A iniciativa "Barca Solidária" angariou cerca de 2 mil euros para apoiar a Síria, a Turquia e a Ucrânia. O evento de cariz solidário que decorreu no passado domingo, em Ponte da Barca, juntou cerca de 40 artistas das mais variadas artes.
Para além do valor angariado, foram ainda doados bens alimentares não perecíveis e material de emergência médica que será encaminhado para a Ucrânia através da Comunidade de Ucranianos em Braga. O montante em dinheiro será depositado numa conta da Organização de ajuda humanitária “Médicos Sem Fronteiras” e destina-se às vitimas dos terramotos da Síria e Turquia.
Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, elogiou a iniciativa e a solidariedade dos barquenses. “Estamos muito orgulhosos de ver a nossa comunidade unida em torno desta causa, que se revela um exemplo do espírito de solidariedade e ajuda mútua que muito caracteriza os barquenses”, exprimiu.

A iniciativa, organizada pelo Município de Ponte da Barca e por alguns barquenses que se solidarizam, contou “com uma grande adesão do público” e surgiu “em resposta à crise humanitária que se vive na Ucrânia, com milhares de pessoas deslocadas devido ao conflito armado que se arrasta há um ano, bem como para apoiar as vitimas dos terramotos da Síria e da Turquia”, explicou a autarquia. “Este evento solidário revelou-se um exemplo da capacidade mobilizadora da cultura e da arte em prol de causas nobres e um gesto de solidariedade que certamente fará a diferença na vida de muitas pessoas”, salientou.

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.