O título português de futebol pode ser atribuído já no sábado, no dérbi entre Benfica e Sporting, mas a 33.ª e penúltima jornada da I Liga pode definir também o último lugar europeu e os dois clubes despromovidos.
O confronto entre ‘águias’ e ‘leões’ monopoliza a atenção, numa altura em que os rivais lisboetas estão empatados na liderança, a grande distância de FC Porto e Sporting de Braga, embrenhados na luta pelo terceiro lugar, a única posição relevante que, garantidamente, não pode ficar decidida nesta ronda.
O Sporting, atual campeão, entrará no relvado do Estádio da Luz, em Lisboa, às 18:00, com a vantagem de continuar dependente de si para conquistar o 21.º título em caso de empate, mas só a vitória lhe permite assegurar antecipadamente o primeiro bicampeonato desde que alcançou o ‘tetra’, em 1954.
Se o triunfo por qualquer margem servirá para a equipa ‘leonina’ festejar na casa do maior rival, o Benfica necessita de se impor por dois ou mais golos de diferença para assegurar já no sábado o 39.º título, uma vez que perdeu por 1-0 no Estádio José Alvalade, na primeira volta.
O golo marcado nesse jogo pelo moçambicano Geny Catamo, aos 28 minutos, pairará sobre o dérbi lisboeta, que se repete duas semanas mais tarde, na final da Taça de Portugal, ainda que a vitória tangencial não deixe de colocar os ‘encarnados’ em posição privilegiada.
À exceção dos lesionados de longa data, o treinador Rui Borges conta com uma equipa na máxima força, na qual se destaca o avançado sueco Viktor Gyökeres, melhor marcador da I Liga, com impressionantes 38 golos, enquanto o suíço Zeki Amdouni pode ser baixa na formação benfiquista, orientada por Bruno Lage.
Na última jornada, Benfica e Sporting defrontam adversários complicados, mas sob pressupostos muito diferentes: a equipa da Luz desloca-se ao terreno de um Sporting de Braga em luta com o FC Porto pelo terceiro lugar e a presença direta na Liga Europa, enquanto o Sporting recebe o Vitória de Guimarães, provavelmente, já com o quinto lugar garantido.
Os portuenses, a viverem uma época conturbada, apanharam os bracarenses na ronda anterior e, uma vez que estão em igualdade no confronto direto (o FC Porto ganhou em casa por 2-1 e o Sporting de Braga impôs-se no seu estádio por 1-0), o último lugar do pódio só poderá atribuído dentro de uma semana.
Os ‘dragões’ disputam no domingo o dérbi da cidade do Porto, no recinto do Boavista, 16.º e antepenúltimo classificado, a necessitar de todos os pontos possíveis para evitar a despromoção, enquanto os ‘arsenalistas’ visitam o Casa Pia, tranquilo oitavo posicionado.
Os ‘axadrezados’ partem para a reta final do campeonato em igualdade com o AVS, 17.º e penúltimo colocado, que substituiu Rui Ferreira por José Mota no comando técnico, e o lanterna-vermelha Farense, todos a cinco pontos de distância do Estrela da Amadora, 15.º e primeira equipa acima da zona vermelha, mas ainda não totalmente a salvo.
A vitória do Boavista sobre o FC Porto, no jogo de encerramento da 33.ª jornada, aliada a um triunfo do Estrela da Amadora na receção ao AVS e à derrota do Farense em Guimarães, também no domingo, condenará de imediato avenses e algarvios à despromoção, enquanto os ‘axadrezados’ teriam de disputar o play-off de manutenção com o terceiro classificado da II Liga.
O Farense não terá tarefa fácil no estádio do Vitória de Guimarães, que ocupa o quinto lugar, com três pontos de vantagem sobre o Santa Clara, sexto, e vantagem no confronto direto, pelo que apenas terá de repetir o resultado dos açorianos na receção ao Famalicão para assegurar o último posto europeu, de acesso possível à Liga Conferência.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.