A vianense Marta Paço, bicampeã mundial e europeia de surf adaptado, na categoria VI 1 (cegos), aceita a ausência da modalidade dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, mas destaca a importância da sua introdução em Los Angeles 2028.
“A entrada do surf adaptado no Jogos Paralímpicos de 2028 ainda não está confirmada, mas seria sem dúvida um grande passo para a modalidade”, disse a atleta do Surf Clube de Viana do Castelo, considerando que “já era esperada” a ausência do surf adaptado das Olimpíadas do próximo verão.
A surfista que, com apenas 18 anos, já conquistou o ‘ouro’ mundial na categoria VI 1 (cegos) em 2021 e 2022, na Califórnia, Estados Unidos, e revalidou em julho o título europeu na Galiza, Espanha, após igual sucesso em 2019, sublinhou que “é necessário um pouco mais de tempo para que a modalidade, que é ainda muito recente, se possa consolidar” a nível mundial.
“É algo que começa agora a acontecer. Como se tem registado um aumento considerável do número de praticantes e do número de eventos competitivos, acredito que a entrada do surf adaptado nos Jogos Paralímpicos venha a acontecer muito em breve”, lançou a jovem treinada por Tiago Prieto, selecionador português que conduziu a equipa das ‘quinas’ a vice-campeã europeia há menos de dois meses, com um total de sete medalhas, apenas superada pela campeã Espanha.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo, voltou a receber o seu tradicional presépio, já instalado e pronto a ser apreciado por vianenses e visitantes. A montagem, realizada com grande dedicação e atenção ao detalhe, mantém viva uma das tradições mais emblemáticas da quadra natalícia na cidade.