Logo
Regional

Barcelos acolhe 8.ª Mostra Musical do Eixo Atlântico com 375 participantes

2 Abril, 2024 | 16:45
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A cidade de Barcelos, no distrito de Braga, vai receber, entre 12 e 14 de abril, a 8.ª edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico, contando com 375 participantes da Galiza e do Norte de Portugal, foi hoje anunciado.

O evento, apresentado em conferência de imprensa nos Paços do Concelho, terá a participação de 32 solistas e de 343 agrupamentos de cerca de 30 escolas de música e conservatórios de 22 municípios do Eixo Atlântico, que interpretarão peças de música clássica e de jazz no auditório São Bento Menni e no Theatro Gil Vicente.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Barcelos adiantou que os músicos, com idades entre os 8 e os 18 anos, e os grupos, nos quais participam jovens até aos 25 anos, são provenientes de Barcelos, Gaia, Braga, Famalicão, Santa Maria da Feira, Guimarães, Vila do Conde, Fafe, Bragança, O Barco de Valdeorras, Felgueiras, A Coruña, Amarante, Ferrol, Vila Real, Gondomar, Santiago de Compostela, Mirandela, Ponteareas, Esposende, Viana do Castelo e Matosinhos.

“É uma grande honra para o nosso município acolher a 8.ª edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico, pois reúne aquilo que achamos mais indicado para o nosso projeto cultural, com novos públicos e novos talentos”, disse o presidente da Câmara de Barcelos, citado no comunicado.

O autarca Mário Constantino (PSD) sublinhou que a educação e a cultura são “o que mais aproxima as pessoas e o que ajuda a consolidar a paz e a democracia”, realçando ser “muito importante reunir tantos jovens espanhóis e portugueses, porque é muito mais aquilo que os une do que o que os separa”.

Por seu lado, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vasquez Mao, lembrou que a candidatura de Barcelos à Mostra Musical foi aprovada “por unanimidade por todas as cidades que compõem o Eixo Atlântico”, realçando o talento e as instituições locais que trabalham na área cultural.

“O fim de semana musical culminará no domingo, dia 14, com a final da Mostra Musical, da parte da manhã, em que um júri profissional decidirá quem serão os/as vencedores/as, e, na parte da tarde, terá lugar a entrega de prémios no Auditório São Bento Menni. No final do evento, será interpretado o tema ‘Grândola Vila Morena’”, refere a nota do município.

Em cada edição, a Mostra Musical do Eixo Atlântico presta homenagem a uma personalidade relevante da música clássica ou jazz da Eurorregião.

“Este ano, o homenageado será Joám Trillo, músico galego, uma das figuras mais destacadas da proteção e promoção da música galega, realizando um extenso trabalho de formação nas diferentes instituições galegas e de recuperação e difusão do repertório dos compositores galegos dos séculos XVIII, XIX e XX”, refere a Câmara de Barcelos.

A Mostra Musical, que se realiza bienalmente desde 2008, reconhece, promove, premeia e divulga a prática musical, apoiando músicos e intérpretes que pelo seu valor e interesse possam contribuir para a divulgação do gosto pela música da Galiza e do Norte de Portugal.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.

Regional 19 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira organiza concerto solidário para ajudar o pequeno João

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira vai acolher, este sábado, 20 de abril, o concerto solidário “Juntos conquistamos o futuro do João”, que visa angariar fundos para a aquisição de material adaptado à doença genética rara diagnosticada ao João, um menino de 4 anos, de Vila Nova de Cerveira.

Regional 19 Abril, 2024

Acidente de trabalho em armazém de materiais de construção faz um ferido grave

Um homem de 49 anos ficou hoje gravemente ferido ao ficar preso entre um camião e paletes de cimento num armazém de material de construção em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, disse fonte da GNR.

Regional 19 Abril, 2024

Caminha: Homem detido por alegado tráfico com laboratório doméstico para preparar droga

Um homem de 35 anos foi detido por alegado tráfico de droga em Caminha, numa operação da GNR que levou à “descoberta de um pequeno laboratório doméstico para a preparação e transformação da substância estupefaciente”, foi hoje revelado.

Regional 19 Abril, 2024

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

Desporto 19 Abril, 2024

Vianense SAD “não apoia qualquer lista” candidata às eleições do Clube

Para terminar de vez com com especulações, a Sport Clube Vianense, Futebol SAD, emitiu um comunicado a descarta o seu apoio a qualquer lista candidata no ato eleitoral do Sport Club Vianense, marcado para o próximo dia 24 de maio de 2024.