Logo
Regional

Bienal Internacional de Arte de Cerveira recebeu 8.560 visitantes desde julho

2 Janeiro, 2025 | 10:23
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (BIAC), que teve início no dia 20 de julho e terminou na segunda-feira, recebeu 8.560 visitantes e 2.848 participantes nas atividades da edição dedicada à liberdade.

Os números avançados pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), segundo a organização, indicam uma edição “bastante positiva”, nomeadamente “pela participação [de artistas] no concurso internacional”, pelo impacto no concelho e pelos níveis de resposta do público à exposição, ainda hoje aberta ao público, com os seus quatro polos expositivos – o fórum cultural de Cerveira, a galeria da bienal, o convento de San Payo e a biblioteca municipal -, e as 160 obras patentes de 121 artistas de 20 países.

No concurso internacional foram apresentadas 56 obras e cinco intervenções de 51 artistas de 12 países. Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Itália, Moldávia, Nigéria, Portugal, Turquia são as nacionalidades representadas.

Foram inscritas para o concurso internacional da XXIII BIAC 469 candidaturas de 477 artistas de 32 países, num total de 658 obras e intervenções.

Segundo a FBAC, esta vigésima terceira edição, com o tema “És livre?”, contou com a participação de 18 artistas em residência nas 15 freguesias de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, 59 atividades paralelas e 40 visitas orientadas.

Contactado pela Lusa, o presidente da FBAC, Rui Teixeira, disse que o balanço da bienal deste ano é “muito positivo” também pela aprovação, “em primeiro lugar”, de uma candidatura ao concurso de Artes Visuais do Programa de Apoio Sustentado 2025-26 da Direção-Geral das Artes (DGArtes), no valor de 240 mil euros.

“É um apoio financeiro de 240 mil euros que nos deixa muito orgulhosos e satisfeitos, não só pela componente financeira, mas também pelo facto de termos obtido o primeiro lugar, a nível nacional. Em 2022, fomos selecionados pela primeira vez e ficávamos em terceiro lugar. Em 2024, ficávamos em primeiro lugar. No fundo, esta evolução e este reconhecimento também nos deixa satisfeitos pelo trabalho que temos vindo a desenvolver”, afirmou.

Para Rui Teixeira, que é também presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, a bienal de 2024, com direção artística de Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos, foi também “bastante positiva pela participação no concurso internacional, com centenas de artistas”.

Além das exposições, a organização da bienal promoveu um ciclo de conferências internacionais sobre o tema da “Liberdade”, ateliês livres e visitas orientadas, entre outras ações.

“Também foi positiva pelo tema escolhido, os 50 anos do 25 de Abril. Questionámos artistas e cidadãos a refletir sobre a liberdade, e apresentaram trabalhos bastante interessantes [sobre o tema] através da natureza, do trabalho, do papel da mulher, da migração, dos exilados, entre outros”, apontou.

O balanço da XXIII bienal “também foi positivo pelo impacto que teve em Vila Nova de Cerveira”, com “visitas exponenciais” e “por se ter levado as intervenções artísticas às 15 freguesias do concelho, aproximando a arte e a cultura da população”.

O autarca socialista destacou ainda a participação das escolas do concelho, resultado do trabalho que “a FBAC tem vindo a fazer, ao longo do tempo”.

“Estamos cada vez mais a receber alunos de escolas de todo o distrito, e não só para visitarem as exposições, mas também para participarem nas oficinas. Estamos a contribuir para a evolução e a educação dos jovens de Vila Nova de Cerveira, do distrito de Viana do Castelo e do país”, concluiu Rui Teixeira.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 14 Fevereiro, 2026

Teatro do Noroeste lança projeto Capaciteatro para inclusão social no Alto Minho

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Alto Minho aposta em 52 novas PME com investimento de 10,5 milhões de euros

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.

Desporto 14 Fevereiro, 2026

Conselho de Disciplina dá vitória ao Monção após infração disciplinar do Vilaverdense

O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Setor da pesca parado há semanas coloca profissionais do Alto Minho em situação crítica

A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.

Desporto 14 Fevereiro, 2026

Viana Motor Clube reabre Pista de Slot Cars e convida comunidade a participar

O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.

Desporto 14 Fevereiro, 2026

Santa Luzia joga hoje em Espinho para a Liga Feminina Placard de futsal

A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo celebra Dia dos Namorados

A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.