A partir de hoje, quinta-feira, os eleitores que não possam exercer o seu direito de voto nas eleições autárquicas de 12 de outubro por razões profissionais podem votar antecipadamente, de acordo com o calendário definido pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
O voto antecipado por motivos profissionais decorre até 7 de outubro, na Câmara Municipal do município onde o eleitor está recenseado. O ato é feito perante o presidente da câmara ou, em sua substituição, pelo vice-presidente ou qualquer vereador.
Para poder votar, o eleitor deverá apresentar um documento de identificação e um comprovativo do impedimento, emitido pela entidade patronal, superior hierárquico ou outro documento que justifique a impossibilidade de comparecer no dia das eleições.
Entre os profissionais abrangidos estão trabalhadores dependentes, independentes e profissionais liberais, bem como militares, forças de segurança, bombeiros e agentes da Proteção Civil. Também os trabalhadores dos setores marítimo, ferroviário, rodoviário e aeronáutico de longo curso, delegações oficiais do Estado no estrangeiro, elementos de seleções nacionais e representantes de organizações económicas ou sindicais estão incluídos no regime especial.
Após a validação do impedimento, o eleitor recebe os três boletins de voto — para a Assembleia de Freguesia (branco), Assembleia Municipal (amarelo) e Câmara Municipal (verde) — e procede ao seu depósito nos envelopes próprios, garantindo o envio do voto à sua mesa eleitoral até 8 de outubro.
De acordo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, mais de 9,3 milhões de cidadãos estão inscritos para votar nas eleições autárquicas de 12 de outubro, incluindo cerca de 41 mil eleitores estrangeiros residentes em Portugal.
A campanha eleitoral decorre até 10 de outubro, com 817 forças políticas e movimentos a disputar as autarquias, entre partidos, coligações e grupos de cidadãos eleitores. Ao todo, estão em causa 1.588 listas às câmaras municipais, 1.524 às assembleias municipais e 9.750 às assembleias de freguesia.
No próximo dia 12 de outubro, entre as 8h00 e as 19h00, os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes de 308 câmaras municipais, 308 assembleias municipais e 3.221 assembleias de freguesia. Em 37 freguesias, com menos de 150 votantes, o executivo será eleito em plenários de cidadãos.
Um veleiro de bandeira britânica foi esta quinta-feira, 2 de outubro, rebocado para a Marina de Viana do Castelo depois de sofrer danos no leme provocados por uma interação com orcas, ao largo da costa.
O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, lamenta “a impreparação absoluta dos principais candidatos da oposição”, apontando “ausência de ideias e uma concertação negativa” como sinal preocupante à direita.
A cidade de Viana do Castelo vai receber, entre os dias 3 e 26 de outubro, a exposição “Aconteceu em Viana 1925-1950”, uma mostra organizada pela Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, através do seu núcleo local.
O Motoclube Foz do Lima assinala no próximo sábado, 4 de outubro, o seu 30.º aniversário com uma grande festa aberta ao público, no Campo da Agonia, em Viana do Castelo. A iniciativa, com entrada gratuita, conta com o apoio da Câmara Municipal.
Já se encontra aberto o período de candidaturas para as bolsas de estudo do Ensino Superior promovidas pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Os estudantes interessados podem apresentar a sua candidatura até 15 de novembro.
As Comédias do Minho iniciam este mês a nova temporada cultural com dois espetáculos que cruzam arte, educação e comunidade, em Vila Nova de Cerveira e Melgaço.
A partir de hoje, quinta-feira, os eleitores que não possam exercer o seu direito de voto nas eleições autárquicas de 12 de outubro por razões profissionais podem votar antecipadamente, de acordo com o calendário definido pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).