Logo
Nacional

Autoridade Marítima alerta para agravamento do estado do mar a partir da meia-noite

28 Janeiro, 2025 | 16:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou para o agravamento do estado mar em Portugal continental a partir das 00:00 de quarta-feira, que levou o IPMA a colocar sete distritos sob aviso vermelho, o mais grave.

Em comunicado, a AMN refere que “a previsão do estado do mar e do vento aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal continental a partir das 00:00 de quarta-feira e até às 00:00 de sexta-feira”.

“A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os 12 metros e uma altura máxima de 22 metros, com um período médio a variar entre os 11 e os 15 segundos. São esperados ventos provenientes do quadrante noroeste, com uma intensidade média de 93 km/h e com rajadas até 168 km/h”, descreve a nota.

Face a estas condições meteorológicas, a AMN recomenda, em especial à comunidade piscatória e de náutica de recreio que se encontra no mar, o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.

“Recomenda-se também o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselha-se (…) a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), bem como outras informações disponibilizadas pelas capitanias (…) sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem”, acrescenta a AMN.

As autoridades alertam ainda a população em geral para os perigos da prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a realização de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação.

“Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco. Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, acrescenta a nota.

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave, devido à agitação marítima forte, e vão voltar a estar na quarta e quinta-feira, segundo o IPMA.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estiveram até às 12:00 de hoje sob aviso vermelho por causa da agitação marítima, e voltam a estar sob aquele aviso, devido à ondulação forte, entre as 18:00 de quarta-feira e as 06:00 de quinta-feira.

O IPMA emitiu também aviso vermelho por causa do estado do mar para os distritos de Faro, Setúbal e Beja entre as 03:00 e as 06:00 de quinta-feira.

Por causa da agitação marítima, as barras de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Ericeira, Cascais e Portimão estão fechadas a toda a navegação, segundo a Autoridade Marítima Nacional.

As barras marítimas de Viana do Castelo e Leixões estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 30 e 35 metros, respetivamente.

O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Setembro, 2025

Vila Praia de Âncora dá hoje Início às Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança

Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.

Música 10 Setembro, 2025

PUTO sobe ao Palco da Erva no Festival Viana Bate Forte este sábado

A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.

Desporto 10 Setembro, 2025

Fernando Pimenta soma seis ouros numa época marcada pela consistência e excelência

O canoísta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, voltou a afirmar-se como um dos maiores nomes do desporto nacional ao conquistar oito pódios internacionais em 2025, num ano tradicionalmente mais calmo para os atletas, por ser o primeiro do novo ciclo olímpico.

Regional 10 Setembro, 2025

Festival da Pizza regressa a Vila Nova de Cerveira com sabores e sons de Itália

Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região. De 12 a 14 de setembro, a Praça Alto Minho recebe o Festival da Pizza 2025, uma celebração dedicada à mais emblemática iguaria italiana, com um programa que alia gastronomia, música ao vivo e animação para toda a família.

Regional 10 Setembro, 2025

Biblioteca Municipal de Valença convida famílias a “pedalar”

A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.

Regional 10 Setembro, 2025

Feiras Novas arrancam hoje em Ponte de Lima com concertinas, arruada e luzes festivas

É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.

Opinião 10 Setembro, 2025

OPINIÃO: Nada neste mundo é à toa

Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.