O Benfica e o PV2014/Colégio Efanor vão disputar a final da Taça de Portugal feminina de voleibol no sábado, após terem vencido as respetivas meias-finais desta sexta-feira, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
As ‘águias’ derrotaram o Vitória de Guimarães por 3-1, no jogo de abertura da ‘final four’, com parciais de 25-18, 25-19, 21-25 e 25-18, enquanto a formação portuense venceu por 3-0 o Sporting, vencedor do troféu em 2023, com parciais de 25-20, 25-20 e 25-23.
Após ter ficado de fora da luta pela vitória no campeonato, com o quinto lugar na segunda fase, o Benfica foi quase sempre melhor nos capítulos do serviço e do remate, a superar o bloco e a defesa vimaranense, várias vezes capaz de prolongar as jogadas, e teve em destaque Bruna Vrankovic (15 pontos), Alice Clemente (15) e Avery Heppell (14).
Apurada para a fase da luta pelo título, após o terceiro lugar na segunda fase do campeonato, a formação minhota melhorou a receção no terceiro set, mas caiu de rendimento no quarto e falhou a oportunidade de repetir a ida à final de 2022, num jogo em que Bárbara Gomes foi a melhor pontuadora, com 19.

No segundo jogo do dia, o PV2014/Colégio Efanor dominou com clareza os dois primeiros sets, com muito acerto no ‘side out’ e remates difíceis de suster por parte da defesa do Sporting, que melhorou nas opções de ataque na parte final do segundo set e ao longo do terceiro set, mas sem a consistência na parte final para reduzir a diferença e manter ‘acesa’ a discussão pela final.
A oposta Eugenia Nosach somou 25 pontos e foi a melhor marcadora da formação portuense, segunda classificada da segunda fase do campeonato, com acesso à fase do título, enquanto a central Amanda Cavalcanti foi, com 12 pontos, a melhor marcadora da equipa ‘verde e branca’, também apurada para a fase decisiva do campeonato após o quarto lugar na segunda fase.
O Benfica, vencedor da Taça de Portugal em 1972/73 e 1973/74, e o PV2014/Colégio Efanor, equipa que levantou o troféu nas épocas 2014/15 e 2017/18, vão tentar conquistar a prova pela terceira vez, numa final inédita, marcada para as 21:00 de sábado, em Viana do Castelo.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).