Logo
Regional

Barcelos acolhe 8.ª Mostra Musical do Eixo Atlântico com 375 participantes

2 Abril, 2024 | 16:45
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A cidade de Barcelos, no distrito de Braga, vai receber, entre 12 e 14 de abril, a 8.ª edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico, contando com 375 participantes da Galiza e do Norte de Portugal, foi hoje anunciado.

O evento, apresentado em conferência de imprensa nos Paços do Concelho, terá a participação de 32 solistas e de 343 agrupamentos de cerca de 30 escolas de música e conservatórios de 22 municípios do Eixo Atlântico, que interpretarão peças de música clássica e de jazz no auditório São Bento Menni e no Theatro Gil Vicente.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Barcelos adiantou que os músicos, com idades entre os 8 e os 18 anos, e os grupos, nos quais participam jovens até aos 25 anos, são provenientes de Barcelos, Gaia, Braga, Famalicão, Santa Maria da Feira, Guimarães, Vila do Conde, Fafe, Bragança, O Barco de Valdeorras, Felgueiras, A Coruña, Amarante, Ferrol, Vila Real, Gondomar, Santiago de Compostela, Mirandela, Ponteareas, Esposende, Viana do Castelo e Matosinhos.

“É uma grande honra para o nosso município acolher a 8.ª edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico, pois reúne aquilo que achamos mais indicado para o nosso projeto cultural, com novos públicos e novos talentos”, disse o presidente da Câmara de Barcelos, citado no comunicado.

O autarca Mário Constantino (PSD) sublinhou que a educação e a cultura são “o que mais aproxima as pessoas e o que ajuda a consolidar a paz e a democracia”, realçando ser “muito importante reunir tantos jovens espanhóis e portugueses, porque é muito mais aquilo que os une do que o que os separa”.

Por seu lado, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vasquez Mao, lembrou que a candidatura de Barcelos à Mostra Musical foi aprovada “por unanimidade por todas as cidades que compõem o Eixo Atlântico”, realçando o talento e as instituições locais que trabalham na área cultural.

“O fim de semana musical culminará no domingo, dia 14, com a final da Mostra Musical, da parte da manhã, em que um júri profissional decidirá quem serão os/as vencedores/as, e, na parte da tarde, terá lugar a entrega de prémios no Auditório São Bento Menni. No final do evento, será interpretado o tema ‘Grândola Vila Morena’”, refere a nota do município.

Em cada edição, a Mostra Musical do Eixo Atlântico presta homenagem a uma personalidade relevante da música clássica ou jazz da Eurorregião.

“Este ano, o homenageado será Joám Trillo, músico galego, uma das figuras mais destacadas da proteção e promoção da música galega, realizando um extenso trabalho de formação nas diferentes instituições galegas e de recuperação e difusão do repertório dos compositores galegos dos séculos XVIII, XIX e XX”, refere a Câmara de Barcelos.

A Mostra Musical, que se realiza bienalmente desde 2008, reconhece, promove, premeia e divulga a prática musical, apoiando músicos e intérpretes que pelo seu valor e interesse possam contribuir para a divulgação do gosto pela música da Galiza e do Norte de Portugal.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2024

Espanha é a primeira seleção a chegar ao ‘tetra’

A Espanha tornou-se a primeira seleção a chegar aos quatro títulos de campeã da Europa de futebol, ao bater (2-1) a Inglaterra, que continua em 'branco', na final da 17.ª edição, no Estádio Olímpico de Berlim.

Nacional 15 Julho, 2024

Nove mortos em acidentes nas estradas no fim de semana

Nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios da sinistralidade disponíveis na página da internet da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.

Regional 15 Julho, 2024

Valença com programa de apoio à esterilização de Animais de Companhia

A Câmara Municipal de Valença já está a implementar o Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia dirigido aos munícipes com maiores dificuldades económicas.

Regional 15 Julho, 2024

Mensagem de D. João Lavrador face ao acidente que provocou a morte trágica a quatro jovens em Melgaço

A Diocese de Viana viveu, nestes últimos dias, o seu primeiro acampamento juvenil Diocesano. Este momento, reflete a importância e o lugar fundamental que os jovens e as suas famílias têm, não só para nós, como para aquilo que acreditamos ser essencial para um mundo renovado e mais evangélico.

Regional 15 Julho, 2024

Empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram em reunião promovida pela autarquia

Cerca de 20 empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram numa reunião convocada pela Câmara Municipal, em parceria com o CESAE - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais. A reunião teve como propósito auscultar preocupações e identificar as necessidades de formação sentidas pelas empresas. Foram ainda apresentadas sugestões para melhorar a articulação entre as entidades envolvidas, com vista ao arranque do Centro de Inovação de Cerveira - CIC.