O Benfica e o PV2014/Colégio Efanor vão disputar a final da Taça de Portugal feminina de voleibol no sábado, após terem vencido as respetivas meias-finais desta sexta-feira, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
As ‘águias’ derrotaram o Vitória de Guimarães por 3-1, no jogo de abertura da ‘final four’, com parciais de 25-18, 25-19, 21-25 e 25-18, enquanto a formação portuense venceu por 3-0 o Sporting, vencedor do troféu em 2023, com parciais de 25-20, 25-20 e 25-23.
Após ter ficado de fora da luta pela vitória no campeonato, com o quinto lugar na segunda fase, o Benfica foi quase sempre melhor nos capítulos do serviço e do remate, a superar o bloco e a defesa vimaranense, várias vezes capaz de prolongar as jogadas, e teve em destaque Bruna Vrankovic (15 pontos), Alice Clemente (15) e Avery Heppell (14).
Apurada para a fase da luta pelo título, após o terceiro lugar na segunda fase do campeonato, a formação minhota melhorou a receção no terceiro set, mas caiu de rendimento no quarto e falhou a oportunidade de repetir a ida à final de 2022, num jogo em que Bárbara Gomes foi a melhor pontuadora, com 19.
No segundo jogo do dia, o PV2014/Colégio Efanor dominou com clareza os dois primeiros sets, com muito acerto no ‘side out’ e remates difíceis de suster por parte da defesa do Sporting, que melhorou nas opções de ataque na parte final do segundo set e ao longo do terceiro set, mas sem a consistência na parte final para reduzir a diferença e manter ‘acesa’ a discussão pela final.
A oposta Eugenia Nosach somou 25 pontos e foi a melhor marcadora da formação portuense, segunda classificada da segunda fase do campeonato, com acesso à fase do título, enquanto a central Amanda Cavalcanti foi, com 12 pontos, a melhor marcadora da equipa ‘verde e branca’, também apurada para a fase decisiva do campeonato após o quarto lugar na segunda fase.
O Benfica, vencedor da Taça de Portugal em 1972/73 e 1973/74, e o PV2014/Colégio Efanor, equipa que levantou o troféu nas épocas 2014/15 e 2017/18, vão tentar conquistar a prova pela terceira vez, numa final inédita, marcada para as 21:00 de sábado, em Viana do Castelo.
O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) promove, esta quarta-feira, 22 de outubro, às 15h00, no auditório da Escola Secundária de Ponte de Lima, o seminário “Descobrir e Desenvolver o Talento Inato – O Método Geniotipo na Educação”.
Nascida em França, mas com fortes ligações a Viana do Castelo, Celina Viegas, 36 anos, realizou este domingo um sonho ao marcar presença no The Voice Portugal, transmitido pela RTP. A fadista representou com orgulho a cidade natal dos seus pais e do seu marido, levando consigo o nome e o espírito de Viana para um dos palcos mais mediáticos da música nacional.
Mais de 50 pessoas participaram na quarta caminhada do projeto “Descobrir Monção a Caminhar”, desta vez pelo alto da montanha, em Abedim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta terça-feira, o quarto concurso para a contratação de agentes únicos de transportes coletivos, reforçando o quadro de pessoal do serviço de transporte urbano da cidade.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no próximo sábado, 25 de outubro, às 21h30, o espetáculo “A Galiza mail’o Minho”, inserido na 5.ª edição do Encontro de Culturas. A iniciativa é promovida pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM), em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O programa educativo “Heróis da Fruta” regressa este ano às escolas da região, promovendo hábitos alimentares mais saudáveis entre as crianças.
Alvarães recebe, pela terceira vez, uma produção do conhecido produtor Paulo Branco, reforçando a ligação da freguesia com o cinema. As filmagens decorrem numa antiga fábrica de cerâmica, espaço emblemático do património industrial local, e em vários cenários naturais, incluindo a Lagoa da Garça, reconhecida pela sua beleza e pelo trabalho de preservação ambiental da comunidade.