A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou para o agravamento do estado mar em Portugal continental a partir das 00:00 de quarta-feira, que levou o IPMA a colocar sete distritos sob aviso vermelho, o mais grave.
Em comunicado, a AMN refere que “a previsão do estado do mar e do vento aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal continental a partir das 00:00 de quarta-feira e até às 00:00 de sexta-feira”.
“A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os 12 metros e uma altura máxima de 22 metros, com um período médio a variar entre os 11 e os 15 segundos. São esperados ventos provenientes do quadrante noroeste, com uma intensidade média de 93 km/h e com rajadas até 168 km/h”, descreve a nota.
Face a estas condições meteorológicas, a AMN recomenda, em especial à comunidade piscatória e de náutica de recreio que se encontra no mar, o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.
“Recomenda-se também o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselha-se (…) a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), bem como outras informações disponibilizadas pelas capitanias (…) sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem”, acrescenta a AMN.
As autoridades alertam ainda a população em geral para os perigos da prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a realização de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação.
“Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco. Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, acrescenta a nota.
Sete distritos do continente estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave, devido à agitação marítima forte, e vão voltar a estar na quarta e quinta-feira, segundo o IPMA.
Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estiveram até às 12:00 de hoje sob aviso vermelho por causa da agitação marítima, e voltam a estar sob aquele aviso, devido à ondulação forte, entre as 18:00 de quarta-feira e as 06:00 de quinta-feira.
O IPMA emitiu também aviso vermelho por causa do estado do mar para os distritos de Faro, Setúbal e Beja entre as 03:00 e as 06:00 de quinta-feira.
Por causa da agitação marítima, as barras de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Ericeira, Cascais e Portimão estão fechadas a toda a navegação, segundo a Autoridade Marítima Nacional.
As barras marítimas de Viana do Castelo e Leixões estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 30 e 35 metros, respetivamente.
O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.
O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.
O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.
O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.