda, através do desassoreamento do canal de navegação e encontrar uma solução para a ligação fluvial entre Caminha e A Guarda, no estado espanhol”, refere.
Para o BE, “estas votações são algo inesperadas, tendo em conta que tanto a coligação O Concelho Primeiro (PSD/CDS/Aliança/PPM), como o próprio PS, em abril, referiam a importância do desassoreamento do canal e desta ligação fluvial”.
Também o presidente da Câmara de Caminha (PS), em outubro, “prometeu não se calar até o Governo resolver o assoreamento deste canal”.
“No entanto, o seu partido acabou por se abster numa matéria de tanta importância para a região”, assinala o BE.
Quanto à eliminação de portagens na A28, “mais uma vez foi rejeitada com votos contra do PSD e CDS e a abstenção do PS e da IL”.
“Nem o PSD votou a favor de nenhuma redução das portagens no Alto Minho, nem o PS, ao abster-se na proposta do BE, defendeu o fim das portagens na A28”, lamenta o BE.
O Bloco de Esquerda apresentou também uma “proposta de estudo para um ramal paralelo à Linha do Minho entre a Estação Ferroviária de Darque e o porto de mar de Viana do Castelo”, que foi “rejeitada com votos contra do PSD e CDS, e a abstenção do PS e do Chega”.
Em 2023, o presidente da Câmara de Viana do Castelo (PS) “defendeu a ligação ferroviária ao porto de mar da sua cidade”, recorda o BE.
A proposta do BE para “que fosse feito o investimento necessário em material circulante, por um comboio mais cómodo, rápido e com mais oferta de horários na linha ferroviária Porto — Vigo, foi rejeitada com votos contra do PSD e do CDS e abstenção do PS e da IL”.
“E a proposta de internalização do serviço imagiologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, foi rejeitada com votos contra do PSD, Chega, CDS e IL, e abstenção do PS”, prosseguiu o BE.
Em jogo da 13.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa do Castêlo da Maia, com parciais de 25-20, 25-19 e 25-20.
O ministro da Agricultura e Pescas disse ter a indicação de que “os interesses de Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora estão acautelados” no âmbito do plano do governo para as eólicas ‘offshore’.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.
Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
Armando Teixeira, atleta de trail running especialista em provas de montanha de longa distância, ex-aluno da Pós-Graduação em Avaliação, Planeamento e Performance em Trail Running e, atualmente, a frequentar o Mestrado em Treino Desportivo também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, assumiu, recentemente, o lugar de Selecionador Nacional de Trail Running.
O parlamento aprovou, na generalidade, uma proposta de lei do Governo que aumenta as penas para agressões contra polícias, profissionais de saúde ou bombeiros e isenta-os de custas, uma iniciativa criticada por vários partidos.
O Santa Luzia FC é a primeira equipa a garantir a passagem à 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. A formação de Viana do Castelo bateu o Aliados FC Lordelo, fora de casa, por 7-0, seguindo, assim, em frente na prova.