O Município de Caminha está a promover um Plano de Formação, integrado no âmbito do Programa Formação + Próxima, em parceria com o Turismo de Portugal – Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, com o objetivo de estimular a economia e a atividade turística, incrementando a concretização de objetivos e metas de sustentabilidade económica, ambiental e social. Nos meses de maio e junho, Liderança e Gestão de Equipas e Nomadismo Digital são as formações disponíveis.
À semelhança da formação anterior, estas ações de formação também vão decorrer na Biblioteca Municipal de Caminha. São presenciais e gratuitas e destinam-se aos colaboradores do setor do turismo – formação de empresários e gestores, assim como de quadros intermédios e operacionais. As inscrições são realizadas na plataforma https://academiadigital.turismodeportugal.pt/.
A Liderança e Gestão de Equipas vai decorrer nos dias 18 e 25 de maio e tem como objetivos: organizar e gerir equipas de trabalho, bem como comunicar e liderar equipas de trabalho. Os interessados deverão fazer a inscrição, aqui.
O Nomadismo Digital terá lugar nos dias 15 e 22 de junho e apresenta como objetivos: conhecer novas formas de trabalho; identificar as condições necessárias para melhor receber os nómadas digitais; e planear o desenvolvimento de novos projetos de nomadismo digital. Os interessados deverão inscrever-se, aqui.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.