O Benfica e o PV2014/Colégio Efanor vão disputar a final da Taça de Portugal feminina de voleibol no sábado, após terem vencido as respetivas meias-finais desta sexta-feira, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
As ‘águias’ derrotaram o Vitória de Guimarães por 3-1, no jogo de abertura da ‘final four’, com parciais de 25-18, 25-19, 21-25 e 25-18, enquanto a formação portuense venceu por 3-0 o Sporting, vencedor do troféu em 2023, com parciais de 25-20, 25-20 e 25-23.
Após ter ficado de fora da luta pela vitória no campeonato, com o quinto lugar na segunda fase, o Benfica foi quase sempre melhor nos capítulos do serviço e do remate, a superar o bloco e a defesa vimaranense, várias vezes capaz de prolongar as jogadas, e teve em destaque Bruna Vrankovic (15 pontos), Alice Clemente (15) e Avery Heppell (14).
Apurada para a fase da luta pelo título, após o terceiro lugar na segunda fase do campeonato, a formação minhota melhorou a receção no terceiro set, mas caiu de rendimento no quarto e falhou a oportunidade de repetir a ida à final de 2022, num jogo em que Bárbara Gomes foi a melhor pontuadora, com 19.

No segundo jogo do dia, o PV2014/Colégio Efanor dominou com clareza os dois primeiros sets, com muito acerto no ‘side out’ e remates difíceis de suster por parte da defesa do Sporting, que melhorou nas opções de ataque na parte final do segundo set e ao longo do terceiro set, mas sem a consistência na parte final para reduzir a diferença e manter ‘acesa’ a discussão pela final.
A oposta Eugenia Nosach somou 25 pontos e foi a melhor marcadora da formação portuense, segunda classificada da segunda fase do campeonato, com acesso à fase do título, enquanto a central Amanda Cavalcanti foi, com 12 pontos, a melhor marcadora da equipa ‘verde e branca’, também apurada para a fase decisiva do campeonato após o quarto lugar na segunda fase.
O Benfica, vencedor da Taça de Portugal em 1972/73 e 1973/74, e o PV2014/Colégio Efanor, equipa que levantou o troféu nas épocas 2014/15 e 2017/18, vão tentar conquistar a prova pela terceira vez, numa final inédita, marcada para as 21:00 de sábado, em Viana do Castelo.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.
Eduardo Teixeira, deputado e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está no Cairo, Egipto, à frente da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar da União para o Fórum Mediterrânico.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.