É já este fim de semana que a lampreia vai à mesa de cerca de 20 restaurantes do concelho, abrindo assim a programação dos “7 prazeres da gastronomia”, que decorre ao longo de todo o ano.
A iniciativa, que já vai para a 9ª edição, visa atrair fluxos de turismo gastronómico ao território barcelense e captar clientes amantes desta iguaria para os restaurantes locais. Produto local de excelente qualidade, este pode ser confecionado de variadas formas para agradar aos paladares mais exigentes, nomeadamente, Arroz de Lampreia, Lampreia à Bordalesa, Lampreia Assada. A degustação desta iguaria ficará ainda mais completa se a refeição for acompanhada por um saboroso Vinho Verde de Barcelos.
No Rio Cávado, curso de água que atravessa o concelho e cuja margem direita beija a cidade, a pesca deste ciclóstomo remonta ao tempo do Rei D. Manuel I, conforme atesta o Foral concedido a Barcelos em 1515, onde se refere que a Lampreia era muito apreciada pelo Clero e Nobreza e que os pescadores tinham direito a uma parte do que pescavam e o senhorio a três partes.
No Cávado, a pesca da lampreia inicia em janeiro e perdura até março. Este famoso ciclóstomo, que nasce nos rios e desce até ao mar, onde atinge a maturidade, regressa novamente aos cursos de água doce onde se dá o processo de reprodução, sendo que é nessa altura em que pode ser capturado.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.