É já este fim de semana que a lampreia vai à mesa de cerca de 20 restaurantes do concelho, abrindo assim a programação dos “7 prazeres da gastronomia”, que decorre ao longo de todo o ano.
A iniciativa, que já vai para a 9ª edição, visa atrair fluxos de turismo gastronómico ao território barcelense e captar clientes amantes desta iguaria para os restaurantes locais. Produto local de excelente qualidade, este pode ser confecionado de variadas formas para agradar aos paladares mais exigentes, nomeadamente, Arroz de Lampreia, Lampreia à Bordalesa, Lampreia Assada. A degustação desta iguaria ficará ainda mais completa se a refeição for acompanhada por um saboroso Vinho Verde de Barcelos.
No Rio Cávado, curso de água que atravessa o concelho e cuja margem direita beija a cidade, a pesca deste ciclóstomo remonta ao tempo do Rei D. Manuel I, conforme atesta o Foral concedido a Barcelos em 1515, onde se refere que a Lampreia era muito apreciada pelo Clero e Nobreza e que os pescadores tinham direito a uma parte do que pescavam e o senhorio a três partes.
No Cávado, a pesca da lampreia inicia em janeiro e perdura até março. Este famoso ciclóstomo, que nasce nos rios e desce até ao mar, onde atinge a maturidade, regressa novamente aos cursos de água doce onde se dá o processo de reprodução, sendo que é nessa altura em que pode ser capturado.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.
Caminha assinala hoje, dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro, com uma iniciativa promovida no âmbito da Operação Nariz Vermelho. O evento tem lugar às 19h00 no Edifício Paços do Concelho, na Praça Conselheiro Silva Torres.
A Nortaluga, empresa sediada na Zona Industrial do Neiva, 2ª fase, em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, reforça o seu compromisso com as comunidades afetadas pela Tempestade Kristin. A empresa manifesta total solidariedade a famílias, empresas e instituições impactadas por esta intempérie.
O projeto “Nadar em Família”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, celebrou no fim de semana três anos de existência, consolidando-se como uma iniciativa de referência para a prática de atividades aquáticas em família.
A PSP deteve, na última semana, três homens por condução de veículos sem habilitação legal, numa ação de prevenção e combate à criminalidade que decorreu entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo colocou em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), na sequência da deliberação do executivo municipal realizada a 22 de dezembro de 2025.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) mantém o alerta para risco de inundações urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.