O título português de futebol pode ser atribuído já no sábado, no dérbi entre Benfica e Sporting, mas a 33.ª e penúltima jornada da I Liga pode definir também o último lugar europeu e os dois clubes despromovidos.
O confronto entre ‘águias’ e ‘leões’ monopoliza a atenção, numa altura em que os rivais lisboetas estão empatados na liderança, a grande distância de FC Porto e Sporting de Braga, embrenhados na luta pelo terceiro lugar, a única posição relevante que, garantidamente, não pode ficar decidida nesta ronda.
O Sporting, atual campeão, entrará no relvado do Estádio da Luz, em Lisboa, às 18:00, com a vantagem de continuar dependente de si para conquistar o 21.º título em caso de empate, mas só a vitória lhe permite assegurar antecipadamente o primeiro bicampeonato desde que alcançou o ‘tetra’, em 1954.
Se o triunfo por qualquer margem servirá para a equipa ‘leonina’ festejar na casa do maior rival, o Benfica necessita de se impor por dois ou mais golos de diferença para assegurar já no sábado o 39.º título, uma vez que perdeu por 1-0 no Estádio José Alvalade, na primeira volta.
O golo marcado nesse jogo pelo moçambicano Geny Catamo, aos 28 minutos, pairará sobre o dérbi lisboeta, que se repete duas semanas mais tarde, na final da Taça de Portugal, ainda que a vitória tangencial não deixe de colocar os ‘encarnados’ em posição privilegiada.
À exceção dos lesionados de longa data, o treinador Rui Borges conta com uma equipa na máxima força, na qual se destaca o avançado sueco Viktor Gyökeres, melhor marcador da I Liga, com impressionantes 38 golos, enquanto o suíço Zeki Amdouni pode ser baixa na formação benfiquista, orientada por Bruno Lage.
Na última jornada, Benfica e Sporting defrontam adversários complicados, mas sob pressupostos muito diferentes: a equipa da Luz desloca-se ao terreno de um Sporting de Braga em luta com o FC Porto pelo terceiro lugar e a presença direta na Liga Europa, enquanto o Sporting recebe o Vitória de Guimarães, provavelmente, já com o quinto lugar garantido.
Os portuenses, a viverem uma época conturbada, apanharam os bracarenses na ronda anterior e, uma vez que estão em igualdade no confronto direto (o FC Porto ganhou em casa por 2-1 e o Sporting de Braga impôs-se no seu estádio por 1-0), o último lugar do pódio só poderá atribuído dentro de uma semana.
Os ‘dragões’ disputam no domingo o dérbi da cidade do Porto, no recinto do Boavista, 16.º e antepenúltimo classificado, a necessitar de todos os pontos possíveis para evitar a despromoção, enquanto os ‘arsenalistas’ visitam o Casa Pia, tranquilo oitavo posicionado.
Os ‘axadrezados’ partem para a reta final do campeonato em igualdade com o AVS, 17.º e penúltimo colocado, que substituiu Rui Ferreira por José Mota no comando técnico, e o lanterna-vermelha Farense, todos a cinco pontos de distância do Estrela da Amadora, 15.º e primeira equipa acima da zona vermelha, mas ainda não totalmente a salvo.
A vitória do Boavista sobre o FC Porto, no jogo de encerramento da 33.ª jornada, aliada a um triunfo do Estrela da Amadora na receção ao AVS e à derrota do Farense em Guimarães, também no domingo, condenará de imediato avenses e algarvios à despromoção, enquanto os ‘axadrezados’ teriam de disputar o play-off de manutenção com o terceiro classificado da II Liga.
O Farense não terá tarefa fácil no estádio do Vitória de Guimarães, que ocupa o quinto lugar, com três pontos de vantagem sobre o Santa Clara, sexto, e vantagem no confronto direto, pelo que apenas terá de repetir o resultado dos açorianos na receção ao Famalicão para assegurar o último posto europeu, de acesso possível à Liga Conferência.
A Seleção Nacional Sub-17 tornou-se, esta quinta-feira, campeã do mundo pela primeira vez na história, ao vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Catar. O golo decisivo, que garantiu o título inédito a Portugal, surgiu aos 32 minutos, após uma assistência perfeita do cerveirense Duarte Cunha, que colocou Anísio Cabral na cara do golo.
A Seleção Nacional sagrou-se, esta quinta-feira, Campeã do Mundo de Sub-17, após vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. O triunfo, inédito para o futebol português neste escalão, ficará eternizado como um dos momentos mais marcantes da história desportiva nacional.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” regressa este Natal ao centro histórico de Viana do Castelo e chega este ano com uma novidade: além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá também uma edição na véspera de Ano Novo.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebrou, no último sábado, 44 anos de atividade, numa cerimónia que destacou o papel essencial de dadores de sangue, voluntários e instituições beneméritas no apoio à melhoria dos serviços hospitalares.
Viana do Castelo quer afirmar-se através do mar. Esta quarta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorreu a conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, organizada pela Câmara Municipal e pelo Centro de Excelência Jean Monnet - OCEANID +, da Universidade Nova de Lisboa.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, Viana do Castelo vai receber duas iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável e à promoção da bicicleta como meio de transporte e lazer. Os eventos são organizados pela associação em constituição Viana Ciclável, com atividades para todas as idades.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.