A vianense Marta Paço, bicampeã mundial e europeia de surf adaptado, na categoria VI 1 (cegos), aceita a ausência da modalidade dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, mas destaca a importância da sua introdução em Los Angeles 2028.
“A entrada do surf adaptado no Jogos Paralímpicos de 2028 ainda não está confirmada, mas seria sem dúvida um grande passo para a modalidade”, disse a atleta do Surf Clube de Viana do Castelo, considerando que “já era esperada” a ausência do surf adaptado das Olimpíadas do próximo verão.
A surfista que, com apenas 18 anos, já conquistou o ‘ouro’ mundial na categoria VI 1 (cegos) em 2021 e 2022, na Califórnia, Estados Unidos, e revalidou em julho o título europeu na Galiza, Espanha, após igual sucesso em 2019, sublinhou que “é necessário um pouco mais de tempo para que a modalidade, que é ainda muito recente, se possa consolidar” a nível mundial.
“É algo que começa agora a acontecer. Como se tem registado um aumento considerável do número de praticantes e do número de eventos competitivos, acredito que a entrada do surf adaptado nos Jogos Paralímpicos venha a acontecer muito em breve”, lançou a jovem treinada por Tiago Prieto, selecionador português que conduziu a equipa das ‘quinas’ a vice-campeã europeia há menos de dois meses, com um total de sete medalhas, apenas superada pela campeã Espanha.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.