Logo
Nacional

Autoridade Marítima alerta para agravamento do estado do mar a partir da meia-noite

28 Janeiro, 2025 | 16:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou para o agravamento do estado mar em Portugal continental a partir das 00:00 de quarta-feira, que levou o IPMA a colocar sete distritos sob aviso vermelho, o mais grave.

Em comunicado, a AMN refere que “a previsão do estado do mar e do vento aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal continental a partir das 00:00 de quarta-feira e até às 00:00 de sexta-feira”.

“A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os 12 metros e uma altura máxima de 22 metros, com um período médio a variar entre os 11 e os 15 segundos. São esperados ventos provenientes do quadrante noroeste, com uma intensidade média de 93 km/h e com rajadas até 168 km/h”, descreve a nota.

Face a estas condições meteorológicas, a AMN recomenda, em especial à comunidade piscatória e de náutica de recreio que se encontra no mar, o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.

“Recomenda-se também o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselha-se (…) a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), bem como outras informações disponibilizadas pelas capitanias (…) sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem”, acrescenta a AMN.

As autoridades alertam ainda a população em geral para os perigos da prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a realização de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação.

“Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco. Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, acrescenta a nota.

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave, devido à agitação marítima forte, e vão voltar a estar na quarta e quinta-feira, segundo o IPMA.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estiveram até às 12:00 de hoje sob aviso vermelho por causa da agitação marítima, e voltam a estar sob aquele aviso, devido à ondulação forte, entre as 18:00 de quarta-feira e as 06:00 de quinta-feira.

O IPMA emitiu também aviso vermelho por causa do estado do mar para os distritos de Faro, Setúbal e Beja entre as 03:00 e as 06:00 de quinta-feira.

Por causa da agitação marítima, as barras de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Ericeira, Cascais e Portimão estão fechadas a toda a navegação, segundo a Autoridade Marítima Nacional.

As barras marítimas de Viana do Castelo e Leixões estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 30 e 35 metros, respetivamente.

O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 21 Abril, 2025

Morreu o Papa Francisco

O Papa Francisco morreu hoje, anunciou o Vaticano, através do cardeal Kevin Ferrell. " Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco".

Internacional 22 Abril, 2025

Portugal assinala três dias de luto nacional por morte do Papa

Portugal vai assinalar três dias de luto nacional pela morte do Papa Francisco entre quinta-feira e sábado, anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, indicando que participará nas cerimónias fúnebres em Roma.

Regional 22 Abril, 2025

Tuna de Veteranos de Viana do Castelo representa Portugal em Cartagena

A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo participará, entre os dias 24 e 26 de outubro, no XXVIII Certame da Federación Internacional de Cuarentunas, que este ano terá lugar na cidade espanhola de Cartagena. 

Regional 22 Abril, 2025

Municípios unem-se na Criação da Associação de Municípios Portugueses do Cavalo

Os Municípios Fundadores da AMPC - Associação de Municípios Portugueses do Cavalo formalizarão a constituição associação numa cerimónia pública a realizar no dia 24 de abril, às 10h30, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

Nacional 22 Abril, 2025

Pesca da sardinha reabriu e Portugal conta com um limite de 34.406 toneladas

A pesca da sardinha reabriu, na segunda-feira, cerca de quatro meses após ter encerrado, e Portugal conta com uma quota de 34.406 toneladas para este ano.

Nacional 22 Abril, 2025

PJ reforçada com 113 novos Inspetores

O Diretor Nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, dá hoje posse aos 113 novos Inspetores, numa cerimónia presidida pela Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, a realizar pelas 14h30 no edifício sede da PJ.

Regional 22 Abril, 2025

Um morto e quatro feridos graves após colisão em Ponte da Barca

Uma mulher morreu e quatro homens ficaram feridos com gravidade depois da colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional (EN) 101 em Ponte da Barca.

Regional 21 Abril, 2025

Luís Nobre: “Viana do Castelo não esquece que foi graças a si que Frei Bartolomeu dos Mártires foi canonizado”

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em seu nome e do executivo municipal, apresenta as condolências pelo falecimento do Papa Francisco, um homem de fé e um humanista que deixa um testemunho de profunda devoção.