Beatriz Carvalho, da Associação de Surf da Costa Caparica (ASCC), e Constância Simões, do Ericeira Surf Clube, subiram ao lugar mais alto do pódio no Nacional de Surf Esperanças Feminino Sub 18 e Sub 16, respetivamente, na praia da Arda, em Viana do Castelo.
“Nesta competição, que teve um primeiro dia de ondas pequenas e, ontem, um dia de mar exigente, reinou o desportivismo entre as atletas e bom surf, numa geração tecnicamente bastante homogénea”, diz Marco Areias, diretor de prova.
A inscrição das 32 melhores atletas nacionais apuradas das seis regiões portuguesas − Norte, Centro, Lisboa, Algarve, Madeira e Açores – prometia, só por si, um grande espetáculo de surf.
Beatriz Carvalho, que há muito procurava o título, conseguiu fazer, em Afife, uma despedida em grande da categoria Sub 18. Em segundo lugar, ficou Maria Salgado e, em 3º, Gabriela Dinis, do Clube Lombos Praia, e Miriam Julião, da Associação de Surfistas de Vagos.
“O balanço é superpositivo. Não podia deixar esta categoria de melhor maneira” diz Beatriz Carvalho, acrescentando “já faço esta prova há alguns anos e sei como é cansativo disputar as duas categorias, também, por isso, dou os parabéns às outras atletas.”
Em sub 16, o grande destaque vai para Constância Simões, que se sente “de coração cheio com este resultado”. Perdeu logo na primeira ronda da Finalíssima, mas conseguiu ir passando os heats nas repescagens, até à final, na qual fez bons scores na disputa com “uma grande adversária e amiga, a Maria Salgado”, até ao seu primeiro título nacional de esperanças. Esta atleta desde há muito e desde muito nova é apurada para o Nacional de Esperanças. “Tivemos um ambiente incrível e uma boa organização. Parabéns a todas as atletas e ao Surf Clube de Viana”, refere.

Maria Dias, da ASCC, e Maria Silva, da Associação Mar de Espinho, ficaram em terceiro lugar em Sub 16.
Maria Salgado, da Associação Sealand Santa Cruz, e que, o ano passado, havia conquistado o título em Sub 16, sagrou-se vice-campeã em ambas as categorias deste campeonato. Tendo estado, este domingo, cerca de três horas em competição. Teve uma performance boa, apenas não conseguindo impor-se nas finais.
Teresa Pereira, do clube anfitrião, ficou em nono em Sub 16 e em 13º em Sub 18.
Ricardo Rego, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, destaca a qualidade do trabalho desenvolvido pelo SCV no que respeita à organização de eventos e à formação de jovens atletas. Avança que, no âmbito de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, existe a intenção de robustecer as provas de surfing que o clube tem vindo a organizar e que também estão a ser encetados contactos com vista a trazer para Viana do Castelo uma grande prova internacional.
A Finalíssima do Nacional de Surf Esperanças Feminino, que encerrou o Viana Surf City Festival 2022, foi organizada pelo SCV em parceria com a Federação Portuguesa de Surf.
O Viana Surf City Festival, além desta Finalíssima, incluíu a 2ª etapa do Shark Series 2022, a 17 de agosto, o II Surfing Viana D´Agonia, nos dias 19 e 20 de agosto, e o XXIII Luso Galaico, de 26 a 28 de agosto. Foram oito dias de campeonatos, nos quais participaram 178 atletas.
Um deslizamento de terras ocorrido na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas obrigou à retirada preventiva de 20 pessoas das suas habitações, após uma derrocada considerada “forte” ter destruído parcialmente uma casa e soterrado um veículo ligeiro. Não há registo de vítimas ou feridos.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.