Logo
Nacional

Autoeuropa inicia hoje paragem de produção que já provocou centenas de despedimentos

11 Setembro, 2023 | 9:45
Partilhar
Viana TV
Menos de 1 minuto de leitura

A fábrica de automóveis da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, inicia hoje uma paragem de produção de nove semanas que já provocou o despedimento de centenas de trabalhadores precários.

Além dos 100 trabalhadores precários dispensados pela fábrica de automóveis do grupo alemão Volkswagen, há várias empresas do parque industrial que também já anunciaram a intenção de dispensar dezenas de trabalhadores temporários ou com contratos a termo.

Segundo a Coordenadora das Comissões de Trabalhadores do parque industrial, até à passada sexta-feira a Autoeuropa e as empresas fornecedoras já tinham confirmado o despedimento de 291 trabalhadores precários.

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE-Sul) garantiu, no entanto, que já tinha conhecimento de um total de 560 despedimentos.

A paragem de produção na fábrica de automóveis da Autoeuropa, em Palmela, no distrito de Setúbal, de 11 de setembro a 12 de novembro, deve-se às dificuldades de um fornecedor da Eslovénia, que foi severamente afetado pelas cheias que ocorreram no início do mês de agosto naquele país.

A Autoeuropa, que decidiu recorrer ao `lay-off´ durante a paragem de produção, vai assegurar o pagamento de 95% dos salários aos seus trabalhadores, mas há diversas empresas do parque industrial que se preparam para aplicar cortes salariais de 5%, 10% e 33%.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Novembro, 2025

Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebra 44 anos de atividade

A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebra este sábado, 22 de novembro, 44 anos de atividade ininterrupta, com uma série de iniciativas que destacam o trabalho solidário e a dedicação à comunidade.

Música 22 Novembro, 2025

Cândido e Pedro Miranda apresentam concerto “Obrigado, Viana!”

Viana do Castelo vai receber no próximo dia 21 de dezembro, às 18h00, o concerto “Obrigado, Viana!”, protagonizado pela dupla vianense Cândido e Pedro Miranda, pai e filho. O espetáculo terá lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda e integra a programação de Viana do Castelo – VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.

Regional 22 Novembro, 2025

Viana do Castelo lança “Bairro do Coração” para modernizar o comércio local

Viana do Castelo apresentou o “Bairro do Coração”, um projeto-piloto que promete revitalizar o comércio tradicional através da tecnologia. Desenvolvida pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), a iniciativa tem na aplicação Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso o centro de um novo ecossistema digital que recompensa quem compra no comércio local.

Desporto 22 Novembro, 2025

Mini Enduro e Enduro Sprint animam Viana do Castelo este fim de semana

Viana do Castelo vive hoje, sábado, 22 de novembro, o arranque de um fim de semana dedicado ao Enduro, com duas provas de nível nacional organizadas pelo Motoclube Foz do Lima, em parceria com a Federação de Motociclismo de Portugal e a Câmara Municipal.

Regional 22 Novembro, 2025

Ponte de Lima abre portas à XVI edição do Verde Noivos

Começa hoje, em Ponte de Lima, a XVI edição do Verde Noivos, evento que celebra a cultura, as tradições e o setor nupcial da região. Até amanhã, 23 de novembro, os visitantes podem conhecer as últimas tendências em casamentos, desfrutar de exposições e apresentações, e explorar um ambiente de inspiração para eventos especiais.

Cultura 22 Novembro, 2025

Festival de Teatro de Viana do Castelo encerra com “Tocas” e “Hokuspokus” no dia 22

Hoje é o último dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo. O evento encerra com a apresentação de dois espetáculos de destaque.

Regional 22 Novembro, 2025

Viana do Castelo recebe jovens em “Incríveis Pessoas Comuns – Volume II”

O Auditório do Centro Paulo VI, em Darque, recebe hoje, às 14h00, a apresentação do Volume II do projeto “Incríveis Pessoas Comuns”, que pela primeira vez conta com quase duas dezenas de crianças, entre os 7 e os 14 anos, como co-autores.