As bailarinas da equipa de competição da Academia de Dança En Avant, Bianca Varajão, Leandra Cunha, Margarida Barreiro e Matilde Gachineiro, do polo de Paredes de Coura e Francisca Enes, Íris Panarra e Maria Eduarda Viamonte do polo de Viana do Castelo, conquistaram mais de uma dezena de prémios, entre março e abril, em concursos.
As sete bailarinas, nos dias 31 de março a 6 de abril 2023, participaram na competição do concurso All Dance Portugal 2023. Neste evento, conquistaram seis prémios: Trio Open Junior Ballet Criação Inédita; Trio Open Junior Contemporâneo; Solo Pré-Jovem All Dance Open; Dueto Pré-Jovem All Dance Open; Grupo Pequeno Pré-Jovem Ballet Repertório; Grupo Pequeno Pré-Jovem All Dance Open, e viram apuradas 11 coreografias para participação no All Dance Europe e Mundial 2023 a realizar em Tarragona, Espanha no mês de agosto e o Mundial em Orlando no mês de outubro.
Nos dias 22 e 23 de abril, conquistaram mais onze novos títulos no Concurso Internacional Stars Dance Galícia em Ourense, nomeadamente: Solo Contemporâneo Júnior, Solo Jazz Júnior; Dueto Ballet Júnior; Trio Ballet Kids; Quarteto Contemporâneo Júnior; Solo Jazz Júnior; Dueto Jazz Júnior; Trio Contemporâneo Kids e Quarteto Jazz Júnior.
Foram ainda atribuídos os Prémios Especiais, Melhor Figurino de Grupo e uma Bolsa de Masterclass de Ballet Clássico.

A Academia de Dança En Avant, foi a primeira a surgir no concelho de Paredes de Coura em 13 de janeiro de 2019 estendendo o seu segundo polo para Viana do Castelo em 17 de setembro de 2022 pelas mãos da sua fundadora, Inês Alves, professora certificada pela IDTA (International Dance Teachers Association) em ballet Clássico.
No ano letivo de 2021/2022, a academia criou a equipa de competição e as suas bailarinas somam já no seu currículo sucessivos êxitos em competições: 2022 – “Concurso Internacional de Dança La Pointe” – Valencia Espanha; “Grand Jeté Internacional Dance Awards” Algarve; “Festival Norte Dance” – Santa Maria da Feira; 2023 – “All Dance Portugal 2023” – Santa Maria da Feira e “Stars Dance Galícia” – Ourense.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.