A iniciativa "Barca Solidária" angariou cerca de 2 mil euros para apoiar a Síria, a Turquia e a Ucrânia. O evento de cariz solidário que decorreu no passado domingo, em Ponte da Barca, juntou cerca de 40 artistas das mais variadas artes.
Para além do valor angariado, foram ainda doados bens alimentares não perecíveis e material de emergência médica que será encaminhado para a Ucrânia através da Comunidade de Ucranianos em Braga. O montante em dinheiro será depositado numa conta da Organização de ajuda humanitária “Médicos Sem Fronteiras” e destina-se às vitimas dos terramotos da Síria e Turquia.
Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, elogiou a iniciativa e a solidariedade dos barquenses. “Estamos muito orgulhosos de ver a nossa comunidade unida em torno desta causa, que se revela um exemplo do espírito de solidariedade e ajuda mútua que muito caracteriza os barquenses”, exprimiu.

A iniciativa, organizada pelo Município de Ponte da Barca e por alguns barquenses que se solidarizam, contou “com uma grande adesão do público” e surgiu “em resposta à crise humanitária que se vive na Ucrânia, com milhares de pessoas deslocadas devido ao conflito armado que se arrasta há um ano, bem como para apoiar as vitimas dos terramotos da Síria e da Turquia”, explicou a autarquia. “Este evento solidário revelou-se um exemplo da capacidade mobilizadora da cultura e da arte em prol de causas nobres e um gesto de solidariedade que certamente fará a diferença na vida de muitas pessoas”, salientou.

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.