O Benfica e o PV2014/Colégio Efanor vão disputar a final da Taça de Portugal feminina de voleibol no sábado, após terem vencido as respetivas meias-finais desta sexta-feira, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
As ‘águias’ derrotaram o Vitória de Guimarães por 3-1, no jogo de abertura da ‘final four’, com parciais de 25-18, 25-19, 21-25 e 25-18, enquanto a formação portuense venceu por 3-0 o Sporting, vencedor do troféu em 2023, com parciais de 25-20, 25-20 e 25-23.
Após ter ficado de fora da luta pela vitória no campeonato, com o quinto lugar na segunda fase, o Benfica foi quase sempre melhor nos capítulos do serviço e do remate, a superar o bloco e a defesa vimaranense, várias vezes capaz de prolongar as jogadas, e teve em destaque Bruna Vrankovic (15 pontos), Alice Clemente (15) e Avery Heppell (14).
Apurada para a fase da luta pelo título, após o terceiro lugar na segunda fase do campeonato, a formação minhota melhorou a receção no terceiro set, mas caiu de rendimento no quarto e falhou a oportunidade de repetir a ida à final de 2022, num jogo em que Bárbara Gomes foi a melhor pontuadora, com 19.

No segundo jogo do dia, o PV2014/Colégio Efanor dominou com clareza os dois primeiros sets, com muito acerto no ‘side out’ e remates difíceis de suster por parte da defesa do Sporting, que melhorou nas opções de ataque na parte final do segundo set e ao longo do terceiro set, mas sem a consistência na parte final para reduzir a diferença e manter ‘acesa’ a discussão pela final.
A oposta Eugenia Nosach somou 25 pontos e foi a melhor marcadora da formação portuense, segunda classificada da segunda fase do campeonato, com acesso à fase do título, enquanto a central Amanda Cavalcanti foi, com 12 pontos, a melhor marcadora da equipa ‘verde e branca’, também apurada para a fase decisiva do campeonato após o quarto lugar na segunda fase.
O Benfica, vencedor da Taça de Portugal em 1972/73 e 1973/74, e o PV2014/Colégio Efanor, equipa que levantou o troféu nas épocas 2014/15 e 2017/18, vão tentar conquistar a prova pela terceira vez, numa final inédita, marcada para as 21:00 de sábado, em Viana do Castelo.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.