O Benfica e o PV2014/Colégio Efanor vão disputar a final da Taça de Portugal feminina de voleibol no sábado, após terem vencido as respetivas meias-finais desta sexta-feira, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
As ‘águias’ derrotaram o Vitória de Guimarães por 3-1, no jogo de abertura da ‘final four’, com parciais de 25-18, 25-19, 21-25 e 25-18, enquanto a formação portuense venceu por 3-0 o Sporting, vencedor do troféu em 2023, com parciais de 25-20, 25-20 e 25-23.
Após ter ficado de fora da luta pela vitória no campeonato, com o quinto lugar na segunda fase, o Benfica foi quase sempre melhor nos capítulos do serviço e do remate, a superar o bloco e a defesa vimaranense, várias vezes capaz de prolongar as jogadas, e teve em destaque Bruna Vrankovic (15 pontos), Alice Clemente (15) e Avery Heppell (14).
Apurada para a fase da luta pelo título, após o terceiro lugar na segunda fase do campeonato, a formação minhota melhorou a receção no terceiro set, mas caiu de rendimento no quarto e falhou a oportunidade de repetir a ida à final de 2022, num jogo em que Bárbara Gomes foi a melhor pontuadora, com 19.

No segundo jogo do dia, o PV2014/Colégio Efanor dominou com clareza os dois primeiros sets, com muito acerto no ‘side out’ e remates difíceis de suster por parte da defesa do Sporting, que melhorou nas opções de ataque na parte final do segundo set e ao longo do terceiro set, mas sem a consistência na parte final para reduzir a diferença e manter ‘acesa’ a discussão pela final.
A oposta Eugenia Nosach somou 25 pontos e foi a melhor marcadora da formação portuense, segunda classificada da segunda fase do campeonato, com acesso à fase do título, enquanto a central Amanda Cavalcanti foi, com 12 pontos, a melhor marcadora da equipa ‘verde e branca’, também apurada para a fase decisiva do campeonato após o quarto lugar na segunda fase.
O Benfica, vencedor da Taça de Portugal em 1972/73 e 1973/74, e o PV2014/Colégio Efanor, equipa que levantou o troféu nas épocas 2014/15 e 2017/18, vão tentar conquistar a prova pela terceira vez, numa final inédita, marcada para as 21:00 de sábado, em Viana do Castelo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, três propostas de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia, num total de 262.500 euros, durante a reunião ordinária do executivo realizada esta quarta-feira.
A Câmara Municipal de Valença entregou ontem, durante a cerimónia do Feriado Municipal, as Medalhas de Mérito Municipal 2026, reconhecendo o contributo de cidadãos, empresas e associações para o desenvolvimento do concelho e para a projeção de Valença a nível regional e nacional.
O Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil (SinFAP) apelou ao Governo para que isente do limite legal de horas extras os profissionais da função pública envolvidos em operações de socorro durante condições meteorológicas adversas.
A cidade de Viana do Castelo volta a preparar-se para um dos momentos mais simbólicos da sua maior festa popular. O concurso para eleição da Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026 vai decorrer entre os dias 20 de fevereiro e 2 de março, reforçando a projeção internacional daquela que é uma das celebrações culturais e religiosas mais emblemáticas de Portugal.
O Club Lote 5 e a Timbre Cósmico estão a preparar mais um super evento no Club Lote 5 na marina de Viana do Castelo.
Viana do Castelo está a dar mais um passo na modernização da administração municipal. O presidente da Câmara, Luís Nobre, anunciou esta quarta-feira que o serviço de gestão urbanística já está a utilizar Inteligência Artificial (IA) para agilizar os processos de licenciamento de obras.
Na freguesia de Carreço, em Viana do Castelo, cerca de duas dezenas de papagaios-do-mar foram encontrados mortos ao longo de um curto troço de areal nas praias do Canto Marinho e do Lumiar.