Logo
Regional

Bienal Internacional de Arte de Cerveira recebeu 8.560 visitantes desde julho

2 Janeiro, 2025 | 10:23
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (BIAC), que teve início no dia 20 de julho e terminou na segunda-feira, recebeu 8.560 visitantes e 2.848 participantes nas atividades da edição dedicada à liberdade.

Os números avançados pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), segundo a organização, indicam uma edição “bastante positiva”, nomeadamente “pela participação [de artistas] no concurso internacional”, pelo impacto no concelho e pelos níveis de resposta do público à exposição, ainda hoje aberta ao público, com os seus quatro polos expositivos – o fórum cultural de Cerveira, a galeria da bienal, o convento de San Payo e a biblioteca municipal -, e as 160 obras patentes de 121 artistas de 20 países.

No concurso internacional foram apresentadas 56 obras e cinco intervenções de 51 artistas de 12 países. Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Itália, Moldávia, Nigéria, Portugal, Turquia são as nacionalidades representadas.

Foram inscritas para o concurso internacional da XXIII BIAC 469 candidaturas de 477 artistas de 32 países, num total de 658 obras e intervenções.

Segundo a FBAC, esta vigésima terceira edição, com o tema “És livre?”, contou com a participação de 18 artistas em residência nas 15 freguesias de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, 59 atividades paralelas e 40 visitas orientadas.

Contactado pela Lusa, o presidente da FBAC, Rui Teixeira, disse que o balanço da bienal deste ano é “muito positivo” também pela aprovação, “em primeiro lugar”, de uma candidatura ao concurso de Artes Visuais do Programa de Apoio Sustentado 2025-26 da Direção-Geral das Artes (DGArtes), no valor de 240 mil euros.

“É um apoio financeiro de 240 mil euros que nos deixa muito orgulhosos e satisfeitos, não só pela componente financeira, mas também pelo facto de termos obtido o primeiro lugar, a nível nacional. Em 2022, fomos selecionados pela primeira vez e ficávamos em terceiro lugar. Em 2024, ficávamos em primeiro lugar. No fundo, esta evolução e este reconhecimento também nos deixa satisfeitos pelo trabalho que temos vindo a desenvolver”, afirmou.

Para Rui Teixeira, que é também presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, a bienal de 2024, com direção artística de Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos, foi também “bastante positiva pela participação no concurso internacional, com centenas de artistas”.

Além das exposições, a organização da bienal promoveu um ciclo de conferências internacionais sobre o tema da “Liberdade”, ateliês livres e visitas orientadas, entre outras ações.

“Também foi positiva pelo tema escolhido, os 50 anos do 25 de Abril. Questionámos artistas e cidadãos a refletir sobre a liberdade, e apresentaram trabalhos bastante interessantes [sobre o tema] através da natureza, do trabalho, do papel da mulher, da migração, dos exilados, entre outros”, apontou.

O balanço da XXIII bienal “também foi positivo pelo impacto que teve em Vila Nova de Cerveira”, com “visitas exponenciais” e “por se ter levado as intervenções artísticas às 15 freguesias do concelho, aproximando a arte e a cultura da população”.

O autarca socialista destacou ainda a participação das escolas do concelho, resultado do trabalho que “a FBAC tem vindo a fazer, ao longo do tempo”.

“Estamos cada vez mais a receber alunos de escolas de todo o distrito, e não só para visitarem as exposições, mas também para participarem nas oficinas. Estamos a contribuir para a evolução e a educação dos jovens de Vila Nova de Cerveira, do distrito de Viana do Castelo e do país”, concluiu Rui Teixeira.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 24 Janeiro, 2026

Valença aposta na lampreia como prato de excelência até 15 de abril

Valença consolida-se como destino gastronómico de inverno com a iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”, que decorre até 15 de abril, aos fins de semana, em 16 restaurantes do concelho.

Desporto 24 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC volta à Liga Feminina Placard com deslocação exigente a Oeiras

Depois da expressiva vitória por 0-6 frente ao Núcleo do SCP de Pombal, a contar para a Taça de Portugal, o Santa Luzia FC regressa este domingo, às 15h00, à Liga Feminina Placard, para disputar a 14.ª jornada.

Desporto 24 Janeiro, 2026

Meia Maratona Manuela Machado provoca alterações no trânsito e nos transportes em Viana do Castelo

A realização da 27.ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração, marcada para domingo, 25 de janeiro, vai implicar alterações significativas na circulação rodoviária e nos transportes públicos urbanos em Viana do Castelo ao longo do fim de semana.

Regional 24 Janeiro, 2026

Presidente da Câmara de Viana do Castelo apoia António José Seguro nas presidenciais

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou publicamente o seu apoio à candidatura de António José Seguro às eleições presidenciais, sublinhando que se trata de uma escolha assente na defesa da liberdade e da democracia.

Regional 24 Janeiro, 2026

Viana do Castelo aposta em hipoterapia para crianças com Necessidades Educativas Específicas

Viana do Castelo vai implementar, a partir de fevereiro de 2026, um projeto experimental de hipoterapia destinado a crianças com Necessidades Educativas Específicas da EB 2,3 da Abelheira. A iniciativa, aprovada pela Câmara Municipal, irá realizar-se nas instalações do centro hípico Viana Equestre e vai beneficiar 12 alunos divididos em dois grupos.

Regional 24 Janeiro, 2026

Caminha cria Conselho Municipal Económico Estratégico para impulsionar desenvolvimento e inovação

A Câmara Municipal aprovou o regulamento do Conselho Municipal Económico Estratégico, uma nova estrutura que visa colocar o concelho na linha da frente do desenvolvimento económico e empresarial. O documento segue agora para consulta pública, disponível no site do município e nos balcões de atendimento ao munícipe.

Regional 24 Janeiro, 2026

Reformados e Pensionistas de Viana cantam Janeiras na Câmara Municipal

A Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo marcou presença, esta quinta-feira, na Câmara Municipal para a tradicional cantoria de Janeiras, oferecendo um momento de animação e música com vozes afinadas.