Os bispos das Comissões Episcopais de Comunicação Social de Portugal e Espanha esperam da Igreja uma comunicação “proactiva”, certos de que só “antecipação informativa evita as fake news”.
No documento de conclusões do Encontro Ibérico que se realizou em Viana do Castelo, os responsáveis pelo setor das comunicações nas conferências episcopais de Portugal e Espanha sublinham que “quando não há comunicação verdadeira, transparente e oportuna, o espaço é ocupado por rumores”.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, de Portugal, reconheceu que, “muitas vezes” a Igreja “vai atrás da agenda em vez de a produzir”, afirmando que é necessário “abrir as suas portas, deixar que a comunicação flua”.
“As duas comissões episcopais reconhecendo isto, não podem deixar de apelar para que as várias estruturas o façam, que a comunicação da Igreja seja não tanto um correr a trás da comunicação de outros, mas tomar a dianteira no sentido de proporcionar aos jornalistas as informações necessárias”, indicou D. Nuno Brás.
No documento de conclusões, os participantes no Encontro Ibérico sublinham a “importância de estar próximo dos profissionais de informação e de facilitar encontros entre a Igreja e os comunicadores, conscientes da sua imprescindível tarefa”.
Como referências para a comunicação eclesial, os bispos de Portugal e Espanham apontam dimensões essenciais como a “escuta que exclui os preconceitos”, o “tempo necessário para uma comunicação de qualidade, o “diálogo como condição para um verdadeiro encontro” e a “análise que faz dos comunicadores interpretes de mundos complexos.
Nas proximidades da jornada de jejum e oração pela paz proposta pelo Papa Francisco para o dia 27, os bispos da comissões de comunicação social de Portugal e Espanha convidam “todos os meios de comunicação social à divulgação desta iniciativa, mostrando mais mensagens de paz do que imagens de guerra”.
“Rezamos pelos jornalistas que trabalham em cenários de guerra e que cumprem uma missão imprescindível numa sociedade livre”, afirma-se no comunicado final.
O Encontro Ibérico das Comissões Episcopais para as Comunicações Sociais decorreu nos dias 23, 24 e 25 de outubro e teve por tema “Sinodalidade e Comunicação”, apresentado pelos padres Antonio Pelayo, vaticanista espanhol correspondente de vários meios de comunicação de Espanha, e o padre Alexandre Palma, professor da Universidade Católica Portuguesa.
Em jogo da 11.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa da Ala Nun´Álvares de Gondomar, com parciais de 25-21, 25-19 e 25-17.
Maria Enes, atleta de Alto Rendimento, do Darque Kayak Clube, foi convocada para participar no Estágio da Seleção Nacional de Velocidade, categoria Kayak sub-23, que vai decorrer de 9 a 14 de dezembro no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.
O Município de Ponte de Lima vai apostar na dinamização de um espetáculo teatral, baseado numa adaptação dos mais famosos textos da oratória sagrada portuguesa, o Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, intitulado “PAYASSU - O Verbo do Pai Grande”, em palco pela Companhia de Teatro Lafontana – Formas Animadas de Vila do Conde, no dia 9 de dezembro de 2024, pelas 10h30, no auditório Rio Lima.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na sessão de assinatura dos Acordos de Colaboração de adesão do Moinho do Inácio e do Museu do Mel e do Caulino à Rede Portuguesa de Turismo Industrial, que aconteceu no salão nobre da Junta de Freguesia de Vila de Punhe.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado de elementos do executivo municipal, visitou, na sexta-feira, o Mercado de Natal que, até dia 23 de dezembro, integra a programação “Viana Coração do Natal”.
Realizou-se, na quarta-feira, na Cidade do Futebol, o sorteio da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal. O Santa Luzia, clube de Viana do Castelo, vai a Lordelo defrontar o Aliados.
O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) estimou dotar o hospital de Viana do Castelo de uma nova urgência pediátrica até 2028, num investimento orçado em cerca de dois milhões de euros.