Logo
Regional

Bloco de Esquerda de Viana do Castelo acusa PSD, CDS e PS de “falharem ao Alto Minho”

1 Dezembro, 2024 | 9:25
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O Bloco de Esquerda de Viana do Castelo acusou hoje PSD, CDS-PP e PS de "falharem ao Alto Minho", por terem inviabilizado propostas para o portinho de Vila Praia de Âncora, a navegabilidade Caminha/La Guardia ou o fim de portagens na A28.

Em comunicado, o BE explica estar em causa o chumbo de várias propostas do partido para o Orçamento de Estado de 2025 no distrito de Viana do Castelo, e alerta que o sentido de voto de PSD, CDS e PS mostrou contradições com as posições das estruturas locais dos partidos.

“A proposta do BE para a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora foi rejeitada com votos contra do PSD e do CDS e a abstenção do PS”, descrevem os bloquistas.

O BE lembra que a Coligação O Concelho em Primeiro (PSD/CDS/Aliança/PPM), oposição na Câmara de Caminha, disse a 29 de maio estar em causa “um problema estrutural que tem décadas e cuja resolução tem que acontecer, uma vez que a segurança dos pescadores e a atividade da pesca fica muitas vezes posta em causa”.

De acordo com o BE, a coligação afirmou ainda saber que este era um assunto que o Governo “tem em cima da mesa como prioritário”.

“Mas não foi apenas o CDS e o PSD que falharam aos alto minhotos, em particular à comunidade de Vila Praia de Âncora, porque o PS, em outubro de 2024, defendia que o Governo deveria avançar com as dragagens necessárias para a navegabilidade do porto de Vila Praia de Âncora, e retomar o processo de reconfiguração, com conclusão prevista para 2026”, indica o bloco.

Contudo, o PS “absteve-se perante a proposta do BE de avançar com a reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora”, acrescenta.

“Ainda no concelho de Caminha, uma das propostas, agora rejeitada com votos contra do PSD, CDS e IL, e a abstenção do PS e do Livre, foi a de restabelecer a ligação fluvial entre Caminha e A Guarda, através do desassoreamento do canal de navegação e encontrar uma solução para a ligação fluvial entre Caminha e A Guarda, no estado espanhol”, refere.

Para o BE, “estas votações são algo inesperadas, tendo em conta que tanto a coligação O Concelho Primeiro (PSD/CDS/Aliança/PPM), como o próprio PS, em abril, referiam a importância do desassoreamento do canal e desta ligação fluvial”.

Também o presidente da Câmara de Caminha (PS), em outubro, “prometeu não se calar até o Governo resolver o assoreamento deste canal”.

“No entanto, o seu partido acabou por se abster numa matéria de tanta importância para a região”, assinala o BE.

Quanto à eliminação de portagens na A28, “mais uma vez foi rejeitada com votos contra do PSD e CDS e a abstenção do PS e da IL”.

“Nem o PSD votou a favor de nenhuma redução das portagens no Alto Minho, nem o PS, ao abster-se na proposta do BE, defendeu o fim das portagens na A28”, lamenta o BE.

O Bloco de Esquerda apresentou também uma “proposta de estudo para um ramal paralelo à Linha do Minho entre a Estação Ferroviária de Darque e o porto de mar de Viana do Castelo”, que foi “rejeitada com votos contra do PSD e CDS, e a abstenção do PS e do Chega”.

Em 2023, o presidente da Câmara de Viana do Castelo (PS) “defendeu a ligação ferroviária ao porto de mar da sua cidade”, recorda o BE.

A proposta do BE para “que fosse feito o investimento necessário em material circulante, por um comboio mais cómodo, rápido e com mais oferta de horários na linha ferroviária Porto — Vigo, foi rejeitada com votos contra do PSD e do CDS e abstenção do PS e da IL”.

“E a proposta de internalização do serviço imagiologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, foi rejeitada com votos contra do PSD, Chega, CDS e IL, e abstenção do PS”, prosseguiu o BE.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Outubro, 2025

Vianense Rui Neto conduz Óquei de Barcelos à conquista da Taça Continental

O Óquei Clube de Barcelos conquistou este domingo, no seu pavilhão, a Taça Continental de hóquei em patins, ao derrotar o FC Porto por 4-3, numa final emocionante marcada pela reviravolta minhota e pela inspiração de uma equipa comandada por Rui Neto, treinador natural de Viana do Castelo.

Desporto 26 Outubro, 2025

Nevoeiro suspende jogo entre AD Camacha e SC Vianense

O encontro entre a AD Camacha e o SC Vianense, a contar para a 7.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, foi suspenso este domingo devido ao intenso nevoeiro que se abateu sobre o Complexo Desportivo da Camacha.

Desporto 26 Outubro, 2025

AFVC: Courense isola-se na liderança da 1ª divisão distrital após triunfo em Valença

A sexta jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe emoção e muitos golos. O SC Courense saiu vencedor de um jogo eletrizante em Valença (3-4) e isolou-se na liderança do campeonato, somando agora 16 pontos.

Desporto 26 Outubro, 2025

AFVC: Lanhelas e Távora lideram 2ª divisão distrital

A 6ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo trouxe um domingo cheio de golos, confirmando o domínio de Lanhelas e Távora, que seguem na liderança da prova com 18 pontos cada, ainda invictos.

Desporto 26 Outubro, 2025

Despertador tocou ao intervalo e Santa Luzia consegue empata em Vila do Conde

O Santa Luzia FC empatou este domingo (2-2) frente ao GD Árvore, em jogo da 8.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão dos Desportos, em Vila do Conde. A equipa vianense esteve a perder por 2-0 ao intervalo, mas conseguiu reagir na segunda parte, com golos de Mariana Marques e Vivi.

Desporto 26 Outubro, 2025

Rui Costa e Noronha Lopes disputam presidência do Benfica em segunda volta

O Benfica vai a votos novamente. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência do clube encarnado numa segunda volta, marcada para 8 de novembro, depois de nenhum dos candidatos ter alcançado a maioria absoluta nas eleições realizadas no sábado.

Regional 26 Outubro, 2025

Viana do Castelo acende as luzes de Natal a 8 de novembro

Viana do Castelo será uma das primeiras cidades portuguesas a dar início à época natalícia de 2025. A capital do Alto Minho acende as luzes de Natal no sábado, 8 de novembro, antecipando-se, mais uma vez, a Vigo, cidade galega conhecida pela grandiosidade da sua iluminação e que deverá inaugurar o seu espetáculo luminoso apenas no fim de semana de 15 e 16 de novembro.