A vianense Marta Paço, bicampeã mundial e europeia de surf adaptado, na categoria VI 1 (cegos), aceita a ausência da modalidade dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, mas destaca a importância da sua introdução em Los Angeles 2028.
“A entrada do surf adaptado no Jogos Paralímpicos de 2028 ainda não está confirmada, mas seria sem dúvida um grande passo para a modalidade”, disse a atleta do Surf Clube de Viana do Castelo, considerando que “já era esperada” a ausência do surf adaptado das Olimpíadas do próximo verão.
A surfista que, com apenas 18 anos, já conquistou o ‘ouro’ mundial na categoria VI 1 (cegos) em 2021 e 2022, na Califórnia, Estados Unidos, e revalidou em julho o título europeu na Galiza, Espanha, após igual sucesso em 2019, sublinhou que “é necessário um pouco mais de tempo para que a modalidade, que é ainda muito recente, se possa consolidar” a nível mundial.
“É algo que começa agora a acontecer. Como se tem registado um aumento considerável do número de praticantes e do número de eventos competitivos, acredito que a entrada do surf adaptado nos Jogos Paralímpicos venha a acontecer muito em breve”, lançou a jovem treinada por Tiago Prieto, selecionador português que conduziu a equipa das ‘quinas’ a vice-campeã europeia há menos de dois meses, com um total de sete medalhas, apenas superada pela campeã Espanha.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.